Afonso Marangoni, Alan Rios, André Borges e Maurício Rands analisam o relatório da Polícia Federal que indiciou Bolsonaro e mais 11 pessoas pelo envolvimento com as joias sauditas
por Camilla Lucena* em 11/07/24 16:16
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 11 pessoas, no dia 4 de julho, por envolvimento no esquema de apropriação e venda de joias milionárias recebidas pelo então Chefe do Executivo.
Entre os investigados, o relatório da PF indiciou: Marcelo da Silva Vieria, chefe do gabinete de Documentação História da Presidência da República durante o governo Bolsonaro; Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia de Bolsonaro; Júlio César Vieira Gomes, auditor-fiscal e ex-secretário da Receita Federal. Além dos advogados Fábio Wajngarten e Frederick Wassef e do ex-ajudante de ordens Mauro Cesar Barbosa Cid, tenente-coronal do Exército.
De acordo com André Borges, a Polícia Federal revelou que, quando questionado sobre o motivo de querer retirar as joias do país, Bolsonaro disse que, por acreditar que os kits seriam leiloados, queria evitar uma crise diplomática com os países árabes e o constrangimento internacional do Brasil. O ex-presidente foi indiciado por associação criminosa, lavagem de dinheiro e peculato (que ocorre quando alguém se aproveita do cargo para se apropriar ou desviar bens públicos).
Na visão do advogado e ex-deputado Maurício Rands, a condenação de Bolsonaro é muito mais provável. “Eles [ministros do Supremo Tribunal Federal] teriam muita dificuldade técnica, processual, para absolver o ex-presidente Bolsonaro com o que já foi levantado, e a instrução penal, na ação penal que vai se seguir a denúncia do Ministério Público da Procuradoria-Geral da República, pode até levantar mais dados”, afirmou durante participação no Segunda Chamada desta terça-feira (9).
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR