Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

GOVERNO LULA

Memes com imagem de Haddad são orquestrados pela oposição, diz deputado

Para Carlos Giannazi (PSOL), ministro da Fazenda foi escolhido como alvo por ser a principal figura do governo Lula

por Camilla Lucena* em 22/07/24 17:15

Carlos Giannazi (PSOL) diz que memes foram orquestrados pela oposição | Foto: Reprodução/MyNews

Os memes com o rosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foram orquestrados principalmente pela extrema direita como oposição ao governo Lula, afirmou o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) no Segunda Chamada de sexta-feira (19). Para ele, Haddad foi escolhido como alvo das publicações por ser o principal ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O atual responsável pelo Ministério da Fazenda foi chamado por internautas de “Taxad”, “O Taxador do Futuro” e “Taxa Humana”.

As sátiras relacionando o ministro da Fazenda ao aumento dos impostos dominaram as redes sociais na última semana. Algumas imagens foram até projetadas nos telões da Times Square, em Nova York (EUA). Segundo o professor de comunicação Luís Mauro Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero, que também participou do programa, os memes ganharam grande repercussão porque combinam referências populares com mensagens críticas à política, facilitando a difusão.

Leia mais: Lula é populista e ‘faz discurso de rico contra pobre’, diz empresário ao MyNews

Na visão do deputado Carlos Giannazi, os memes não correspondem à realidade e, por isso, espalham desinformação. “Por exemplo, a taxação das ‘famosas blusinhas’ não foi feita pelo Haddad, mas sim pelo [Arthur] Lira (PP)”, explicou. Para ele, as publicações são uma tentativa de prejudicar o governo, colocando toda a responsabilidade do aumento dos impostos sobre o ministro da Fazenda.

Leia mais: ‘Vi a Amazônia queimando’: ela virou jornalista ambiental depois de um ritual xamânico, mas um burnout a fez recalcular a rota

Ao longo da semana, pessoas próximas do governo também se manifestaram sobre os posts. A presidente do Partido dos Trabalhadores, e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que “o que estão compartilhando sobre o ministro Fernando Haddad não é meme, é material de desinformação”. No X (antigo Twitter), as notas da comunidade — espaço destinado aos usuários para corrigir informações e sinalizar fake news — alertaram que a fala da deputada omitia informações relacionadas ao aumento da taxação de compras internacionais e ao retorno de impostos sobre o combustível.

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR