Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

CÂMARA

Lira convoca deputados para discutir prisão de Daniel Silveira

Deputado bolsonarista foi preso em flagrante nesta terça-feira depois de publicar um vídeo com ofensas aos ministros do STF

por Gabriela Lisbôa em 17/02/21 12:31

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou uma reunião extraordinária da mesa diretora da Câmara para esta quarta-feira (17), às 13 horas. Em seguida, Lira deve se reunir com o Colégio de Líderes para discutir e analisar a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL – RJ).

Silveira foi preso em flagrante depois de publicar um vídeo com ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em um trecho, ele diz que já tinha imaginado várias vezes o ministro Edson Fachin levando uma surra e que qualquer cidadão que imaginasse Fachin levando uma surra com um gato morto não estaria cometendo crime. No vídeo, o deputado fez ataques nominais, também, aos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e o próprio Alexandre de Moraes.

Como ocupa o cargo de deputado federal, Daniel Silveira possui imunidade parlamentar. Um deputado só pode ser preso em flagrante e, mesmo assim, a prisão precisa ser aprovada pelo plenário por maioria simples, os deputados também podem decidir pela soltura do colega. É essa discussão que Lira pretende começar no início da tarde.

O ministro Alexandre de Moraes justificou que a prisão seria em flagrante porque o vídeo ainda estava no ar, sendo exibido, ou seja, o crime ainda estava acontecendo. Esta é a primeira crise que o novo presidente da Casa vai ter de enfrentar. Ele pode se alinhar ao presidente Jair Bolsonaro e dar sustentação a um deputado que verbalizou algo que na verdade faz parte da estratégia palaciana de manter sua base ideológica unida. Nesse caso, compra briga com o Supremo Tribunal Federal que, inclusive, tem processos contra ele na gaveta. Outra opção de Lira é manter a prisão e ficar bem com os ministros togados, mas se indispor com Jair Bolsonaro.

Logo depois da prisão, Lira se manifestou nas redes sociais. No Twitter, ele publicou que a posição da Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo. Ou seja, ele tenta despersonalizar a decisão que precisa realmente ser avaliada pelo plenário, pelos 513 deputados. Na sequência, ele fala em conduzir o processo com serenidade e consciente das suas responsabilidades com a instituição e com a democracia, fazendo um aceno ao STF de que se comportará como um chefe de poder, não como um chefe de poder que chegou lá pelas mão do presidente Bolsonaro.

Tweet de Lira sobre Daniel Silveira

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR