Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

esquema das Rachadinhas

STJ anula quebra de sigilo de Flávio Bolsonaro

5ª Turma atendeu pedido da defesa. Ministros anularam quebra de sigilo fiscal e bancário no caso das rachadinhas

por Hermínio Bernardo em 23/02/21 18:44

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça anulou as quebras dos sigilos do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das rachadinhas na Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro.

Os ministros retomaram o julgamento de três recursos da defesa de Flávio Bolsonaro que começou em novembro, mas havia sido adiado após um pedido de vista. Nesta terça-feira (23), os ministros discutiram a legalidade das duas decisões do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que autorizaram as quebras de sigilos do senador Flávio Bolsonaro e dos outros investigados no esquema.

O senador Flávio Bolsonaro, acusado de chefiar esquema de 'rachadinhas' na Alerj.
O senador Flávio Bolsonaro, acusado de chefiar esquema de ‘rachadinhas’ na Alerj. Foto: Wilson Dias (Agência Brasil).

A anulação aconteceu por quatro votos a um. Os ministros entenderam que as quebras dos sigilos bancários e fiscal de Flávio Bolsonaro não foram devidamente fundamentadas na decisão judicial.

Votaram pela anulação os ministros João Otávio de Noronha, Reynaldo da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. O voto contrário foi o do ministro Felix Fischer.

Outros dois recursos da defesa de Flávio Bolsonaro ficaram para a semana que vem. Na próxima terça-feira (2), a turma deve julgar supostas irregularidades na comunicação feita pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras e a validade de decisões tomadas pela primeira instância no caso.

Caso

A investigação começou em 2018 após um relatório do Coaf identificar movimentações suspeitas na conta bancária de Fabrício Queiroz. O ex-assessor do filho do presidente movimentou R$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, período em que trabalhava com Flávio.

O senador, Queiroz e outras 15 pessoas são investigadas pelo esquema das rachadinhas, em que o parlamentar ficava com parte dos salários dos funcionários.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR