Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Eleições 2022

Ao lançar Haddad candidato, Lula mira em Doria

Ex-presidente teme perder espaço como polo oposto a Jair Bolsonaro

por Juliana Braga em 08/02/21 14:55

Poucas máximas atravessaram incólumes à eleição de Jair Bolsonaro, mas uma delas, sem dúvidas, é a de que não existem espaços vazios na política. É com isso em mente que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou o debate sobre as eleições de 2022 e colocou o ex-ministro Fernando Haddad como candidato. É pensando, sim, na cadeira de Bolsonaro. Mas o alvo imediato é outro: o governador de São Paulo, João Doria.

Apesar da polarização entre PT e Bolsonaro ter sido o grande fator político de 2018, o partido começou a ver esse espaço ser ocupado por Doria. Um pouco porque Lula deixou de ser a referência da esquerda, cada vez mais fragmentada, e não costuma ser o primeiro nome a ser procurado pela imprensa quando é necessário procurar uma voz oposta à do capitão. Um pouco também porque Gleisi Hoffmann, a presidente do partido, não desperta paixões e tem dificuldades em falar em nome de todo o partido, igualmente fragmentado. Mas, em grande parte, porque Fernando Haddad, detentor de 47 milhões de votos, não soube se posicionar.

Fernando Haddad com o ex-presidente Lula.
Fernando Haddad com o ex-presidente Lula. Foto: Henrique Boney (Domínio Público).

Já Doria, depois de ter procurado apoio de Bolsonaro nas eleições, soube ler rapidamente o recado que ficou das urnas. Para ter chances em 2022, é preciso antagonizar com o presidente. O tal centro democrático, até o momento, não conseguiu construir um nome viável e já começa a ver grandes legendas, como o DEM, colocarem o pézinho de fora. No combate à pandemia, Doria se especializou em ser o primeiro a criticar, em suas coletivas diárias, cada passo do presidente.

Em entrevistas no final de semana, Haddad falou em pensar o Brasil. Quer rodar o país para falar sobre auxílio emergencial, vacinação e relações internacionais, não à toa, tendões de Aquiles da administração Bolsonaro. Quer recuperar o tempo perdido e evitar que Doria avance ainda mais.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR