Escudo das Américas anuncia sanções contra PCC e CV a pedido de Trump Presidente Donald Trump. Foto: Reuters

Escudo das Américas anuncia sanções contra PCC e CV a pedido de Trump

Tamanho do texto:

Coalizão formada por governos aliados aos EUA na América Latina classificou organizações narcotraficantes como “ameaças compartilhadas”; Brasil não integra o grupo

A pedido do governo de Donald Trump, os países que integram o Escudo das Américas anunciaram nesta terça-feira (22) uma ação conjunta contra 24 organizações que o grupo classifica como “narcoterroristas”. Entre os alvos estão o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), duas das principais facções criminosas brasileiras.

O acordo prevê, conforme a legislação de cada país, medidas como congelamento de ativos, restrições de imigração e vistos para integrantes, associados e apoiadores, além da responsabilização criminal de pessoas que forneçam apoio material às organizações. O documento afirma que a iniciativa será viabilizada por um mecanismo de reciprocidade da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Lançado pela administração Trump, o Escudo das Américas reúne governos latino-americanos alinhados à política externa dos Estados Unidos, como Argentina, Chile e El Salvador. O Brasil não faz parte da coalizão. O combate aos cartéis de drogas também foi um dos temas do discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, quando o presidente americano defendeu o uso do poder militar dos EUA contra essas organizações.

Compartilhar:

Relacionados