Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

SISTEMA ELEITORAL

Voto impresso x Urna eletrônica: qual contagem é mais falha?

Em entrevista ao Café do MyNews, Diogo Rais avalia que a pressa pela mudança no sistema de votação pode levar a um colapso

por Sara Goldschmidt em 29/07/21 16:57

O debate sobre o voto impresso está longe de terminar e o Café do MyNews desta quinta-feira (29) abordou o tema de forma técnica, desapaixonada, sem entrar no mérito político. A jornalista Juliana Braga conversou com o consultor jurídico em Direito Eleitoral Diogo Rais, que é diretor-geral do Instituto Liberdade Digital, e ele falou sobre as possíveis falhas nos processos de contagem de votos e demonstrou preocupação com a pressa pela mudança do sistema eleitoral brasileiro em um prazo tão curto – para as eleições de 2022 -, o que poderia levar a um “colapso eleitoral.”.

Diogo Rais
Especialista em Direito Eleitoral, Diogo Rais falou das vantagens e desvantagens do voto impresso. Foto: Reprodução/MyNews

Segundo Diogo, houve uma evolução até se chegar ao modelo atual de votação, foram anos de testes, e “implantar uma mudança tão radical em 100% da eleição brasileira, com mais de 140 milhões de eleitores, de forma tão rápida pra uma próxima eleição, seria adequado?” – questionou. E complementou: “Nenhuma mudança foi em 100% das urnas, então imagina esta, que seria a mais drástica de todas”.

Sobre o modelo de voto impresso proposto no Brasil, o consultor jurídico esclarece que o voto continuaria sendo digitado em uma urna eletrônica, mas a novidade seria a impressão do voto e a possibilidade do eleitor poder conferi-lo. “O voto é impresso conferido pelo eleitor, sem qualquer contato manual, e cai em uma urna. E a partir de então, depois, pode-se checar se o papel que caiu na urna é idêntico ao que está [digitado] na urna eletrônica”, explicou o consultor jurídico.

O especialista acredita que há vantagens e desvantagens deste modelo e cita como maior vantagem a “sensação de segurança que ele passa”. “Porque a gente tá acostumado a ver papel, a contar papel, qualquer um pode fazer isso. Então quando você olha o papel lá e olha ele caindo, você fala ‘ninguém vai poder deletar esse papel, tá lá’”, justificou.

Veja a íntegra do Café do MyNews, apresentado pela jornalista Juliana Braga. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 8h30, no Canal MyNews

Quem vai guardar o voto impresso e com que segurança?

Quanto às desvantagens, Rais questiona: “Quem vai guardar essas urnas? Quem vai ficar fiscalizando quem conta? Como a gente vai ter certeza que aquele papel representa exatamente o que está na urna, se de repente a urna falhou e o eleitor não viu? Ou se de repente alguém vai contar e pula um, ou por fraude mesmo? Some com uma urna, ou deixa a urna armazenada próxima ao sol e estraga todos os papeizinhos?”.

Mesmo com todos estes questionamentos, Diogo Rais avalia como positivo este momento de discussão, porque demonstra que o eleitor está preocupado com a segurança do seu voto e “quanto mais segurança o eleitor tiver, mais a sério ele leva a democracia”. E ressalta que há outras alternativas além da impressão do voto, como “um registro digital do voto num software independente, ou uma votação paralela”. E finaliza: “será que a contagem de papel, a contagem humana, não é mais falha do que a contagem digital?”.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR