O ministro da Defesa deve comparecer ao colegiado no dia 17 de agosto
por Sara Goldschmidt em 04/08/21 15:51
A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) a convocação do ministro da Defesa, general Braga Netto, para dar explicações sobre a suposta ameaça às eleições de 2022. O general teria condicionado a realização do pleito à aprovação da PEC do Voto Impresso pelo Congresso.
O autor do requerimento, deputado federal Rogério Correia (PT-MG), afirmou que “o ministro da Defesa não pode chantagear uma nação, nem mesmo deixar dúvidas sobre o processo democrático, e insinuar que isso pode ser substituído por um fechamento autoritário, especialmente sendo ele um general da reserva”. E acrescentou: “O parlamento brasileiro não pode também deixar que essa dúvida paire sobre a cabeça do povo.”
A dúvida a que o deputado se refere é se Braga Netto teria mesmo enviado um recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por meio de um interlocutor, em que condicionava a realização das eleições em 2022 ao voto impresso. A informação foi publicada pelo Estado de São Paulo no dia 22 de julho. De acordo com o jornal, Lira teria dito ao interlocutor que não participaria de nenhuma ruptura institucional.
O ministro da Defesa negou que tenha feito ameaça às eleições de 2022, mas rechaçou sua opinião sobre o voto impresso: “A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo governo federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema”, disse ele em nota divulgada no mesmo dia da matéria.
Sobre a PEC do Voto Impresso, que tramita na Câmara dos Deputados, um novo relatório do deputado Filipe Barros (PSL-PR) deve ser apresentado nesta quinta-feira (5) à comissão especial que analisa o tem. A expectativa é que o texto seja derrotado.
O comparecimento do general Braga Netto ao colegiado para explicar a suposta ameaça está agendado para o dia 17 de agosto.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR