As novas medidas visam facilitar as transferências internacionais de até US$ 10 mil. Cartão de crédito também poderá ser utilizado
por Thais Skodowski em 01/10/21 19:43
Começam a valer a partir desta sexta-feira (1º) algumas regras anunciadas pelo Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) para transferências internacionais. As novas medidas visam facilitar o envio ou recebimento de recursos de até US$ 10 mil.
As movimentações podem ser feitas entre contas de um mesmo cliente no Brasil e no exterior e terceiros. No último caso, a norma é que o dinheiro seja destinado a gastos como manutenção de uma pessoa no exterior, aposentadorias, doações ou pensões.
Outra mudança feita pelo BC facilita as transferências por meio do cartão de crédito.
“Até então, o cartão de crédito era para aquisição de bens no exterior. A partir de agora, a gente vai passar a permitir o uso do cartão como meio de transferência. Por exemplo, um brasileiro residente que tem um cartão de crédito. Se alguém lá fora fizer uma remessa para ele e indicar o cartão como meio de referência, o próprio cartão será um mecanismo. Então ele vai receber o recurso na conta vinculada ao cartão”, explica o chefe de subunidade do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central, Lucio Holanda Oliveira.
Ainda segundo Oliveira, a nova regulamentação também busca estimular o desenvolvimento de modelos de plataformas eletrônicas que vão viabilizar essas transferências pessoais.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR