O presidente Jair Bolsonaro (PL) demitiu o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), que já anuncia o sucessor de Albuquerque: Adolfo Sachsida, atual chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.
LEIA TAMBÉM:
O Diário Oficial da União afirma que Bento Albuquerque pediu para sair. Mas, o cenário era de insatisfação do presidente com a nova alta do diesel anunciada na segunda-feira (9) pela Petrobras. Albuquerque se posicionava contra pressionar a estatal a segurar o preço dos combustíveis.
Em transmissão ao vivo na quinta-feira (5), ao criticar a Petrobras, Bolsonaro citou Bento Albuquerque e o presidente da estatal, José Mauro Coelho. “Vocês não podem aumentar o preço do diesel”, afirmou o chefe do Executivo na ocasião.
No sábado (7), em um evento do agronegócio no Rio Grande do Sul, Bolsonaro voltou a criticar a empresa e disse que “eles sabem [a Petrobras] que o Brasil não aguenta mais um reajuste de combustível em uma empresa que fatura dezenas de bilhões de reais por ano às custas do nosso povo brasileiro”.
O novo ministro, Adolfo Sachsida, é aliado de Bolsonaro desde as eleições de 2018 e também já passou pela Secretaria de Política Econômica. Ele é advogado e tem pós-doutorado em Economia pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.
Confira mais notícias desta quarta-feira (11) no Café do MyNews: