Para Fábio Zambeli, o candidato à Prefeitura de São Paulo faz declarações polêmicas para continuar sob os holofotes
por Camilla Lucena* em 07/08/24 19:16
Pablo Marçal (PRTB), além de ter propostas ambiciosas de viralizaram nas redes, acusou oponentes de usar drogas durante oficialização da candidatura | Foto: Reprodução/MyNews
Pablo Marçal (PRTB) é um comunicador digital sem passado político que domina as redes sociais, principalmente as plataformas que são pouco exploradas pela maior parte de seus adversários. O empresário, que soma quase 15 milhões de seguidores nas plataformas digitais, oficializou no último domingo (4) sua candidatura à Prefeitura de São Paulo. O evento teve até “chá de revelação” para anunciar a vice, Antônia de Jesus, e foi marcado por discurso contra a “política tradicional” e por ataques contra os adversários, que foram acusados de consumir drogas.
Ao longo dos últimos meses, Marçal fez promessas de campanha ambiciosas que chamaram a atenção do público e viralizaram nas redes sociais. Entre suas propostas estão plantar três milhões de árvores e construir um prédio de um quilômetro e um teleférico para otimizar o transporte público em São Paulo. Para o jornalista Fábio Zambelli, que participou do Segunda Chamada de terça-feira (6), o candidato age dessa forma e faz tais declarações por um motivo.
“Ele [Pablo Marçal] sempre precisa trazer para o debate político algo diferente, que esteja no limite do exotismo”, afirmou Zambeli.
Segundo ele, Marçal aproveita os momentos de destaque para criar atrito com adversários e trazer para si a atenção do eleitorado.
“O retrato inicial dessa campanha é esse: ele vai procurar trazer os holofotes para a candidatura, sobretudo nesse ambiente das redes socias, criando fatos políticos, criando provocações e chamando adversários para uma arena digital em que ele domina […], ao contrário da classe política”, disse o jornalista.
Embora Marçal seja visto como uma figura caricata por parte dos eleitores, apresenta desempenho favorável nas pesquisas, chegando a ter 10% da intenção de votos de acordo com levantamento do Datafolha divulgado em 5 de julho. Na opinião de Zambelli, o candidato tem boa projeção sobretudo pelo engajamento do público mais jovem que o acompanha nas redes sociais.
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo
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