Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

RESPOSTA

Após declarações de Bolsonaro, Fux cancela reunião entre chefes dos Poderes

Cancelamento ocorre diante de ofensas e ataques de Bolsonaro contra ministros do STF

por Hermínio Bernardo em 09/09/21 11:31

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, cancelou uma reunião que haveria entre os chefes dos Poderes da República. A reunião havia sido anunciada no mês passado em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o sistema eleitoral brasileiro.

O encontro havia sido adiado devido à internação de Bolsonaro, que sofreu uma obstrução intestinal e precisou fazer um procedimento cirúrgico no mês de julho. Nesta quinta-feira (5), Fux cancelou a reunião, após os ataques diários de Bolsonaro às urnas eletrônicas, ao modelo eleitoral e a ministros do STF, principalmente a Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Sessão Solene de Posse dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do STF.
Sessão Solene de Posse dos ministros Luiz Fux e Rosa Weber nos cargos de Presidente e Vice-Presidente do STF. Foto: Marcos Corrêa (PR).

Fux ressaltou que atingir um ministro é atingir a Corte

No fim da sessão do Supremo, Fux criticou a postura de Bolsonaro e defendeu os demais ministros.

“O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Sendo certo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”, disse Fux.

Ao fim do pronunciamento, o ministro anunciou o cancelamento da reunião. “Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os chefes de Poder, entre eles o presidente da República”, declarou o presidente do STF.

O posicionamento de Fux veio após a ameaça do presidente de que poderia agir fora da Constituição. O ataque de Bolsonaro aconteceu no mesmo dia em que ele foi incluído como investigado no inquérito das fake news. A decisão foi tomada pelo relator Alexandre de Moraes.

O ministro usou as redes sociais para responder o ataque de Bolsonaro.

Veja o Jornal do MyNews na íntegra, no Canal MyNews. De segunda à sexta, a partir das 18h40, com apresentação de Hermínio Bernardo e Myrian Clark

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR