Arquivos Vinícius Lucena - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/vinicius-lucena/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Wed, 09 Nov 2022 19:04:46 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Gal Costa: 7 discos para entender a carreira da cantora https://canalmynews.com.br/brasil/gal-costa-7-discos-para-entender-a-carreira-da-cantora/ Wed, 09 Nov 2022 18:52:18 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=34592 Veja uma seleção com 7 álbuns essenciais na discografia da intérprete baiana

O post Gal Costa: 7 discos para entender a carreira da cantora apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Gal Costa, uma das maiores vozes da música, morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos. A informação foi confirmada na manhã de hoje (9) pela assessoria de imprensa, que não divulgou detalhes sobre a causa do falecimento.

Na ativa desde a década de 1960, Gal começou a carreira no cerne da Tropicália e, ainda nos anos 60, emplacou sucessos icônicos, como Divino Maravilhoso e Baby, de Caetano Veloso. Depois, a artista passou por uma série de reinvenções e dialogou com diversas vertentes da música brasileira.

Veja uma lista com oito álbuns para entender a versatilidade de Gal Costa:

1) Gal Costa (1969)
No início da carreira, o primeiro clássico de Gal é marcado por uma sonoridade e estética tropicalista. Cinco das doze composições são de um dos maiores parceiros da cantora, Caetano Veloso. “Não identificado”, que já havia sido gravada por Caê, ganha sua versão mais marcante; o mesmo acontece com “Baby” e “Divino Maravilhoso”. O disco tem, ainda, tons de samba-rock, com Que Pena (Ela já não gosta mais de mim), de Jorge Ben.

2) Fa-tal (1971)
“Gal a todo vapor”, como diz o subtítulo do álbum. Trata-se de um dos álbuns ao vivo mais importantes da música brasileira, que reúne registros da cantora em diversas apresentações no ano de 1971. É dividido em duas partes: voz e violão e a apresentação com banda; nesta última, destacamos a versão de “Vapor Barato”, de Jards Macalé e Wally Salomão. Ainda, há versões únicas de músicas populares e de sons contemporâneos ao lançamento do disco, como “Dê um Rolê”, dos Novos Baianos.

3) Cantar (1974)
Parceria com Caetano, produtor, e João Donato, responsável pelos arranjos, Cantar é um mergulho de Gal em um espaço mais musical. Há aqui músicas mais “solares”, como “Barato Total”, composição de Gilberto Gil; mas também há momentos pra baixo, como “Lágrimas Negras”, um dos clássicos da carreira de Gal.

4) Água Viva (1979)
Para ilustrar a fase mais pop de Gal, indicamos Água Viva. Lançado no fim dos anos 1970, o disco traz indícios do que seria a carreira da cantora na década seguinte. Os anos 80 trouxeram uma Gal popular, com hits, aparições em novelas, especiais de TV e duetos marcantes. Água Viva tem “Folhetim”, de Chico Buarque; “Paula e Bebeto”, de Milton Nascimento, entre outras canções marcantes.

5) O sorriso do Gato de Alice (1993)
Um dos registros mais potentes de Gal. Consolida uma transição entre a artista essencialmente pop, responsável por hits estrondosos marcados por sonoridades típicas dos anos 1980, e uma Gal mais introspectiva, reclusa.

6) Recanto (2011)
De 1993, damos um salto para os anos 2010. Aqui, Gal assume uma roupagem moderna, dialogando intensamente com bases eletrônicas (tem até autotune!). Tem a produção de Moreno Veloso e do pai, Caetano, que compôs a maioria das músicas. Esse disco apresenta uma roupagem que Gal assumiria ao longo da década e nos últimos anos da sua carreira.

7) A pele do futuro (2018)
Depois de Estratosférica (2015), Gal volta ao estúdio e lança “A pele do Futuro”, um disco marcado por uma mistura de sonoridades que vão da dance music (na dançante “Sublime”) ao sertanejo moderno de Marília Mendonça, com quem Gal faz um dueto marcante em “Cuidando de Longe”. “Palavras no Corpo”, de Silva e Omar Salomão, também merece destaque; a música compôs, inclusive, o setlist da última turnê de Gal, “As várias pontas de uma estrela”.

O post Gal Costa: 7 discos para entender a carreira da cantora apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Crítica ferrenha de Bolsonaro, Anitta declara voto em Lula https://canalmynews.com.br/brasil/ex-isentona-anitta-declara-voto-em-lula/ Tue, 12 Jul 2022 12:53:09 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=31394 A cantora Anitta declarou a intenção de voto nas eleições. Crítica ferrenha de Jair Bolsonaro (PL), a popstar disse que vai votar em Lula.

O post Crítica ferrenha de Bolsonaro, Anitta declara voto em Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A cantora Anitta declarou pela primeira vez, nesta segunda-feira (11), sua intenção de voto nas eleições presidenciais. Crítica ferrenha do governo de Jair Bolsonaro (PL), a popstar publicou no Twitter que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O posicionamento da cantora veio após um comentário sobre o assassinato de Marcelo Arruda, militante do PT morto por um bolsonarista em Foz do Iguaçu no Paraná. Anitta disse que a postura “agressiva e antidemocrática” dos apoiadores de Bolsonaro motivou o apoio à candidatura de Lula.

“A partir deste momento eu sou Lulalá primeiro turno”, tuitou a cantora por meio dos seus perfis oficiais. “Lutarei por uma novidade na politica presidencial brasileira nas próximas eleições”, completou Anitta.

LEIA TAMBÉM: Como foi o show de Anitta no Rock in Rio Lisboa

A artista ainda disponibilizou suas redes sociais para divulgar a candidatura do líder petista na internet. “Não sou petista e nunca fui. Mas este ano estou com Lula e quem quiser minha ajuda pra fazer ele bombar aqui na Internet é só me pedir que estando ao meu alcance e não sendo contra lei eleitoral eu farei”, postou.

Em abril, Anitta trocou farpas com o atual chefe do Executivo Federal nas redes sociais. Na ocasião, a cantora, que vem sendo uma das principais vozes de oposição no meio artístico, bloqueou o perfil oficial de Bolsonaro e denunciou uma estratégia adotada pelos que gerem as redes presidenciais.

“Eles estão com uma equipe de redes sociais mais jovem e descolada pra justamente passar essa imagem dele. fazer o público esquecer as merdas com piadas e memes da Internet que faça o jovem achar que ele é um cara maneirão, boa praça. Então nesse momento qualquer manifestação contra ele por meio dos artistas vai ser revertido em forma de deboche pelas mídias sociais dele. Assim o artista vira o chato mimizento e ele o cara bacana que leva tudo numa boa. As pessoas acabam esquecendo o que realmente importa”, escreveu a cantora.

O ex-presidente Lula também se manifestou no Twitter e agradeceu o apoio com uma referência ao sucesso mais recente da cantora, que chegou ao topo das mais ouvidas no Spotify:

 

O post Crítica ferrenha de Bolsonaro, Anitta declara voto em Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ipespe: Na disputa pela imagem de Lula, Marília Arraes lidera em PE com 29% https://canalmynews.com.br/brasil/ipespe-na-disputa-pela-imagem-de-lula-marilia-arraes-lidera-em-pe-com-29/ Mon, 04 Jul 2022 14:48:31 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=31099 Marília Arraes tem vinculado imagem à do ex-presidente Lula. Líder petista manifestou apoio formal a Danilo Cabral, indicado pelo PSB para a sucessão de Paulo Câmara.

O post Ipespe: Na disputa pela imagem de Lula, Marília Arraes lidera em PE com 29% apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O instituto Ipespe divulgou, nesta segunda-feira (4), uma pesquisa com as intenções de voto para o governo de Pernambuco. Marília Arraes (Solidariedade) mantém uma liderança isolada, com 29%; Raquel Lyra (PSDB), ex-prefeita de Caruaru, tem 13% e Anderson Ferreira (PL), candidato alinhado ao bolsonarismo, tem 12%.

Danilo Cabral (PSB), candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), soma 10% das intenções de voto e é seguido por Miguel Coelho (União), que aparece com 9%. João Arnaldo (PSOL) e Wellington Carneiro (PTB) têm 1% cada.

Marília Arraes, que lidera a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, tem vinculado sua imagem à do ex-presidente Lula. Em peças da sua pré-campanha, Marília aparece ao lado do líder petista, que manifestou apoio formal a Danilo Cabral, indicado pelo PSB para a sucessão de Paulo Câmara, atual governador do estado.

Apesar do apoio formal do PT à candidatura de Danilo (PSB), alguns setores do partido se manifestaram a favor da candidatura de Marília. Em junho, militantes do partido lançaram o manifesto “oPTei Marília”. Eleita deputada federal pelo partido, Arraes foi filiada ao PT de 2016 a 2022.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de junho de 2022 e foram ouvidos 1.000 entrevistados.

O post Ipespe: Na disputa pela imagem de Lula, Marília Arraes lidera em PE com 29% apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Suspeitos confessam assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia https://canalmynews.com.br/brasil/suspeitos-confessam-assassinato-de-dom-phillips-e-bruno-pereira-na-amazonia/ Wed, 15 Jun 2022 19:29:47 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=30013 Irmãos Oseney da Costa de Oliveira e Amarildo da Costa Oliveira disseram que vítimas foram esquartejadas e queimadas

O post Suspeitos confessam assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O pescador Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, confessou que ele seu irmão, o “Pelado”, foram os responsáveis pelo assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. A confissão foi revelada por agentes da Polícia Federal nesta quarta-feira (15).

Os corpos da dupla teriam sido esquartejados e queimados em uma vala no Vale do Javari. Na manhã do dia 5 de junho, o jornalista e o indigenista foram vistos pela última vez quando saíram da Comunidade São Rafael rumo a Atalaia do Norte (AM); desde então, os dois não foram mais encontrados.

De acordo com o depoimento do pescador, Dom e Bruno teriam fotografado os irmãos pescando ilegalmente no rio Itaquaí, no Amazonas, no dia 5. Oseney e Amarildo estariam pescando pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo. A pesca do peixe é proibida desde a década de 1980 e só pode ser praticada dentro de sistemas de manejo específicos.

Leia também:
Irmão de Pelado é preso por suspeita de “homicídio qualificado”, segundo delegado

Na tarde desta quarta-feira (15), Oseney foi levado por agentes da PF para apontar o local do crime.

Bruno Pereira e Dom Phillips chegaram na sexta-feira (3) no Lago do Jaburu, nas proximidades do rio Ituí, para que o jornalista visitasse o local e fizesse entrevistas com indígenas. Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), os dois deveriam retornar para a cidade de Atalaia do Norte por volta de 9h da manhã, após parada na comunidade São Rafael, para que o indigenista fizesse uma reunião com uma pessoa da comunidade apelidado de Churrasco. No início da tarde, uma primeira equipe de busca da Unijava saiu de Atalaia do Norte em busca dos desaparecidos, mas não os encontrou.

O post Suspeitos confessam assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira na Amazônia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moro diz que objetivo é ‘circular pelo Paraná’ e não anuncia cargo https://canalmynews.com.br/politica/sergio-moro-diz-que-objetivo-e-circular-pelo-parana-e-nao-anuncia-cargo/ Tue, 14 Jun 2022 14:46:43 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29946 Em evento realizado em Curitiba (PR), ex-juiz Sérgio Moro anunciou que seguirá carreira política em seu estado de origem

O post Moro diz que objetivo é ‘circular pelo Paraná’ e não anuncia cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após ter sua transferência de domicílio eleitoral rejeitada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Sergio Moro (União Brasil) anunciou, na manhã desta terça-feira (14), que seguirá carreira política no Paraná, seu estado de origem. O anúncio foi feito em um evento em Curitiba (PR) que contou com a presença de Luciano Bivar- presidente nacional do União Brasil e pré-candidato à presidência – e de outras lideranças do partido.

Em seu pronunciamento, Moro afirmou que seu objetivo inicial é “circular o Paraná e se reconectar com o povo paranaense”. “Essa decisão vai ser tomada em conjunto com o União Brasil. E, acima de tudo, quem vai decidir isso é a população paranaense. Eles que vão decidir qual será o meu destino dentro da política do estado”, afirmou o ex-juiz.

Na última semana, Moro, que seria candidato pelo estado de São Paulo, teve sua transferência de domicílio eleitoral impugnada pelo TRE-SP. O julgamento aconteceu depois de uma ação movida pelo diretório municipal do PT e pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) contra a aprovação do pedido de transferência. A ação sustentava que Moro não possui vínculo profissional na capital paulista e teria apresentado o endereço de um hotel ao solicitar a mudança. O ex-juiz decidiu não recorrer à decisão do TRE.

“Tenho meus vínculos com São Paulo. Recebi a maior condecoração do estado, que é a Grã-Crz da Ordem do Ipiranga, por serviços prestados a seu povo […] Eu sempre senti esse vínculo com o estado de São Paulo. Quis o destino que o TRE decidisse de maneira diferente e eu voltei ao Paraná. Discordo da decisão, mas respeito as instituições, não sou uma pessoa que ataca as instituições. Diante dessa decisão, estou muito feliz em voltar ao Paraná e construir um projeto político aqui”, disse.

Se for pré-candidato a senador pelo Paraná, Sergio Moro pode enfrentar Álvaro Dias, do Podemos, que apoiou a pré-candidatura do ex-ministro da Justiça à presidência da República enquanto ele estava no partido. Caso concorra a uma vaga no Congresso Nacional, o ex-juiz pode concorrer com Deltan Dallagnol, ex-procurador da República.

Moro ainda falou sobre uma eventual candidatura de sua esposa, Rosângela, cujo domicílio eleitoral foi transferido para São Paulo. “Ela vai tomar no momento apropriado se vai ou não seguir uma carreira política”, disse o ex-juiz.

Veja mais no Almoço do MyNews desta terça (14):

 

O post Moro diz que objetivo é ‘circular pelo Paraná’ e não anuncia cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
PF e indígenas dizem que corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira não foram encontrados https://canalmynews.com.br/brasil/familiares-de-dom-phillips-afirmam-que-corpos-foram-encontrados-pf-e-indigenas-dizem-que-buscas-continuam/ Mon, 13 Jun 2022 19:58:37 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29864 Familiares do jornalista foram avisados sobre uma suposta descoberta dos corpos na região onde ocorrem as buscas

O post PF e indígenas dizem que corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira não foram encontrados apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Polícia Federal e a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmaram, na manhã desta segunda-feira (13), que os corpos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira ainda não foram encontrados.

A informação contradiz as notícias de que familiares de Dom Phillips teriam sido avisados sobre dois corpos encontrados na região onde ocorrem as buscas. A esposa de Phillips, Alessandra Sampaio, afirmou, na manhã de hoje, que foi alertada sobre a existência de dois corpos que seriam submetidos a perícias. A informação foi publicada pelo jornalista André Trigueiro.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, outros familiares do jornalista foram informados pela Embaixada Britânica sobre os dois corpos não identificados.

Em nota, a Polícia Federal nega que os agentes envolvidos na busca tenham encontrado os corpos. A informação foi confirmada por representantes da Univaja, organização local que denunciou o desaparecimento da dupla e que tem atuado nas buscas.

“O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal (AM), informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips”, diz a nota da PF.

Dom e Bruno estão desaparecidos há mais de uma semana no Vale do Javari, no Amazonas. No domingo (12), a Polícia Federal encontrou pertences do jornalista e do indigenista. Em nota, a corporação afirmou que foram encontrados um cartão de saúde com o nome de Bruno Pereira, roupas, calçados e uma mochila que pertencia ao britânico.

Leia também
Atalaia do Norte vive trauma e discute desaparecimento

Ainda no domingo, a Univaja afirmou ter encontrado uma nova embarcação na mesma região em que são realizadas as buscas.

Veja a nota da PF
O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips.

Conforme já divulgado, foram encontrados materiais biológicos que estão sendo periciados e os pertences pessoais dos desaparecidos.

Tão logo haja o encontro, a família e os veículos de comunicação serão imediatamente informados.

Saiba mais no Almoço do MyNews desta segunda-feira (13):

 

O post PF e indígenas dizem que corpos de Dom Phillips e Bruno Pereira não foram encontrados apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moro não pode ser candidato em SP: TRE rejeita mudança de domicílio https://canalmynews.com.br/politica/tre-rejeita-mudanca-de-domicilio-eleitoral-e-moro-nao-podera-ser-candidato-em-sp/ Tue, 07 Jun 2022 22:30:13 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29466 O julgamento ocorreu após um ação movida pelo diretório municipal do PT e pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP)

O post Moro não pode ser candidato em SP: TRE rejeita mudança de domicílio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, nesta terça (7), a transferência do domicílio eleitoral de Sergio Moro (União Brasil) para São Paulo. Com a decisão, Moro não pode ser candidato a senador ou a deputado federal pelo estado.

Sergio Moro, ex-ministro da Justiça

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O julgamento aconteceu depois de um ação movida pelo diretório municipal do PT e pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) contra a aprovação do pedido de transferência de domicílio eleitoral de Moro de Curitiba (PR) para São Paulo (SP). A ação sustentava que Moro não possui vínculo profissional na capital paulista e teria apresentado o endereço de um hotel ao solicitar a mudança.

Moro ainda pode recorrer à decisão. Ao responder às acusações feitas pelos petistas, a defesa alegou “flexibilidade no direito da escolha do domicílio” e argumentou que o ex-juiz tem uma base política em São Paulo e que ele atuou na cidade quando trabalhou para uma empresa de consultoria dos Estados Unidos.

O TRE, no entanto, entende que não há vínculo e que a consultoria prestada à empresa aconteceu de forma remota.

Em entrevista ao UOL, moro afirmou que, desde seu retorno dos Estados Unidos no final de 2021, a cidade de São Paulo tem sido sua base de atuação e que tem “diversos laços com São Paulo”. Moro citou, ainda, o fato de ter recebido uma honraria no Estado de SP, a Grã Cruz da Ordem do Ipiranga.

Em maio, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo se posicionou de forma favorável à mudança de domicílio eleitoral do ex-juiz.

O post Moro não pode ser candidato em SP: TRE rejeita mudança de domicílio apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Laudo do IML aponta que homem morto após ser atacado por agentes da PRF foi asfixiado https://canalmynews.com.br/brasil/laudo-do-iml-aponta-que-homem-morto-apos-ser-atacado-por-agentes-da-prf-foi-asfixiado/ Thu, 26 May 2022 18:21:48 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28686 Genivaldo de Jesus Santos foi morto após uma abordagem violenta de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (25), em Umbaúba (SE).

O post Laudo do IML aponta que homem morto após ser atacado por agentes da PRF foi asfixiado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe divulgou nesta quinta (26) os resultados das análises preliminares do corpo de Genivaldo de Jesus Santos, homem negro morto após uma abordagem violenta de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (25), em Umbaúba (SE). De acordo com o IML, a morte de Genivaldo foi causada por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que policiais rodoviários federais imobilizam a vítima e a colocam em um porta-malas de uma viatura. As imagens mostram que uma fumaça saía do carro enquanto o corpo de Genivaldo estava preso no compartimento, transformado em uma espécie de “câmara de gás”.

Em entrevista ao G1, um sobrinho da vítima afirma que ele pilotava uma moto no momento da abordagem truculenta e que os agentes usaram spray de pimenta e lançaram um “tipo de gás dentro da mala”. De acordo com familiares e conhecidos, o homem tinha transtornos mentais.

A nota do IML diz que o corpo de Genivaldo foi submetido a uma necrópsia médico forense e que amostras foram encaminhadas ao Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF) para a definição da causa da morte. “A asfixia mecânica é quando ocorre alguma obstrução ao fluxo de ar entre o meio externo e os pulmões. Essa obstrução pode se dar através de diversos fatores e nesse primeiro momento não foi possível estabelecer a causa imediata da asfixia, nem como ela ocorreu”, diz a nota.

A PRF, por sua vez, afirmou que a abordagem contou com “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo”. Em nota, a corporação diz que Genivaldo sofreu um “mal súbito”, informação que não condiz com os resultados da análise prévia divulgada pelo Instituto Médico Legal de Sergipe.

O post Laudo do IML aponta que homem morto após ser atacado por agentes da PRF foi asfixiado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Não haverá teto de gastos no nosso governo’, diz Lula em encontro com reitores https://canalmynews.com.br/politica/nao-havera-teto-de-gastos-no-nosso-governo-diz-lula-em-encontro-com-reitores/ Wed, 11 May 2022 18:52:34 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28365 Ex-presidente e pré-candidato participou de evento nesta quarta (11), em Juíz de Fora (MG).

O post ‘Não haverá teto de gastos no nosso governo’, diz Lula em encontro com reitores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-presidente Lula (PT) afirmou, em um evento com reitores de universidades brasileiras realizado em Juíz de Fora (MG), nesta quarta-feira (11), que não haverá teto de gastos caso seja eleito. Em seu discurso, o petista defendeu que a redução na quantidade de gastos por parte da União em relação ao PIB pode acontecer com o crescimento econômico e não com cortes no orçamento.

LEIA TAMBÉM:

“Não haverá teto de gastos no nosso governo. Não que eu vá ser irresponsável, gastar para endividar o futuro da nação. Nós vamos ter que gastar naquilo que é necessário, na produção de ativos rentáveis. E a educação é um ativo rentável, é a coisa que dá o retorno mais rápido para que a gente possa produzir”, afirmou o ex-presidente.

O pré-candidato à presidência disse, ainda, que o teto limita a capacidade de investimento por parte do Estado.

O teto de gastos foi estabelecido pela Emenda Constitucional nº 95, aprovada pelo Congresso em 2016. A medida, que entrou em vigor durante o governo de Michel Temer, limita o crescimento das despesas da União à variação da inflação. Para que a medida seja alterada ou revogada, é preciso que haja uma nova alteração constitucional.

O principal adversário de Lula na corrida pelo Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem afirmado em entrevistas que pretende discutir mudanças no teto de gastos.

O post ‘Não haverá teto de gastos no nosso governo’, diz Lula em encontro com reitores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mais de 2 milhões de jovens tiram título de eleitor; procura foi 47,2% maior que em 2018 https://canalmynews.com.br/politica/mais-de-2-milhoes-de-jovens-tiram-titulo-de-eleitor-procura-foi-472-maior-que-em-2018/ Thu, 05 May 2022 15:06:51 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28156 Prazo para regularizar e tirar título de eleitor terminou na quarta-feira (4). Tribunal Superior Eleitoral divulgou números nesta quinta-feira (5).

O post Mais de 2 milhões de jovens tiram título de eleitor; procura foi 47,2% maior que em 2018 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após uma mobilização feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e endossada por celebridades como Anitta e Leonardo DiCaprio, 2.042.817 jovens com idades entre 16 e 18 anos tiraram o título de eleitor nos quatro primeiros meses de 2022. O número é 47,2% maior em relação ao mesmo período em 2018 e 57,4% superior em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014.

LEIA TAMBÉM:

O prazo final para a emissão do título foi na quarta-feira (4). Entre os mais de 2 milhões de novos eleitores que solicitaram o documento, 991.415 fizeram o processo ao longo do mês de abril. Em relação a março, que registrou 522.471 novos eleitores, houve um aumento de 89,7%.

“Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e sagrado direito do voto”, destacou o presidente do TSE, Edson Fachin.

A Justiça Eleitoral divulgou, ainda, que foram registrados 8,95 milhões de processos ligados à regularização ou a mudanças no título de eleitor. Todos os requerimentos ainda serão analisados pelos cartórios eleitorais.

Nas últimas semanas, personalidades como a cantora Anitta e o ator estadunidense Leonardo DiCaprio se posicionaram, através das redes sociais, pelo engajamento dos jovens na emissão do título. Ambos chegaram a ser questionados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas redes, o voto dos eleitores mais jovens, que votarão pela primeira vez em outubro, tem sido disputado pelas pré-campanhas dos principais candidatos ao Palácio do Planalto: Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições deste ano. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e segundo turno, se houver necessidade, para o dia 30 do mesmo mês.

O post Mais de 2 milhões de jovens tiram título de eleitor; procura foi 47,2% maior que em 2018 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lula estampa capa da revista ‘Time’, dos EUA: ‘presidente mais popular do Brasil’ https://canalmynews.com.br/politica/lula-estampa-capa-da-revista-time-dos-eua-presidente-mais-popular-do-brasil/ Wed, 04 May 2022 14:13:10 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28132 Ex-presidente e pré-candidato às eleições de 2022, Lula estampou edição da revista norte-americana Time, uma das mais importantes dos EUA.

O post Lula estampa capa da revista ‘Time’, dos EUA: ‘presidente mais popular do Brasil’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-presidente e pré-candidato às eleições de 2022 Lula (PT) estampa a capa da revista Time, dos Estados Unidos, nesta semana. A publicação faz referência ao petista como o ‘presidente mais popular do Brasil’, mencionando a taxa de aprovação ao final de seu último governo, que era de 83%. O último brasileiro que esteve na capa da Time foi o atacante Neymar, em 2013.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista concedida à revista, Lula falou sobre o cenário eleitoral no Brasil e fez duras críticas ao governo Bolsonaro, afirmando que o atual chefe do Executivo Federal “despertou o ódio e o preconceito”. Questionado se Bolsonaro teria culpa pelo racismo no país, o petista afirmou que o racismo é um problema “crônico” no Brasil, mas que o presidente o estimula.

Sobre as políticas econômicas em um eventual terceiro governo Lula, ele afirma que não as discute “antes de ganhar as eleições”. “Primeiro você precisa ganhar para depois saber com quem você vai compor e o que você vai fazer”, disse o ex-presidente.

Lula estampa edição da revista Time. Foto: Reprodução

Mundo

Na entrevista, Lula também falou sobre questões internacionais, como a guerra na Ucrânia. Ele fez críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas afirmou que Volodymyr Zenlensky, presidente da Ucrânia, “é tão responsável quanto” o líder russo.

“O comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo”, disse Lula sobre Zelensky.

“Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia”, afirmou Lula, que completou dizendo que o problema poderia ter sido resolvido se os Estados Unidos negassem a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O post Lula estampa capa da revista ‘Time’, dos EUA: ‘presidente mais popular do Brasil’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira (4); saiba como fazer https://canalmynews.com.br/politica/prazo-para-emitir-ou-regularizar-titulo-de-eleitor-termina-na-quarta-feira-4-saiba-como-fazer/ Tue, 03 May 2022 15:03:05 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28114 Processo pode ser realizado pela internet. Passo a passo explica como acessar plataforma.

O post Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira (4); saiba como fazer apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor vai até a próxima quarta-feira (4). Pessoas que querem transferir o domicílio eleitoral ou incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transexuais e travestis – também devem solicitar as mudanças até a quarta. Todos os processos podem ser feitos online.

A emissão do título de eleitor pode ser feita por pessoas com 16 anos completos até a data do primeiro turno (2 de outubro) através da plataforma Título Net. O processo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dura cerca de 10 minutos.

No site, o eleitor precisa informar dados pessoais como nome completo, e-mail, RG e local de nascimento. Ainda, é preciso enviar, digitalizados, um documento oficial de identificação, comprovante de residência atualizado e uma selfie segurando o documento; homens com idades entre 18 e 45 anos precisam enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Após o envio dos documentos, o requerimento será analisado pela Justiça Eleitoral. O processo de emissão pode ser acompanhado pelo próprio site.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a busca pela regularização do título tem aumentado com a proximidade do fim do prazo. Com a demanda em alta, várias cidades ampliaram os horários de funcionamento dos cartórios eleitorais.

14112020_eleicoes_2020_distribuicao_das_urnas_eletronicas_rio_de_janeiro1637

Urna eleitoral. Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil)

Regularizar o título

Caso haja alguma pendência ou irregularidade do eleitor com a Justiça Eleitoral, o problema também deve ser resolvido até esta quarta (4). Esse processo também pode ser feito através do Portal do TSE. No site, o eleitor deve clicar na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, no menu “Título de eleitor” e, depois, em “Como regularizar seu título”, onde haverá um campo para a consulta da situação.

Caso haja pendências financeiras, o pagamento da multa pode ser feito por boleto, PIX ou cartão de crédito. Para isso, basta clicar em “Quitação de multas”, no menu “Título de Eleitor” e seguir as orientações da página.

Por fim, o eleitor deve voltar à tela inicial do Portal do TSE e clicar em “Autoatendimento do Eleitor”. Depois, em “Atendimento ao Eleitor” (na coluna do meio), clicar em “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”.

Então, o eleitor será redirecionado à página “Atendimento à distância pelo Título Net” e deve clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”, selecionar o estado em que vive e preencher os dados pessoais solicitados. O processo requer, nessa etapa, a anexação de alguns documentos digitalizados ou fotografados e de uma selfie segurando um documento oficial de identificação.

O post Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina na quarta-feira (4); saiba como fazer apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
PF diz que Bolsonaro não cometeu crime no caso das interferências na corporação https://canalmynews.com.br/politica/pf-diz-que-bolsonaro-nao-cometeu-crime-no-caso-das-interferencias-na-corporacao/ Wed, 30 Mar 2022 21:04:53 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=27088 Presidente da república havia sido acusado de supostas interferências na autonomia da corporação. PF também afirma que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro não cometeu crimes ao apontar as supostas intervenções do presidente.

O post PF diz que Bolsonaro não cometeu crime no caso das interferências na corporação apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um relatório da Polícia Federal destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontou que não há indícios de condutas criminosas por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das supostas interferências na autonomia da corporação. No relatório, a PF também afirmou que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro não cometeu crimes ao acusar Bolsonaro em seu pronunciamento após a demissão do cargo, em abril de 2020.

LEIA TAMBÉM:

O inquérito foi aberto pelo Supremo depois da saída de Moro da Justiça. Na época, o ex-ministro acusou Bolsonaro de ter demitido o ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo por causa de interesses próprios. As acusações de Sergio Moro dão conta de que a suposta interferência de Bolsonaro teria acontecido para blindar investigações relacionadas ao presidente.

No relatório, a PF afirma que não há indícios nos autos que corroborem a tese difundida por Moro. “Não há elementos mínimos suficientes para afirmar que os atos de exoneração e nomeação do Diretor-Geral da PF foram praticados para atender interesses pessoais ou políticos do Presidente da República ou de seus filhos e políticos aliados”, disse o texto enviado ao Supremo.

“No decorrer dos quase dois anos de investigação, dezoito pessoas foram ouvidas, perícias foram realizadas, análises de dados e afastamentos de sigilos telemáticos implementados. Nenhuma prova consistente para a subsunção penal foi encontrada. Muito pelo contrário, todas testemunhas ouvidas foram assertivas em dizer que não receberam orientação ou qualquer pedido, mesmo que velado, para interferir ou influenciar investigações conduzidas na Polícia Federal”. O relatório é assinado pelo delegado Leopoldo Soares Lacerda.

Sobre investigação de Moro por “denúncia caluniosa”, a investigação concluiu que “não há elementos indiciários que demonstrem a falsa imputação de crime pelo noticiante”.

O post PF diz que Bolsonaro não cometeu crime no caso das interferências na corporação apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Marília Arraes deixa o PT para disputar governo de PE https://canalmynews.com.br/politica/marilia-arraes-deixa-o-pt-e-se-filia-ao-solidariedade-para-disputar-governo-de-pe/ Fri, 25 Mar 2022 14:35:33 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=26922 Marília Arraes vai para o Solidariedade. Ex-petista anunciou mudança de partido em coletiva realizada no Recife nesta sexta-feira (25).

O post Marília Arraes deixa o PT para disputar governo de PE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A deputada federal Marília Arraes anunciou, em coletiva realizada no Recife nesta sexta-feira (25), que deixou o Partido dos Trabalhadores e se filiou ao Solidariedade. Marília deve ser candidata ao Governo de Pernambuco pelo partido.

LEIA TAMBÉM:

Após divergências internas com o Partido dos Trabalhadores, Marília, que havia manifestado a intenção de ser candidata ao Palácio do Campo das Princesas, viu sua candidatura inviabilizada e anunciou que deixaria o partido. No estado, o PT compõe a chamada “Frente Popular” e apoia a candidatura do deputado federal Danilo Cabral, do PSB.

O evento que marcou a filiação de Marília ao Solidariedade contou com a presença de Paulinho da Força, liderança do partido, e ainda teve menções ao ex-presidente Lula. Apesar de ter deixado o PT e não ter o apoio da legenda para as eleições de outubro, a deputada segue vinculando sua imagem à de Lula em peças veiculadas nas redes sociais e distribuídas pela capital pernambucana.

Em seus perfis nas redes, Marília afirmou que “apoia Lula, incondicionalmente”. “Lula é patrimônio do povo. Não é propriedade de ninguém”, completou.

Pesquisa de intenção de votos

Uma pesquisa de intenção de votos para o governo de Pernambuco foi divulgada nesta sexta-feira (25) e apontou Raquel Lyra (PSDB) como líder nas menções dos entrevistados, com 25,8%. Marília Arraes não teve seu nome citado porque ainda fazia parte do PT quando a pesquisa foi realizada.

Em segundo lugar figurou Miguel Coelho (UB) 15,6%, seguido de Anderson Ferreira (PL) com 13,6%; Danilo Cabral (PSB) com 11,9%; João Arnaldo (PSOL) com 3,3% e Jones Manoel (PCB) com 0,9%. Não souberam ou não quiseram responder 8,9% dos entrevistados. Já aqueles que disseram que votariam branco ou nulo somaram 8,9%.

O post Marília Arraes deixa o PT para disputar governo de PE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
MPF propõe ação de improbidade contra Bolsonaro e Wal do Açaí https://canalmynews.com.br/politica/mpf-propoe-acao-de-improbidade-contra-bolsonaro-e-wal-do-acai/ Tue, 22 Mar 2022 20:09:22 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=26820 De acordo com o MPF, Wal do Açaí foi indicada por Jair Bolsonaro, em fevereiro de 2003, para ocupar o cargo de secretária parlamentar em seu gabinete.

O post MPF propõe ação de improbidade contra Bolsonaro e Wal do Açaí apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Justiça Federal em Brasília uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-secretária parlamentar da Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, que ficou conhecida popularmente como “Wal do açaí”. A ação foi divulgada nesta terça-feira (22) e pede a condenação dos dois por improbidade administrativa, além do ressarcimento dos recursos públicos desviados.

De acordo com o MPF, “Wal do Açaí” foi indicada por Jair Bolsonaro, em fevereiro de 2003 (quando era deputado federal), para ocupar o cargo de secretária parlamentar em seu gabinete. A mulher permaneceu com o cargo até agosto de 2018, quando foi exonerada depois da publicação do caso na imprensa.

O Ministério Público Federal apontou que Walderice nunca esteve em Brasília e “não exerceu qualquer função relacionada ao cargo”. As investigações mostram que “Wal” e seu companheiro, Edenilson Nogueira Garcia prestavam serviços de natureza particular para Bolsonaro, como cuidados com a casa e com os cachorros do então deputado.

Segundo a ação, Bolsonaro sabia sobre a ausência da funcionária no seu gabinete, mas, mesmo assim, atestava presença para o pagamento dos salários da mulher. O MPF afirma, ainda, que a análise das contas bancárias de Walderice revela movimentações atípicas, como saques quase integrais dos salários em espécie.

O post MPF propõe ação de improbidade contra Bolsonaro e Wal do Açaí apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Petrobras anuncia aumento da gasolina, diesel e gás de cozinha https://canalmynews.com.br/politica/petrobras-anuncia-aumento-nos-precos-de-gasolina-diesel-e-gas-de-cozinha/ Thu, 10 Mar 2022 14:47:15 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=26354 De acordo com comunicado da empresa, preço médio de venda da gasolina sofre um aumento de 18,8%, saindo de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro. Já o valor do diesel deve subir de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro, representando um aumento de 24,9%.

O post Petrobras anuncia aumento da gasolina, diesel e gás de cozinha apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (10) um reajuste nos preços da gasolina, diesel e gás cozinha. Em comunicado, a estatal afirmou que a partir da sexta-feira (11), o preço médio da venda da gasolina para as distribuidoras passa de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro, um aumento de 18,8%; já o diesel tem um reajuste ainda maior: o preço médio do litro passa de R$ 3,61 para R$ 4,51 (24,9% de alta).

Para o GLP (gás liquefeito de petróleo), houve um reajuste de 16,1%, de modo que o preço passa de R$ 3,86 para R$ 4,48 por kg. De acordo com a Petrobras, o preço do produto não sofreu reajustes nos últimos 152 dias.

A justificativa para os aumentos é a volatilidade decorrente da guerra na Ucrânia. Na quarta-feira (9), o barril de petróleo do tipo Brent fechou em US$ 111,4; ao longo da semana, esse valor chegou à casa dos US$ 139.

No Café do MyNews desta quinta-feira (10), a economista Carla Argenta falou sobre as três propostas que o governo avalia para tentar a redução dos preços dos combustíveis. Confira abaixo o programa na íntegra:

O post Petrobras anuncia aumento da gasolina, diesel e gás de cozinha apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Governo pede urgência para PL que libera mineração em terras indígenas https://canalmynews.com.br/politica/governo-pede-urgencia-para-aprovar-pl-que-libera-mineracao-em-terras-indigenas-manifestantes-protestam-em-brasilia/ Wed, 09 Mar 2022 18:54:25 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=26317 Requerimento para acelerar a tramitação do projeto de lei (PL) 191/2020, que libera a mineração em terras indígenas, gera resposta da sociedade civil em ato realizado em Brasília.

O post Governo pede urgência para PL que libera mineração em terras indígenas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, apresentou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação da PL que libera a mineração em terras indígenas (PL 191/2020). O pedido, protocolado nesta quarta-feira (9), conta com a assinatura de lideranças do governo e parlamentares do PSDB, União Brasil, PP, PTB, PL, Republicanos, Avante, PSC e PTB e pode ser votado no plenário da Casa ainda hoje.

LEIA TAMBÉM:

Se o requerimento for aprovado, a proposta pode ir à votação ainda hoje. Para que isso aconteça, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) precisa pautar o projeto de lei.

A matéria, defendida publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ganhou força após o início da guerra na Ucrânia, que pode impactar o fornecimento de fertilizantes ao Brasil, já que a Rússia é uma das principais exportadoras de produtos do gênero para o país. A principal justificativa dos que defendem a aprovação do PL é, portanto, a exploração das terras indígenas para a retirada de fertilizantes.

Enquanto os líderes do governo fazem articulações para viabilizar a apreciação da matéria no Congresso, manifestantes e organizações da sociedade civil protestam em Brasília. Entre os atos marcados para a tarde desta quarta (9) estão manifestações de grupos indígenas e o #AtoPelaTerra, que tem como um dos porta-vozes o cantor e compositor Caetano Veloso.

Ato realizado na tarde desta quarta-feira (9). Foto: Reprodução (Twitter)

Oposição ao projeto

Alvo de críticas por parte do Ministério Público Federal, que destaca a “flagrante inconstitucionalidade do texto”, o PL da Mineração também é repudiado por diversas organizações da sociedade civil. No Café do MyNews desta quarta-feira (9), Francisco Milanez, biólogo e analista de riscos ambientais da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, afirmou que o projeto mobiliza interesses para além da extração de fertilizantes.

“A meta é destruir as terras indígenas e minerar, não para fertilizantes, mas em busca de ouro”, comentou Milanez, que chamou atenção para os danos que a mineração ilegal causa às populações indígenas atualmente e para o desequilíbrio ambiental que pode ser provocado pela liberação.

“Estamos num plano de destruição do Brasil no qual os únicos que não ganham são os brasileiros ‘sérios’, a população em geral e os empreendedores ‘sérios’. Esse projeto é apenas uma desculpa para ‘passar a boiada’, como disse o ex-ministro Ricardo Salles”, completou o biólogo.

Confira abaixo o Café do MyNews desta quarta-feira (9) na íntegra:

O post Governo pede urgência para PL que libera mineração em terras indígenas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Geraldo Alckmin acerta filiação ao PSB para compor chapa com Lula https://canalmynews.com.br/politica/geraldo-alckmin-acerta-filiacao-ao-psb-para-compor-chapa-com-lula/ Mon, 07 Mar 2022 16:25:12 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=25497 Em 2021, Alckmin anunciou sua saída do PSDB. Nesta segunda-feira (7), candidato disse ter a intenção de se filiar ao PSB.

O post Geraldo Alckmin acerta filiação ao PSB para compor chapa com Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, definiu sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta segunda-feira (7) durante encontro com lideranças da legenda. O objeti é compor chapa com Lula para as eleições de outubro. A informação foi confirmada pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. A data da filiação ainda não foi definida.

O movimento indica que o ex-governador de São Paulo deve compor uma chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT). Em entrevistas, o líder petista afirmou que deve oficializar sua candidatura à presidência ainda em março.

LEIA TAMBÉM:

Além de Alckmin e Siqueira, participaram do encontro outras lideranças do PSB, como o ex-governador de São Paulo Márcio França e o prefeito do Recife, João Campos.

Membro fundador do PSDB, Geraldo Alckmin compôs os quadros do partido por 33 anos. Nesse período, Alckmin foi governador do estado de São Paulo por quatro mandatos (2001-2006 e 2011-2018) e candidatou-se à presidência da República duas vezes (em 2006, quando enfrentou Lula no segundo turno, e em 2018, quando foi o quinto mais votado na disputa pelo Planalto). Em 2021, Alckmin anunciou sua saída do PSDB.

O post Geraldo Alckmin acerta filiação ao PSB para compor chapa com Lula apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Briga generalizada entre torcidas deixa mortos e feridos no México https://canalmynews.com.br/internacional/briga-generalizada-entre-torcidas-deixa-mortos-e-feridos-no-mexico/ Sun, 06 Mar 2022 16:45:27 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=25477 Ao menos 22 pessoas ficaram feridas no confronto entre torcedores dos times de Atlas e Gallos Blanco del Querétaro. Jogo aconteceu na tarde do sábado (5), na cidade de Querétaro, no México.

O post Briga generalizada entre torcidas deixa mortos e feridos no México apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma briga generalizada em uma partida do Campeonato Mexicano de futebol deixou ao menos quinze pessoas mortas e dezenas de feridos, de acordo com a imprensa mexicana. No sábado (5), Atlas e Querétaro se enfrentavam no estádio La Corregidoria, na cidade de Querétaro, quando torcedores das duas equipes invadiram o gramado e se enfrentaram nas arquibancadas.

O jogo foi interrompido aos 15 minutos do segundo tempo, quando torcedores que tentavam fugir da confusão nas arquibancadas invadiram o gramado. Momentos depois, a briga se estendeu para o campo de jogo.

A Coordenação de Proteção Civil do estado informou que ao menos 22 pessoas ficaram feridas no conflito entre as torcidas. “Derivado dos acontecimentos registados na tarde deste sábado no estádio da Corregidora, o CEPC informa que até o momento não há registo de pessoas falecidas, 22 feridos, 9 deles transferidos para o Hospital Geral e destes, dois deles em estado grave”, escreveu a coordenação em comunicado.

Pelo Twitter, Mikel Arriola, presidente da Liga MX, repudiou o ocorrido e anunciou que serão tomadas “medidas drásticas contra os responsáveis pela ausência de segurança no estádio”. A Liga e a Federação Mexicana de Futebol informaram que abriram investigações sobre o caso.

O post Briga generalizada entre torcidas deixa mortos e feridos no México apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ciro Gomes critica posicionamento de Bolsonaro sobre invasão russa https://canalmynews.com.br/politica/ciro-gomes-critica-posicionamento-de-bolsonaro-sobre-invasao-russa-a-ucrania-brasil-tem-um-canalha-na-presidencia/ Fri, 04 Mar 2022 16:21:57 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=25420 Pré-candidato à presidência do Brasil em 2022 Ciro Gomes afirmou discordar do posicionamento do atual presidente Jair Bolsonaro sobre conflito no leste europeu. 'Brasil não tem que ter dubiedade, temos que censurar essa invasão', declarou pedetista.

O post Ciro Gomes critica posicionamento de Bolsonaro sobre invasão russa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-ministro e pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) critica a postura de Jair Bolsonaro (PL), atual chefe do Executivo Federal, em relação à invasão russa à Ucrânia. Em entrevista ao programa Cruzando Fronteiras, do Canal MyNews, nesta sexta-feira (4), Ciro classificou as investidas russas como “atos ilegais” e chamou Bolsonaro de “canalha” por ter adotado um posicionamento “dúbio” diante da crise no Leste Europeu.

“A invasão da Ucrânia é um ato ilegal, a carta das Nações Unidas foi rasgada. Portanto, o Brasil não tem que ter dubiedade, temos que censurar essa invasão”, afirmou o pedetista. Ele comentou sobre a declaração de Bolsonaro feita no domingo (27), quando o atual presidente da república afirmou que havia conversado por telefone com o presidente da Rússia Vladmir Putin.

Horas depois, o próprio Bolsonaro desmentiu a afirmação em seu Twitter, alegando que o último contato feito com Putin aconteceu na visita realizada à Moscou na terceira semana de fevereiro. “O Brasil tem um canalha na Presidência da República. Como um canalha diz em um momento grave que a humanidade está passando que passou duas horas ao telefone com o presidente Putin sem sequer ter falado com ele?”, declarou Ciro.

LEIA TAMBÉM:

O pré-candidato também falou sobre os possíveis impactos da guerra sobre a economia brasileira. Entre os “efeitos graves” citados por Ciro estão a alta no preço dos barris de petróleo e uma possível escassez no fornecimento de fertilizantes, visto que a Rússia é responsável por 23% das importações de produtos do gênero para o Brasil.

Na entrevista, o ex-ministro também criticou a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no cenário geopolítico internacional. Citando as origens do bloco, Ciro afirmou que a Otan é uma “instituição anacrônica à luz da ordem nacional acertada no direito e na não violência”.

“Com a dissolução da União Soviética, o Pacto de Varsóvia morreu. Se esse pacto morreu e não há indicações de que a Rússia pretenda voltar ao teatro militar e dominar qualquer fração da Europa, qual o sentido da Otan estar avançando para comunidades que têm uma tradição histórica de convivência com a Rússia?”, questionou o pré-candidato.

Assista abaixo à entrevista na íntegra do Cruzando Fronteiras desta sexta-feira (4):

 

 

O post Ciro Gomes critica posicionamento de Bolsonaro sobre invasão russa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ipespe: Lula mantém liderança nas intenções de voto para 2022 https://canalmynews.com.br/politica/lula-mantem-lideranca-nas-intencoes-de-voto-para-2022-aponta-pesquisa-do-ipespe/ Fri, 25 Feb 2022 18:27:21 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24752 Estudo divulgado nesta sexta-feira (25) apontou que ex-presidente Lula segue como nome com maior intenção de votos, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O post Ipespe: Lula mantém liderança nas intenções de voto para 2022 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou que o ex-presidente Lula mantém a liderança em relação aos outros pré-candidatos à presidência. O petista tem 43% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro (PL), que soma 26%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) empatam dentro da margem de erro, com 8% e 7%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea, as variações também aconteceram dentro da margem de erro. Lula foi citado por 35% dos entrevistados, enquanto o presidente Bolsonaro foi mencionado por 25% das pessoas. Moro e Ciro foram citados por 4% e João Doria (PSDB) por 1%. Felipe D’ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) não pontuaram.

LEIA TAMBÉM:

O estudo também aferiu a probabilidade de voto dos entrevistados. Nesse quesito, Bolsonaro é o pré-candidato com maior rejeição: 62% “não votariam de jeito nenhum” no atual chefe do executivo. Sobre Lula, 43% dos entrevistados afirmaram que votariam “com certeza”.

De acordo com o Ipespe, a metodologia utilizada pelo instituto foi entrevistas via telefone com mil pessoas entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2022. Participaram eleitores de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.

A margem de erro máxima estipulada pelo instituto foi de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. A interpretação é que a cada 100 pesquisas realizadas, pelo menos 95 apontariam resultados dentro da margem estipulada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Avaliação do governo Bolsonaro

O estudo também questionou a percepção dos eleitores sobre o desempenho do governo Bolsonaro. Nesse parâmetro, 53% dos entrevistaram disseram considerar a atual gestão federal como ruim ou péssima, 25% acreditam que seja ótimo ou bom e 21% consideram regular. Um percentual de 1% dos entrevistados disse não saber ou não querer responder à pergunta.

Já a reprovação do governo teve um índice mais alto: 63% das pessoas informaram que desaprovam o governo Bolsonaro 31%. Outros disseram aprovam e 6% não sabem ou não responderam à questão.

Quando perguntados sobre a atuação do governo Bolsonaro no enfrentamento à pandemia da Covid-19, 56% dos entrevistados disseram considerar como ruim ou péssima, 25% como ótima ou boa e 19% como regular. Outro 1% não soube ou não quis avaliar.

O post Ipespe: Lula mantém liderança nas intenções de voto para 2022 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear https://canalmynews.com.br/internacional/russos-tomam-chernobyl-e-passam-a-controlar-central-nuclear/ Thu, 24 Feb 2022 20:17:10 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24697 A informação foi confirmada pelo governo ucraniano, que disse não poder garantir a segurança do material radioativo que está na região.

O post Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Poucas horas após o início da invasão ao território ucraniano, as tropas russas tomaram a região da usina nuclear de Chernobyl, localizada a cerca de 120 quilômetros ao norte de Kiev, capital ucraniana. A informação foi confirmada por um assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak e pelo primeiro-ministro, Denys Shmygal. Os russos já controlam a zona de exclusão, que fica em torno da central nuclear, perto da Bielorrúsia.

De acordo com o assessor, as tropas russas e ucranianas travaram uma batalha nos arredores da usina e “não há como afirmar” se a planta de Chernobyl está segura após as ações militares. A usina nuclear de Chernobyl está desativada desde 1986, quando um dos reatores explodiu.

Em seu perfil no Twitter, o presidente ucraniano Volodimir Zelenskii disse que a ocupação de Chernobyl é uma “declaração de guerra contra toda a Europa” e que as defesas ucranianas estão “sacrificando suas vidas” para que não aconteça um novo acidente nuclear.

A força de defesa ucrania, segundo o governo, teria resistido por duas horas em uma “batalha brutal” e existe a possibilidade dos militares derrotados estarem reféns do exército russo.

Também no Twitter, cidadãos ucranianos publicaram vídeos que mostram as forças russas se posicionando na região da usina.

Na madrugada do sábado, 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do maior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Apesar dos esforços de 500 mil trabalhadores, a contaminação radioativa atingiu grande parte da Europa Ocidental. Pelo menos 16 mil pessoas morreram por causa da contaminação.

Hoje, nos arredores da Usina, há uma zona não habitável – devido aos altos índices de radiação ainda registrados no local – chamada de Zona de Exclusão. Nessa região, há instalações que abrigam lixo radioativo. De acordo com o assessor do gabinete da presidência ucraniana, não há garantias sobre a seguranças destas reservas: “É impossível dizer que Chernobyl está segura”, disse Podolyak.

 

Em abril de 2019, Nelson Garrone foi até a Ucrânia, visitou Chernobyl e fez um vídeo especial para o canal MyNews:

 

O post Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país https://canalmynews.com.br/internacional/jogadores-brasileiros-que-estao-na-ucrania-pedem-ajuda-para-deixar-o-pais/ Thu, 24 Feb 2022 14:30:21 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24550 País ucraniano foi atacado por tropas russas na noite da quarta-feira (23). Em vídeo publicado em suas redes sociais, jogadores pediram as autoridades brasileiras que ajam na retirada dos atletas de Kiev

O post Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um grupo de jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano publicaram um vídeo, nesta quinta-feira (24), pedindo ajuda para deixar o país após a invasão das tropas russas. Os atletas, reunidos com os familiares em um hotel em Kiev – capital da Ucrânia – relataram a tensão vivida no país e as complicações no acesso aos transportes, combustíveis e notícias.

No vídeo, Fernando, atacante do Shaktar Donetsk, pede as autoridades brasileiras que ajam na retirada dos atletas de Kiev. Uma das familiares dos atletas ainda relata um sentimento de abandono diante da falta de alternativas.

Embaixada do Brasil na Ucrânia se manifesta no Twitter

O Governo do Brasil ainda não se manifestou sobre o pedido dos jogadores ou sobre a situação de outros brasileiros na Ucrânia.
Em postagem feita no Twitter, a Embaixada do Brasil na Ucrânia indicou que os brasileiros que estão no país não saiam de casa. “Com relação aos desdobramentos dos últimos dois dias, a Embaixada reforça sua recomendação de atenção e para que sejam evitadas visitas às províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk. Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, escreveu. 

UEFA pode tirar final da Liga dos Campeões da Rússia
A final Liga dos Campeões está marcada para acontecer no dia 28 de maio, em São Petesburgo, na Grazpom Arena, que fica a cerca de 1.000Km da Ucrânia. Porém, o jogo pode ser transferido para outra capital europeia. Uma das possibilidades é que aconteça em Londres, na Inglaterra. A UEFA ainda não anunciou a decisão, que deve ser tomada pelo concelho nos próximos dias.
A final do campeonato de 2021 já deveria ter acontecido na Rússia, mas foi suspensa por causa das condições impostas pela pandemia de Covid-19.
Na Ucrânia, todas as competições de futebol, de todos os níveis e idade, foram suspensas. Os times se preparavam para voltar aos campos no próximo sábado (26), depois das férias de inverno. A decisão foi anunciada no site oficial da Federação Ucraniana de Futebol.
Confira mais informações sobre conflito na edição do Almoço do MyNews desta quinta-feira (24):

O post Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Meteorito cai em Minas Gerais e assusta moradores https://canalmynews.com.br/tecnologia/meteorito-cai-em-minas-gerais-e-assusta-moradores/ Sat, 15 Jan 2022 20:09:47 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=23008 Moradores de diferentes municípios mineiros relatam terem visto meteorito e ouvido uma explosão. O MyNews ouviu um astrônomo para entender o que aconteceu.

O post Meteorito cai em Minas Gerais e assusta moradores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um meteorito foi avistado em diversas cidades do interior de Minas Gerais na noite desta sexta-feira (14). Por volta das 21h, moradores das cidades de Patos de Minas, Nova Ponte, Pedrinópolis, Monte Carmelo e Perdizes relataram um clarão e um barulho causado pelo corpo celeste. Imagens captadas por câmeras de segurança também flagraram o rastro de luz.

De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, trata-se de um fenômeno comum que tem sido registrado com maior frequência por causa da popularização das câmeras de segurança. “São materiais que vêm do espaço e acabam entrando na atmosfera, capturados pela gravidade da Terra, e se tornam meteoros”, afirma.

O astrônomo explica que, quando os resíduos “sobrevivem” e atingem o solo, o corpo celeste passa a ser chamado de meteorito. A maior parte desses corpos que entram na atmosfera acabam se consumindo por causa do calor e do atrito na atmosfera e não chegam à superfície.

“Quando esses corpos entram na atmosfera, a fricção faz com que esse material esquente e passe da fase líquida para a fase gasosa. Esse aquecimento faz com que o próprio bólido brilhe e exale um gás, que é ionizado por conta da temperatura, e brilha”, explicou o astrônomo.

Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens de supostos fragmentos do meteorito. Segundo Cássio Barbosa, esses corpos não costumam oferecer perigo e podem ser coletados manualmente. No entanto, há a possibilidade de que resíduos metálicos – o chamado “lixo espacial” – atinjam o solo. Nesses casos, é preciso ter cuidado na hora de coletar.

Veja a entrevista completa com o astrônomo Cássio Barbosa:

 

O post Meteorito cai em Minas Gerais e assusta moradores apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Temporada 2021 trouxe denúncias e lembrete: violência sexual é problema para mulheres no futebol https://canalmynews.com.br/mais/temporada-2021-trouxe-denuncias-e-lembrete-violencia-sexual-e-problema-para-mulheres-no-futebol/ Thu, 13 Jan 2022 20:23:50 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=22956 Mulheres que denunciaram crimes sexuais em espaços futebolísticos relatam falta de agilidade na resolução dos casos, ameaças e silenciamento. Para especialistas, casos mostram que mudanças culturais ocorrem de forma lenta

O post Temporada 2021 trouxe denúncias e lembrete: violência sexual é problema para mulheres no futebol apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Seja dentro de um estádio, da direção de um clube ou da maior instituição de futebol do país, mulheres relatam violência sexual,  assédio e importunação. Em 2021, as denúncias que vieram à tona de funcionárias contra o presidente suspenso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, mostraram a dificuldade que o esporte tem de reconhecer uma estrutura com sólidas bases machistas.

Apesar de três denúncias contra o presidente, ele conseguiu ser afastado pela CBF, sem perder o cargo. Caboclo também pagou R$ 100 mil, após um acordo com o Ministério Público do Rio, para não ser denunciado por assédio sexual e moral. O valor será doado a instituições que combatem violência contra as mulheres e contra animais.

No Recife, a coragem que as funcionárias da CBF tiveram para expor a postura do então maior mandatário do futebol brasileiro inspirou uma ex-diretora do Clube Náutico Capibaribe a fazer o mesmo. Em novembro de 2021, Tatiana Roma – na época, responsável pelas operações de jogos do clube – denunciou que sofreu importunação sexual do ex-superintendente financeiro do Náutico, Erisson Rosendo de Melo. O acusado é irmão de Edno Melo, que ocupou a presidência do time no ano passado.

Nas arquibancadas, a situação não é muito diferente. Também em 2021, a torcedora do Atlético Mineiro, Débora Cotta, precisou de ajuda quando foi beijada à força numa partida do Galo. Até conseguir fazer uma denúncia, incentivada pela única pessoa que prestou socorro (uma mulher), ela precisou passar por seis guardas.

Essas histórias mostram que o esporte mais popular do Brasil segue discriminando as mulheres – independente do espaço que elas ocupam.

Os percalços de uma mulher na gestão do Náutico

O dia 8 de março de 2018 prometia ser histórico para o Clube Náutico Capibaribe. Após 117 anos de história, o clube recifense teria, pela primeira vez, uma diretoria voltada exclusivamente para as mulheres. Era também o início da trajetória de Tatiana Roma como diretora do time alvirrubro. Ao longo da sua passagem pelos Aflitos, Tatiana – que acumula capacitações na FIFA e na CBF Academy, escola de formação da Confederação Brasileira de Futebol – conta que lidou, em diversas ocasiões, com comentários desagradáveis feitos por companheiros de trabalho. “Era em um nível que toda mulher que já trabalhou está acostumada a ouvir. Você vai levando, fingindo que não é com você”, relembra.

Quando chegou ao Náutico, a oportunidade veio acompanhada de algumas limitações. “Eu nunca pude andar no Timbus, que é o ônibus do clube, enquanto outros diretores podiam entrar e ir aos jogos nele. Eu não podia circular livremente nesses ambientes”. Além das restrições citadas, Tatiana foi alvo de questionamentos constantes acerca das suas competências. “Eu trabalhei muito mais para provar que eu dava conta do meu trabalho, mesmo sabendo que eu era capacitada para estar em qualquer função dentro do clube”, afirma.

Em março de 2020, já à frente da diretoria de operação de jogos, as importunações ganharam outras proporções com abordagens feitas pelo ex-superintendente financeiro do clube, Erisson Rosendo de Melo. “Um dia eu cheguei no clube e parei meu carro onde sempre parava. Ele estava ao lado da vaga e, assim que desci do carro, ele me chamou e, sem falar mais nada, me disse: ‘você gosta de sexo a três?’. Naquele momento entendi que aquilo tinha passado do limite”, conta Tatiana. Sem esboçar uma reação imediata, a diretora seguiu em direção ao trabalho e passou a lidar com a indignação crescente, uma série de dúvidas relacionadas a uma eventual denúncia e constantes tentativas de silenciamento.

“Eu achava que eu tinha que aguentar tudo, mas minha sanidade mental já tinha ido para o espaço”.

 

 

Tatiana Roma no campo do estádio Eládio de Barros Carvalho, do Clube Náutico Capibaribe. É popularmente chamado de estádio dos Aflitos, por estar sediado no bairro dos Aflitos, zona norte da cidade do Recife, Pernambuco. Imagem: Arquivo pessoal.

 

Más experiências no clube do coração

 

Depois do ocorrido no estacionamento da sede do clube, a então diretora ponderou acerca da possibilidade de denunciar os abusos que vinha sofrendo. Ela afirma que, em diversas ocasiões, ouviu pedidos dos presidentes do executivo do Náutico, Edno Melo – irmão do acusado – e do conselho deliberativo, Alexandre Carneiro, para deixar as denúncias de lado. Tatiana, então, se viu pressionada: “minha vida virou um inferno”.

Em outra ocasião, um membro de uma torcida organizada a procurou sugerindo que a denunciaria pelo crime de racismo, algo que, de acordo com ela, nunca aconteceu. “Eu imaginava tudo, mas não imaginava que iriam me ameaçar com algo desse nível”, conta Tatiana. “A tática seria uma enxurrada de denúncias contra mim para que, dessa forma, eu desistisse da denúncia contra ele [Erisson]”.

Apesar das investidas para que desistisse de divulgar o caso, Tatiana se inspirou na funcionária da CBF que  denunciou o então presidente da entidade, Rogério Caboclo, por assédio moral e sexual. Pouco mais de um mês após a publicização de um dos casos, a ex-diretora alvirrubra recorreu à justiça comum e tramita no clube um pedido de exclusão do quadro de sócios do ex-funcionário acusado de importunação sexual. Após as denúncias de Tatiana, mais mulheres (ex-funcionárias do Náutico) denunciaram atos abusivos por parte de Erisson Melo.

Entramos em contato com o escritório de advocacia Rigueira, Amorim, Caribé, Caúla & Leitão, do qual a advogada de Erisson Melo, Talita Caribé, faz parte. Até a publicação do texto, não obtivemos um posicionamento da defesa.

Já o Náutico anunciou a instauração de uma comissão feminina independente, que será organizada pela empresa Women Friendly. Erisson Melo, acusado de importunação sexual, foi demitido do clube.

Violência na arquibancada do Mineirão, durante partida do Atlético Mineiro 

“Desde que eu me entendo por gente”: é como Débora Cotta, de 25 anos, data o momento em que começou a acompanhar futebol. O amor pelo Atlético Mineiro é herança do pai, o principal companheiro de Débora na vida de torcedora. Foi com ele que ela aprendeu a ir ao estádio torcer e criou a paixão por ver os jogos de perto. Desde que ele morreu, há 11 anos, ela manteve o hábito de frequentar os jogos do Galo.

Na partida de 10 de novembro, o Atlético entrou em campo contra o Corinthians pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Numa ida ao bar do Mineirão, Débora foi beijada à força na boca por um homem. O primeiro instinto foi segui-lo para bater nele, o que fez. Gritou pedindo ajuda e denunciando o que o cara tinha feito, mas não encontrou suporte dos torcedores que estavam por perto.

Quem a ajudou foi uma mulher, que alertou para a necessidade de fazer uma denúncia formal da violência que ela sofreu. Mas, até conseguir, a torcedora atleticana precisou passar por seis guardas para encontrar um profissional que se importasse com o acontecido. “Eu só denunciei mesmo porque a moça que me ajudou, a única pessoa que me ajudou, falou ‘você vai denunciar, né? Não deixa assim não’. Porque o Mineirão não me ajudou em nada.”, lembra ela.

Além de denunciar, Débora fez uma publicação nas redes sociais relatando o descaso do estádio com o acontecido. Ela disse que, posteriormente, ganhou do Mineirão ingressos para ver duas partidas num camarote. Outra vítima que foi atacada sexualmente numa data próxima ao que ocorreu com Débora também recebeu os ingressos e a acompanhou no primeiro retorno ao estádio depois da importunação.

 

Paixão pelo Atlético Mineiro sempre foi parte da vida de Débora Cotta, 25. Imagem: arquivo pessoal.

 

O retorno e a falta dele 

 

“Os primeiros jogos que eu fui depois do que aconteceu foram mais tranquilos por causa disso (do camarote). No primeiro jogo, lembro que estava passando ali, no meio da multidão. Quando um cara vinha na minha direção, eu já ficava com medo, então atrapalhou um pouco. A gente não tem mais aquela animação, já entra o medo”, afirma Débora. Apesar disso, ela afirma que não perdeu o carinho pelo time.

Na publicação nas redes sociais em que relatou o caso, não faltaram comentários que atribuíssem a ela a culpa pelo ataque. O fato de ter ido sozinha, de short e até o de ter ido ao bar comprar cerveja foram colocados como fatores que influenciaram o homem que a atacou.

O responsável pelo assédio ainda não foi identificado e Débora reclama da demora na resolução do caso. À reportagem, a assessoria de imprensa do Mineirão afirmou que encaminhou as imagens do circuito de segurança à Polícia Civil, que é a responsável pela investigação. Disse também que está realizando ações e campanhas para “melhor orientar os torcedores”.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, a investigação para identificar o homem que beijou Débora à força está em andamento.

A campanha a qual a assessoria de imprensa do estádio se referiu é a “Todos contra a importunação sexual”. De acordo com a nota enviada ao MyNews, a iniciativa foi lançada pelo próprio Mineirão, com o apoio da Federação Mineira de Futebol, dos clubes América, Atlético, Cruzeiro, das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Tribunal de Justiça e Ministério Público de Minas Gerais.

A campanha conscientiza sobre a importunação sexual através de publicações nas redes sociais e criou um canal para denúncias. Desde o dia 20 de novembro foram distribuídos pelo estádio mais de seis mil peças de sinalização com QR Codes que levam para o espaço em que é possível denunciar de forma mais rápida. A central que recebe os relatos é formada por mulheres.

Débora Cotta considera a iniciativa importante pela agilidade em que se pode fazer as denúncias agora, mas lembra que ainda é preciso cobrar punição do que já aconteceu: “Só vai parar na hora que punir alguém”, afirmou.

Outro ponto levantado foi a falta de atenção por parte do Atlético Mineiro. Débora diz que nunca foi procurada pelo time. Ao MyNews, o clube não respondeu o motivo de não ter entrado em contato com a torcedora e declarou que tem apoiado a campanha “Todos contra a importunação sexual”.

Casos na justiça

A lei 13.718/2018 tipifica o crime de importunação sexual, que consiste na prática “contra alguém e sem a sua anuência de ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. Nesses casos, a legislação prevê pena de reclusão de um a cinco anos. No entanto, a porcentagem de mulheres que não denunciam a violência sofrida ainda é alta. A pesquisa “Visível e Invisível”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 45% das mulheres ouvidas que sofreram algum tipo de agressão não recorreram aos órgãos competentes. Somente 12% procuraram uma delegacia da mulher e 14% denunciaram em delegacias comuns ou acionaram a Polícia Militar através do 190.

Fernanda Soares, advogada desportiva mineira no Lage e Portilho Jardim Consultoria e Advocacia e colunista no blog Lei em Campo, explica que há diversas barreiras que costumam impedir a judicialização desse tipo de violência. Entre elas, a falta de informação e questões culturais. “Há muitas mulheres que sofrem agressões e – talvez pela cultura machista à qual estamos expostas – se incomodam mas acabam deixando pra lá por não saber que é um crime, que aquilo está errado”, comenta.

A advogada ressalta que há casos em que as mulheres “sabem da gravidade do que aconteceu, mas não sabem o que fazer”. Fernanda aponta a necessidade da criação de mecanismos que contribuam para uma mudança do panorama atual. Entre os caminhos possíveis, segundo ela, estão a adoção de posicionamentos mais incisivos por parte dos clubes e das instituições ligadas ao futebol e a criação de campanhas que atuem em dois sentidos: no acolhimento das vítimas e na conscientização dos homens.

Fernanda cita como exemplo a campanha “Todos contra a Importunação Sexual”. “Esse tipo de campanha vai trazer isso à tona para que essa questão seja discutida, vai mudar a cultura – nem que seja aos poucos – e vai dizer às mulheres o que fazer”, comenta a advogada, indicando a necessidade de mudanças graduais na cultura de violência nos espaços relacionados ao esporte.

 

A advogada Fernanda Soares reforça que mudanças culturais demandam tempo e iniciativa dos clubes e entidades. Imagem: arquivo pessoal.

“Às mulheres nada nunca foi dado, tudo foi conquistado”

Soraya Barreto sempre adorou futebol. Desde as partidas em que o Sport Club do Recife jogava até as peladas do pai com os amigos, ela assistia tudo, desde pequena. Hoje, é professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisa sobre gênero e futebol feminino. Ela explica que o futebol é um esporte que foi construído para os homens, assim como a maioria das modalidades mais populares. E isso pode ser visto hoje pelos casos contados nessa reportagem, assim como pela falta de investimento e reconhecimento dos times femininos. Mas o que hoje parece “velado”, com “pequenos mecanismos de coerção para que a gente [mulheres] não participe desses espaços”, conforme diz Soraya, já foi até lei.

O artigo 54 do Decreto-lei 3199 de abril de 1941 dizia que “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. Mulheres foram proibidas de praticar qualquer modalidade esportiva até o ano de 1979. Diante da proibição, assistir aos jogos e competições também não era algo bem aceito pela sociedade.

A lei do governo Getúlio Vargas é parte de uma cultura construída em torno da masculinização do esporte. E num país em que o futebol é a modalidade mais popular, as mulheres foram e continuam sendo hostilizadas quando ocupam o espaço futebolístico: seja dentro do campo, na arquibancada ou na direção de um clube.

“Houve sempre um afastamento. Aquele momento em que as mulheres estão fazendo o almoço de domingo e colocando a mesa, e o pai, irmãos e namorados estão assistindo televisão, vendo o futebol de domingo”, explica Soraya. E essa cena, que pode ter evocado uma memória da sua própria família, começa muito antes. Inicia-se na infância, quando a menina ganha uma boneca para brincar, enquanto o menino recebe uma bola, diz a professora.

Cultura do estupro 

Para Soraya, os casos de violência sexual dentro do futebol são uma consequência da cultura do estupro dentro de um espaço que foi construído na masculinidade.

Quando se fala em cultura do estupro, se refere a um ambiente em que a cultura, a história e a sociedade propiciam que a mulher seja enxergada como um objeto.

Em resumo, a professora explica que “o corpo da mulher é visto pelos homens de forma geral, pela cultura social patriarcal que a gente tem, como um corpo público. Pode ser exposto”. Ela cita também casos que foram bastante noticiados em 2021 de mulheres que foram apalpadas na rua enquanto andam de bicicleta.

“Imagina num estádio, que é um espaço altamente masculinizado. A mulher demonstrar qualquer tipo de feminilidade ou sexualidade ela está dando motivo, incentivando. Quando simplesmente ela está indo de short porque está com calor, né? Ela vai ver um jogo de futebol, vai de calça jeans? Se você ver os meninos, a maioria vai e quando chega lá ainda tira a camisa.”

Soraya Barreto, professora da Universidade Federal de Pernambuco e autora do livro Mulheres no campo . Imagem: arquivo pessoal.

 

A construção de uma nova cultura para reconhecer o que sempre existiu

Há quem diga que mulher gostar de futebol é uma coisa nova. Mas o exemplo de gostar de futebol não veio do pai de Soraya e sim da avó, que viveu na época em que a participação feminina nos esportes era proibida por lei. Dona Lídia Bernardino jogava futebol escondido do pai e, posteriormente, do marido.

A professora da UFPE fez uma pesquisa para entender melhor as torcedoras pernambucanas, que resultou no livro “Mulheres no campo – o ethos da torcedora pernambucana”, lançado em 2019. Ela achava que virar torcedora por uma influência familiar feminina era uma exceção, mas descobriu que o fenômeno não aconteceu só na casa dela. Outras mulheres que ela entrevistou não começaram a acompanhar futebol por causa do pai, avô ou marido, mas sim por influência das mães e avós.

Mas todas as histórias contadas aqui mostram que a mulher ainda precisa de muita reivindicação para conseguir reconhecimento e respeito nos espaços do futebol. E essa mudança de um esporte baseado na masculinidade para uma cultura em que as mulheres importam precisa de dois fatores, segundo Soraya. São eles: tempo e representatividade.

Assim como a advogada Fernanda Soares, a professora da UFPE cita que as mudanças culturais não acontecem do dia para a noite. Mas tempo não significa inércia: aí é que entra a representatividade. Soraya diz que as políticas afirmativas e de conscientização são indispensáveis para a transformação de conceitos enraizados na sociedade.

Uma das iniciativas celebradas pela professora é a obrigatoriedade dos clubes que disputam a série A do Campeonato Brasileiro de manterem equipes femininas. Outra conquista, segundo ela, é a presença de mulheres em cargos de liderança na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em setembro de 2020, a CBF anunciou a chegada de Eduarda “Duda” Luizelli e Aline Pellegrino. Ex-atleta da Seleção Brasileira Feminina e gerente de futebol feminino do Internacional, Duda Luizelli assumiu a Coordenação da Seleção Brasileira Feminina, responsável pelas três categorias da Seleção Feminina (Principal, Sub-20 e Sub-17). Já a ex-diretora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol Aline Pellegrino entrou para comandar uma nova pasta, a Coordenação de Competições Femininas, com o objetivo de fazer o futebol feminino crescer no Brasil.

A maior representatividade na CBF não veio como um “presente”. Soraya reforça que essas conquistas são “feitas, pensadas e questionadas por mulheres que vivem nesse meio. Nada foi dado. Não foi a CBF. Foram mulheres que foram atrás e que depois de muita briga e confusão, foram ouvidas”.

 

À esquerda, Duda Luizelli, chefe da Coordenação da Seleção Brasileira Feminina. À direita, Aline Pellegrino, coordenadora de Competições Femininas. Ao centro, Rogério Caboclo, presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol. Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

 

Veja como a lei entende os crimes contra a dignidade sexual 

Assédio sexual – o artigo 216-A do Código Penal: “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. Para a lei, o assédio acontece principalmente em espaços de trabalho, onde é mais comum existir uma hierarquia entre cargos.

Importunação sexual – o artigo 215-A considera que é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

Estupro – o artigo 213 coloca que é: “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.”. Também há o estupro de vulnerável (Art. 217-A) quando a violência é feita com uma vítima menor de 14 anos ou impossibilitada de negar ou entender objetivo do ato.

Fontes: Agência Senado, Ministério Público do Paraná, site do Planalto.

O post Temporada 2021 trouxe denúncias e lembrete: violência sexual é problema para mulheres no futebol apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>