Política

2022

Desaprovação de Bolsonaro atinge recorde desde início do mandato e Lula lidera intenções de voto

Pesquisa aponta que 62,5% da população desaprova o desempenho do presidente da República

por Redação em 05/07/21 13:57

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (5) indica que Jair Bolsonaro (sem partido) tem hoje o maior índice de desaprovação desde o início de seu mandato em janeiro de 2019: 62,5%. Os que aprovam o presidente são 33,8%. No último levantamento da mesma série histórica e da mesma pesquisa, em fevereiro deste ano, Bolsonaro tinha 51% de desaprovação e 44% de aprovação.

Também cresceu a porcentagem dos que avaliam a gestão presidencial como ruim ou péssima, são 48% hoje contra 36% em fevereiro. Os que avaliam o governo como regular caíram de 30% em fevereiro para 23% na última pesquisa. Já os que avaliam o governo como ótimo ou bom caíram de 33% em fevereiro para 28% neste último levantamento.

Em uma das perguntas, a pesquisa indagou a preferência dos entrevistados “para as eleições para presidente da república no próximo ano”. As respostas foram: Lula ganhe as eleições e volte a ser presidente (40,3%), algum candidato que não seja ligado a Jair Bolsonaro, nem a Lula ganhe as eleições para presidente (30,1%), Jair Bolsonaro ganhe as eleições e continue por mais 4 anos (25,1%) e não sabe ou não respondeu (4,5%).

Outra pergunta foi: “O que é mais importante para as eleições para presidente da república no próximo ano” e as respostas foram: Jair Bolsonaro não ser reeleito (45,1%), Lula não ser eleito (27,7%), nenhuma das opções acima (21,2%) e não sabe ou não respondeu (6%).

Outro ponto relevante da pesquisa é a percepção sobre a inflação, 92,4% dos entrevistados afirmaram que os preços dos produtos “estão aumentando muito”.

Quais são os cenários para 2022?

Já sobre as eleições de 2022, o ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto com 41,3% do total, contra 26,6% de Bolsonaro. Também aparecem na pesquisa Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (sem partido), ambos com 5,9%, o governador João Doria (PSDB), com 2,1%, e Henrique Mandetta (DEM), com 1,8%. Votos brancos e nulos somam 8,6% e os indecisos são 7,8%.

Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, a diferença entre Lula e Bolsonaro diminui. O petista tem 27,8%, ante 21,6% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Completam lista Ciro Gomes (1,7%) e Moro e Doria, ambos com 0,7%.

Em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o petista tem 52,6% das intenções de voto contra 33,3% do atual presidente.

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa pode ser conferida na íntegra neste link.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR