Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

LUTO

Historiador José Ramos Tinhorão morre aos 93 anos

Autor de mais de 25 livros sobre música popular brasileira, o pesquisador estava internado com um quadro de pneumonia

por Redação em 03/08/21 21:47

Faleceu nesta terça (3), em São Paulo, o pesquisador José Ramos Tinhorão, aos 93 anos. Segundo comunicado da Editora 34 – responsável pela publicação de diversos livros do autor, Tinhorão tinha a saúde debilitada por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu há três anos e estava internado há dois meses com um quadro de pneumonia. O enterro acontecerá nesta quarta-feira (4).

Historiador José Ramos Tinhorão em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em abril de 2000/Foto: Reprodução

José Ramos Tinhorão nasceu em Santos (SP), em 1928, mas foi criado e iniciou a carreira no Rio de Janeiro. Trabalhou em grandes veículos de comunicação, desde a década de 1960, como o Jornal do Brasil, Diário Carioca, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional, entre outros.

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, em abril do ano 2000, Tinhorão fala que se considerava um historiador com enfoque sociológico e antecipa e alguma forma a revolução provocada pelo que viria a ser o advento das plataformas de streaming. Perguntado sobre impacto da globalização para a ampliação do alcance da música regional, o historiador respondeu: “O que está abrindo espaço para os nichos não é a globalização, é a capacidade de reproduzir sons fora dos sistemas das gravadoras e das rádios. Então hoje você já tem o MP3 e pode ouvir música associada ao texto, ao computador. Isso será uma revolução, não pela globalização, mas pelas possibilidades novas da tecnologia na área”.

Autor de mais de 25 livros sobre música popular brasileira, também reuniu um acervo raro de discos, partituras, livros e fotos, que foram adquiridos pelo Instituto Moreira Salles (IMS), em 2001, e transformados no Acervo José Ramos Tinhorão – com a trajetória, entrevistas e situações da vida do pesquisador. A coleção está atualmente no IMS do Rio de Janeiro, localizado no bairro da Gávea.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR