Em reunião virtual realizada neste domingo, membros da Comissão elegeram os próximos depoentes
por Myrian Clark em 26/07/21 11:09
O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o relator Renan Calheiros (MDB-AL) e os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Simone Tebet (MDB-MS), Otto Alencar (PSD-BA) e Humberto Costa (PT-PE) participaram de uma reunião virtual neste domingo (25), e definiram quais os próximos passos da Comissão após o recesso parlamentar.
Os trabalhos recomeçam na próxima semana, dia 3 de agosto, quando os parlamentares devem ouvir o reverendo Hamilton Gomes de Paula – ele teria sido autorizado pelo governo federal a negociar 400 milhões de doses da Astrazeneca com a Davati. A negociação está sob suspeita.
No dia seguinte, 4 de agosto, é a vez de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos; e no dia 5, Túlio Silveira, advogado e representante da empresa.
Lembrando que a Precisa era uma intermediária do contrato do Ministério da Saúde com o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin. Depois das denúncias de corrupção envolvendo a empresa, o contrato foi suspenso. Na sexta-feira (23), a Bharat anunciou o fim do memorando de entendimento com a Precisa. E a Anvisa, em resposta, suspendeu a autorização para os testes clínicos e encerrou a análise do pedido de uso emergencial das doses no Brasil.
Um dos depoimentos mais aguardados na CPI é o do líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). o nome dele teria sido citado pelo presidente Jair Bolsonaro em reunião fechada sobre as supostas irregularidades no Ministério da Saúde.
Barros vai falar na segunda semana de agosto, juntamente com representantes da empresa VTCLOG. Na terceira semana, os senadores irão focar na disseminação de fake news ligadas à covid, e na quarta semana, na gestão dos hospitais federais do Rio de Janeiro.
Os técnicos da Comissão estão analisando quase dois terabytes (dois mil gigabytes) de documentos. Eles trabalham divididos em sete núcleos de investigação. A previsão é que a CPI finalize o relatório em meados de setembro.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR