Dinheiro despejado na economia melhora um pouco a percepção entre os que receberam o auxílio, mas ainda assim avaliação negativa do governo é a maior entre os presidentes FHC, Lula e Dilma
por da Redação em 03/08/22 12:52
O presidente Jair Bolsonaro tem o pior governo desde a redemocratização na avaliação dos eleitores brasileiros. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest deste mês. A pesquisa mostra uma melhora na imagem do governo Bolsonaro que agora tem 27% (+1) de avaliação positiva e 43% (-4) de avaliação negativa. Este é o menor nível de rejeição ao governo desde que a pesquisa começou a ser feita em julho/21. Mas ainda é de longe o pior governo segundo a mesma pesquisa (veja gráfico)
Mesmo com a melhora, a situação de Bolsonaro comparativamente aos presidentes que buscaram a reeleição ainda é bem negativa. FHC em 1998 chegou no começo de agosto com rejeição de 18%, Lula em 2006 com 22% e Dilma em 2014 com 24%. Bolsonaro tem o dobro da rejeição deles, segundo avaliação de Felipe Nunes, CEO da Quaest.
O processo de recuperação da imagem do governo aparece nos eleitores que recebem o Auxílio Brasil. Em junho, a distância entre a avaliação negativa e a avaliação positiva era de 27 pontos; em agosto, a diferença caiu pra 11 pontos. Não houve mudança entre quem não recebe.
O recuo na avaliação negativa do governo não apareceu com a mesma força nas intenções de voto. Lula tem agora 44% no primeiro turno, com variação de 1 ponto em relação a julho. Bolsonaro sobe 1 ponto e chega a 31%. Ciro oscilou para 5%, Janones 2%, Tebet 2% e Marçal 1%.
No programa Café do MyNews desta quarta-feira a jornalista Mara Luquet falou sobre a pesquisa e também sobre um estudo publicado no Jornal O Globo que mostra que 7 em cada dez eleitores brasileiros já sabem em quem vão votar (veja vídeo abaixo). Isso na pesquisa espontânea, ou seja sem que nenhuma lista de candidatos seja apresentada. Isso mostra que há poucas chances de haver surpresas na boca de urna, segundo os analistas.
Segundo o mesmo estudo, apenas 6% dizem que vão votar branco ou nulo, o índice mais baixo desde a redemocratização.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR