Ex-presidente foi inocentado da acusação de ter incitado a invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro
por Ítalo Lo Re em 13/02/21 20:21
Por 57 votos a favor e 43 contra a condenação, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi absolvido pelo Senado neste sábado (13) no segundo processo de impeachment movido contra ele. Eram necessários 67 votos para a condenação. O republicado era acusado de ter incitado a invasão ao Capitólio por seus apoiadores, episódio que ocorreu em 6 de janeiro e culminou na morte de cinco pessoas.
Diferentemente da votação de constitucionalidade do processo, para a concretização do impeachment seriam necessários dois terços (e não maioria simples) dos 100 votos do Senado americano — número que não foi atingido por 10 votos.
O resultado era até esperado, visto que, atualmente, a Casa está dividida de forma igual: são 50 senadores democratas e 50 republicanos. Deles, votaram a favor do impeachment todos os democratas e mais sete republicanos. Mesmo com a segunda absolvição, é o maior número de deserções partidárias em processo de impeachment contra um presidente.
No julgamento do primeiro processo de impeachment contra o ex-mandatário americano, que aconteceu em fevereiro de 2020, apenas um senador republicano, Mitt Romney, havia ido contra o então presidente.
Terceiro presidente americano a ser absolvido pelo Senado em um processo de impeachment aprovado pela Câmara, Trump segue agora com seus direitos políticos e poderá concorrer às próximas eleições nos Estados Unidos.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR