Em discurso a uma plateia de agricultores, Bolsonaro pede confiança do povo e diz que está fazendo “o possível” pela nação
por Juliana Braga em 11/09/21 17:19
A uma plateia de representantes do agronegócio, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diminuiu o tom e falou em harmonia entre os Poderes. O presidente afirmou que nenhum Poder saiu vitoriosos dos atos de 7 de setembro e pediu confiança do povo porque está fazendo “o possível”. Ele participou neste sábado (11) da Expointer, no município de Esteio (RS) e discursou durante um almoço na casa da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).
“Não é hora de dizer se esse ou aquele Poder saiu vitorioso. A vitória tem que ser do povo brasileiro, a vitória tem que ser de vocês, porque somente assim nós podemos viver em harmonia e sonharmos com um Brasil realmente bem melhor do que aquele que nós recebemos em janeiro de 2019”, declarou.
Bolsonaro também fez acenos à sua militância, que manifestou nas redes sociais bastante incômodo com o recuo no tom. Na quinta-feira (09), o chefe do Executivo publicou uma carta, escrita com o auxílio do ex-presidente Michel Temer (MDB), na qual ele culpa o “calor do momento” pelos ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que os embates sempre visaram o bem comum. Ele ainda elogia Alexandre de Moraes e diz que existem “divergências naturais” em decorrência de algumas decisões.
Ainda na sexta-feira (10), aliados de Bolsonaro já entraram em campo para diminuir a insatisfação da base, pedindo para confiarem que o presidente sabia o que estava fazendo. “Confio no povo brasileiro, confio em vocês e eu peço que acreditem. Nós estamos fazendo o possível pelo nosso país acima de cada um de nós, acima dos três Poderes, está o destino dessa grande nação”, afirmou.
Neste sábado, Bolsonaro voltou a pedir que acreditem nele. “Confio no povo brasileiro, confio em vocês e eu peço que acreditem. Nós estamos fazendo o possível pelo nosso país. Acima de cada um de nós, acima dos três Poderes, está o destino dessa grande nação”, sustentou. Ele disse que os três Poderes precisam ser respeitados e buscar sempre a melhor forma de se entender “para que o produto do nosso trabalho seja estendido aos seus 210 milhões de habitantes”.
Bolsonaro quis contradizer quem poderia achar que agora, após as manifestações, ele estaria vivendo um momento de glória. Ele declarou ter sido somente “mais um na multidão”, com a oportunidade de ter usado a palavra por duas vezes. O real motivo de o povo ter ido à rua, afirmou, teria sido dizer que “não aceita retrocessos”, e que exige o cumprimento da Constituição.
Em seu discurso no 7 de setembro, Bolsonaro fez ataques ao ministro Alexandre de Moraes. Afirmou que uma “pessoa da Praça dos Três Poderes” estava “barbarizando a nossa população”, que não aceitaria mais prisões políticas. À tarde, em São Paulo, chamou o ministro de “canalha” e declarou que não cumpriria mais suas decisões. O discurso gerou forte reação do presidente da Corte, Luiz Fux, e do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
Ainda assim, Bolsonaro não deixou de fazer críticas à condução de prefeitos e governadores no combate à pandemia, cuja autonomia foi endossada pelo STF. De acordo com o presidente, “algumas coisas foram feitas de forma equivocada”, mas não pelo seu governo. “Economia e saúde têm que andar de mãos dadas. Desde o primeiro momento, não defendemos o ‘fique em casa, a economia a gente vê depois’”, destacou, sob aplausos da plateia.
Ele ainda criticou o voto do ministro Edson Fachin sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Segundo Bolsonaro, caso o entendimento de Fachin prevaleça na votação do STF, uma área equivalente à região Sudeste será destinada às populações tradicionais, o que, na sua visão, seria o fim do agronegócio.
Ele agradeceu os presentes por não terem parado durante a pandemia. “Através de vocês é que nós movimentamos nossa economia e podemos dizer que temos segurança alimentar.”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR