Juliana Braga

Lira articula acordo para pacificar PSL

Major Vitor Hugo abriria mão da candidatura avulsa contra Luciano Bivar; aliados de Bolsonaro garantiriam presidência de comissões

por Juliana Braga em 02/02/21 19:23

Depois de dissolver o bloco opositor e de ser acusado de autoritário por adversários, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), articula um acordo para pacificar o PSL, uma das bancadas parlamentares mais rachadas. As negociações entraram no bojo dos acertos para baixar a temperatura com os aliados do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Pelo entendimento, Major Vitor Hugo (PSL-GO) abriria mão de disputar um espaço na Mesa de Diretora de forma avulsa contra Luciano Bivar (PSL-PE), presidente da legenda. Apesar de os cargos serem tradicionalmente distribuídos em acordo de líderes, candidaturas avulsas são permitidas e já surpreenderam em outras ocasiões. Após conversas, PSL ficará com a 1ª Secretaria da Casa.

Deputado Arthur Lira contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro na eleição da Câmara. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Deputado Arthur Lira, cancela, por falta de quórum, sessão para analisar o recurso que pede a anulação da sessão do Conselho de Ética,sobre investigações contra Eduardo Cunha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desde que Jair Bolsonaro deixou o PSL, a bancada está dividida praticamente ao meio entre os apoiadores do presidente e o restante do partido, o que dificulta a distribuição de cargos. Bivar, que controla a estrutura administrativa da legenda, chegou a punir 17 parlamentares os proibindo de exercer cargos na Câmara. Por conta disso, Major Vitor Hugo entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal na semana passada para garantir sua participação na eleição.

De acordo com o deputado Júnior Bozella (PSL-SP), Vitor Hugo já conversou com o grupo de Bivar e topou retirar sua candidatura. Como contrapartida, a turma do presidente da legenda garantirá espaços para os aliados de Bolsonaro nas comissões temáticas da Câmara. Por ser uma das maiores bancadas eleitas, o PSL tem direito à presidência de quatro comissões e preferência pela escolha das mais importantes. Quais serão ainda depende de acordo entre Arthur Lira e Baleira Rossi. Já Carla Zambelli (PSL-SP), aliada de Bolsonaro, não vê chances de o acordo prosperar.

Lira decidiu entrar na costura depois que a oposição reagiu ao seu primeiro ato como presidente. Ele dissolveu o bloco formado por Baleia Rossi e reduziu os espaços aos quais teriam direito. Com a negociação, o presidente da Câmara tenta baixar a temperatura e reverter o desgaste com opositores.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR