MyNews Investe

Popularização das ETFs mostra que investidor também está de olho nas taxas

Fundos atrelados a índices estão em evidência, por terem taxas administrativas mais baixas que de investimentos tradicionais

por Luciana Tortorello em 12/08/21 18:30

Os ETFs têm ganhado espaço nas carteiras de investimentos de investidores experientes ou não. Um dos fatores que tem pesado nas escolhas são as taxas que esse tipo de investimento traz, que muitas vezes são mais baixas que o de investimentos tradicionais. Mas, afinal, o que são os ETFs? E quais as taxas que acompanham esse investimento?

ETFs é a sigla para Exchange Traded Funds, ou simplesmente fundos de índices. Eles apresentam duas principais características, sempre estão atrelados a um índice de referência, também conhecido como subjacente e suas cotas são negociadas no pregão da bolsa.

O MyNews Investe discute temas sobre economia e finanças, de segunda a sexta, a partir do meio-dia. Acompanhe a programação no Canal MyNews

A regulamentação das ETFs aconteceu no Brasil em 2002, mas só nos anos mais recentes esse tipo de investimento está ganhando mais campo e popularidade entre os investidores brasileiros. Um dos motivos é que muitas vezes ele apresenta taxa mais baixa que os fundos de investimentos mais tradicionais, diferente da taxa de corretagem cobrada pela corretora.

“A taxa de corretagem é aquela que a gente está negociando dentro das corretoras; é o custo de você comprar e vender a cota do fundo e dentro dos fundos, independente de qual corretora você usar, vai ter uma taxa de administração daquele fundo. A taxa de administração do ETF funciona como uma taxa de administração de qualquer outro fundo, mas acaba sendo muito mais barata. O principal motivo é que boa parte dos custos, emolumentos, administração, estão fora do custo do fundo. Então os ETFs acabam sendo um produto bem atrativo para quem está buscando investimentos com um custo mais baixo”, explica João Fernandes, Quantitative Research Manager na Teva Índices.

Quanto à rentabilidade, uma característica que influencia no custo-benefício desse investimento é que eles estão sempre 100% alocados, “o que faz com que a rentabilidade dele seja muito boa; inclusive é muito difícil de você bater”,
pontua Fernandes.

Abaixo, veja tabelas com levantamento feito pela Teva Índices com as maiores e menores taxas de ETFs:

Top 5 Taxas de Administração de ETFs

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR