Arquivos Gabriela Lisbôa - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/gabriela-lisboa/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Mon, 11 Jul 2022 13:38:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 MyNews Explica: programa vira coleção de livros na editora Almedina https://canalmynews.com.br/mais/mynews-explica-programa-do-canal-mynews-vira-colecao-de-livros-na-editora-almedina/ Fri, 24 Jun 2022 12:09:10 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=30566 Os primeiros títulos sobre eleições brasileiras e evangélicos na política já estão à venda. Quem é membro do canal MyNews tem 30% de desconto.

O post MyNews Explica: programa vira coleção de livros na editora Almedina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Desde que o MyNews foi criado, nós, jornalistas do canal, nos fazemos a mesma pergunta todos os dias: será que as pessoas vão entender essa informação? Contar o que acontece de uma forma simples é o nosso grande desafio. É fazer com que a nossa audiência compreenda um acontecimento a partir de ângulos diferentes, que use a nossa programação para tirar as dúvidas e se munir de boas informações para formar a própria opinião. Foi por isso que criamos o MyNews Explica, um jeito divertido de explicar o bâ-a-bá de questões complexas.

Agora, é com muito orgulho que a gente conta essa novidade pra vocês! O programa vai virar uma coleção de livros publicada pela editora Almedina. Esse é um dos maiores grupos editoriais de Portugal e está no Brasil desde 2005. A parceria com o canal foi fechada para aumentar a presença da editora no país.

A coleção é mais passo pra gente alcançar outro objetivo, esse um pouco mais ousado… nós queremos ser um hub de conhecimento. É isso que a Mara Luquet fala na apresentação do livro:

“No cenário atual, nosso desafio é combinar as mídias tradicionais com as inovadoras de forma eficaz, para atender a nossa qualificada audiência em termos de informação e análise. Nossa missão é ser um hub de conhecimento para estimular o debate de ideias nos mais diversos campos. A parceria com a editora Almedina surgiu da convergência desses propósitos”.

Até o ano que vem vamos publicar mais de 50 livros para explicar os mais variados assuntos, desde economia e política até relações internacionais, astronomia, ciência e religião.

Os primeiros dois títulos já estão à venda no site da Almedina.

O livro sobre Evangélicos na Política foi escrito pela jornalista Magali Cunha. Ela é pesquisadora reconhecida pelo trabalho na área da Ciência da Religião. No livro ela explica como acontece a presença dos evangélicos na política brasileira. Que lugares esse grupo religioso ocupa, as pautas defendidas e a relação entre religião e política.

O segundo livro é sobre Eleições Brasileiras, escrito pelo ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, e pelo juiz do TJRJ, Daniel Vianna Vargas. A obra leva o leitor para uma viagem pela construção da sociedade brasileira a partir da evolução do sistema eleitoral. Uma leitura para quem quer entender como o sistema eleitoral brasileiro funciona.

Agora um recado importante para quem é membro do MyNews. Para você, que faz parte da nossa comunidade, os livros vão ter 30% de desconto. Fica ligado nas nossas redes para receber o código, com ele você pode comprar o livro mais barato no site da editora Almedina.

Os próximos livros já estão no forno. Dá uma olhada em alguns dos títulos que vão ser publicados nos próximos meses:

MyNews Explica Pesquisas Eleitorais – Denilde Holzhacker

MyNews Explica Fascismo – Leandro Gonçalves e Odilon Caldeira Neto

MyNews Explica Rússia Face ao Ocidente – Paulo Vicentini

MyNews Explica Fake News na Política – Deisy Cioccari e Rodrigo Prando

MyNews Explica Astronomia – Cássio Barbosa

MyNews Explica Exoplanetas – Salvador Nogueira

MyNews Explica Buracos Negros – Thaisa Bergmann

MyNews Explica Relações Internacionais – Guilherme Casarões

MyNews Explica Estabilidade Mundial – Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa

MyNews Explica Algorítmos – Nina da Hora

MyNews Explica Inflação – André Bráz

MyNews Explica Liberalismo – Joel Pinheiro da Fonseca

MyNews Explica Vacinas e Imunidade – Gustavo Cabral

O post MyNews Explica: programa vira coleção de livros na editora Almedina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Setor hoteleiro de Portugal sofre com falta de mão de obra https://canalmynews.com.br/gabriela-lisboa/setor-hoteleiro-de-portugal-sofre-com-falta-de-mao-de-obra/ Sat, 11 Jun 2022 11:38:39 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29690 Grandes redes de hotéis tentam buscar mão de obra em outros países de língua portuguesa, mas esbarram na burocracia da imigração.

O post Setor hoteleiro de Portugal sofre com falta de mão de obra apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
setor hoteleiro de portugal

Grupo Pestana não conseguiu contratar trabalhadores de Cabo Verde e do Brasil por causa da burocracia. Foto: Divulgação

O verão europeu ainda não começou oficialmente, mas as altas temperaturas já chegaram e os finais de semana têm sido extremamente quentes. Cidades portuguesas como o Porto, na região Norte, já convivem com termômetros marcando 40 graus. Entre dias tão ensolarados, o setor hoteleiro de Portugal sofre com a falta de mão de obra. São cerca de 45 mil vagas abertas, segundo a Associação de Hotéis de Portugal.

Durante a pandemia, com os hotéis fechados, muitos funcionários mudaram de ramo ou, no caso dos estrangeiros, voltaram para casa. Com a reabertura, essas pessoas não estão disponíveis e as vagas seguem abertas sem que candidatos se apresentem.

LEIA TAMBÉM:  Malta, uma ilha de cinema!

Uma saída é buscar novos funcionários em outros países de língua portuguesa, mas isso não está sendo tão fácil quanto se esperava. O principal obstáculo é a burocracia, a demora na liberação de vistos de trabalho e a falta de alojamento em algumas regiões, como a disputada Algarve, na região Sul, um dos destinos de férias preferidos dos europeus.

O grupo Pestana, um dos maiores do país, conseguiu firmar um acordo com as embaixadas do Brasil e de Cabo Verde para trazer cerca de 100 pessoas para trabalhar em Portugal, mas o projeto naufragou. Em entrevista à emissora local de televisão, SIC, Pedro Lopes, o administrador do grupo, disse que “o acordo não foi posto em prática por questões burocráticas”.

Mas existe, ainda, outro problema. Mesmo com aumentos salariais entre 5% e 20%, o que se paga em Portugal para um trabalhador do setor é bem menos atrativo do que outros países oferecem. Para quem fala uma segunda língua, as terras portuguesas não são a melhor opção.

Empresários do setor hoteleiro de Portugal se reuniram para pedir ajuda ao governo no que diz respeito aos entraves burocráticos e garantem que melhoraram as ofertas de trabalho com salário mais robusto e mais direitos, ou “regalias”, mas não tem sido o suficiente.

O verão de 2022 promete ser um dos melhores da história para o turismo com a volta das viagens internacionais. Isso, é claro, se os hotéis conseguirem preencher seus quadros para oferecer aos turistas o paraíso e as comodidades que prometem.

Saiba mais sobre a falta de mão de obra em Portugal nesta entrevista feita pela jornalista Flávia Freire:

 

O post Setor hoteleiro de Portugal sofre com falta de mão de obra apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver https://canalmynews.com.br/internacional/lisboa-esta-entre-as-cidades-mais-caras-do-mundo-para-viver/ Sat, 04 Jun 2022 19:54:09 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=29119 Na comparação entre o valor médio dos salários, o custo do aluguel e o custo de vida, Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo.

O post Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver. O levantamento foi feito pela consultoria britânica CIA Landlords, que analisou o rendimento médio da população em 56 cidades de todo o mundo. O valor foi comparado com o custo de vida e o preço médio de aluguel de um apartamento de três quartos em área central.

O resultado é um ranking das cidades onde o trabalhador precisa se desdobrar para pagar as contas. Quem encabeça essa lista é Roma, que ganhou o título de cidade menos viável financeiramente. Na capital italiana, quem recebe o rendimento médio de 1.423 euros, chega no fim do mês, depois de pagar o aluguel e outros custos fixos, fica com uma dívida de 1.393 euros.

Segundo a CIA Landlords, o alto custo de vida em Roma pode ser atribuído ao aumento da demanda. Entre 1960 e 2020, a cidade recebeu mais de 12 milhões de novos moradores. O grande número de pessoas à procura de um emprego pode desestimular os empregadores a aumentar os salários.

roma é a cidade mais cara para viver

Roma é a cidade mais cara para viver, segundo o levantamento. Foto: Mark Yang

A segunda cidade mais cara do mundo, de acordo com o levantamento, é Londres. Por lá, a renda média é maior, 3.723 euros. Porém, o custo de vida também é mais alto. O valor médio do aluguel chega perto de 4.000 Euros e, no fim do mês, depois de todas as despesas pagas, o trabalhador fica com uma dívida de 1.247 euros.

Chegamos, assim, a Lisboa, a terceira cidade neste ranking. Entre os portugueses, o salário médio é de 1.022 euros, enquanto o custo médio do aluguel chega a 1.600 euros. A CIA Landlords considerou que outras despesas fixas como energia elétrica, alimentação e telefone podem somar 428 euros. Sendo assim, no fim do mês, a dívida é de 1.006 Euros.

lisboa custo de vida

Lisboa é a terceira cidade mais cara para viver. Foto: Wikipedia

Portugal tem Salário Mínimo abaixo de 1.000 euros

Apesar de ser um dos destinos preferidos dos brasileiros que pretendem morar na Europa, o salário mínimo em Portugal é de 705 euros, o nono mais baixo da União Europeia. O paí está atrás da Espanha (1.050 euros) e da Eslovênia (940 euros).

O salário mínimo mais alto da EU é o de Luxemburgo, 2.141 euros.

Segundo o Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, há 13 Estados-membros com salários mínimos inferiores a mil euros: Bulgária, Letónia, Roménia, Hungria, Croácia, Eslováquia, República Checa, Estónia, Polónia, Lituânia, Grécia, Malta e Portugal.

O post Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Parlamento da Finlândia aprova entrada do país na OTAN https://canalmynews.com.br/gabriela-lisboa/parlamento-da-finlandia-aprova-entrada-do-pais-na-otan/ Tue, 17 May 2022 20:29:46 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=28493 Seguindo os passos da vizinha, Suécia assina carta de adesão e deve fazer o pedido oficial para entrar na aliança ainda esta semana

O post Parlamento da Finlândia aprova entrada do país na OTAN apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O parlamento da Finlândia aprovou a entrada do país na OTAN por maioria esmagadora. Com 188 votos a favor e apenas 8 contra, os parlamentares finlandeses aprovaram, nesta terça-feira (17), a entrada da Finlândia na OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Com a vitória, o pedido formal deve ser apresentado nos próximos dias, o que marca uma reviravolta histórica. A Finlândia deixa de ser um país neutro militarmente para se aliar ao grupo comandado pelos Estados Unidos.

Outro país historicamente neutro, a Suécia se prepara para seguir o mesmo caminho. A ministra das Relações Exteriores, Ann Linde, confirmou que assinou o pedido de adesão à OTAN e que o documento deve ser entregue nos próximos dias. Em um comunicado, a ministra disse que tinha acabado de assinar “uma histórica carta de indicação do governo sueco para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Nossa candidatura à Otan está agora oficialmente assinada”.

Os dois países já têm uma reunião marcada com com o presidente americano, Joe Biden, na quinta-feira (19), para discutir as candidaturas. O encontro vai acontecer entre Biden, o presidente finlandês, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Suécia, Magdelena Andersson.

A Guerra na Ucrânia começou no fim de fevereiro, com a invasão russa no país. O MyNews passou dez dias em Lviv, no Oeste ucraniano, para mostrar como a guerra mudou a vida das pessoas.

O processo de adesão de um novo membro na OTAN não é simples e pode levar até um ano porque o país precisa atender a uma série de requisitos. Além disso, todos os atuais membros, 30 países, devem concordar com a entrada, a decisão tem que ser unânime. Nesse caso, a pedra no sapato é a Turquia, que já se manifestou contra, a declaração foi dada pelo próprio presidente turco, Recep Erdogan. Os países disseram que vão enviar uma delegação para negociar com o presidente, na pauta pode entrar a venda de armamento sueco para os turcos – as negociações foram canceladas há três anos.

Nesta semana, o MyNews Explica conversou com o professor de Relações Internacionais da FAAP, Gustavo Poggio, sobre a entrada dos países nórdicos na OTAN.

Veja a entrevista no vídeo abaixo:

 

O post Parlamento da Finlândia aprova entrada do país na OTAN apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear https://canalmynews.com.br/internacional/russos-tomam-chernobyl-e-passam-a-controlar-central-nuclear/ Thu, 24 Feb 2022 20:17:10 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24697 A informação foi confirmada pelo governo ucraniano, que disse não poder garantir a segurança do material radioativo que está na região.

O post Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Poucas horas após o início da invasão ao território ucraniano, as tropas russas tomaram a região da usina nuclear de Chernobyl, localizada a cerca de 120 quilômetros ao norte de Kiev, capital ucraniana. A informação foi confirmada por um assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak e pelo primeiro-ministro, Denys Shmygal. Os russos já controlam a zona de exclusão, que fica em torno da central nuclear, perto da Bielorrúsia.

De acordo com o assessor, as tropas russas e ucranianas travaram uma batalha nos arredores da usina e “não há como afirmar” se a planta de Chernobyl está segura após as ações militares. A usina nuclear de Chernobyl está desativada desde 1986, quando um dos reatores explodiu.

Em seu perfil no Twitter, o presidente ucraniano Volodimir Zelenskii disse que a ocupação de Chernobyl é uma “declaração de guerra contra toda a Europa” e que as defesas ucranianas estão “sacrificando suas vidas” para que não aconteça um novo acidente nuclear.

A força de defesa ucrania, segundo o governo, teria resistido por duas horas em uma “batalha brutal” e existe a possibilidade dos militares derrotados estarem reféns do exército russo.

Também no Twitter, cidadãos ucranianos publicaram vídeos que mostram as forças russas se posicionando na região da usina.

Na madrugada do sábado, 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do maior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Apesar dos esforços de 500 mil trabalhadores, a contaminação radioativa atingiu grande parte da Europa Ocidental. Pelo menos 16 mil pessoas morreram por causa da contaminação.

Hoje, nos arredores da Usina, há uma zona não habitável – devido aos altos índices de radiação ainda registrados no local – chamada de Zona de Exclusão. Nessa região, há instalações que abrigam lixo radioativo. De acordo com o assessor do gabinete da presidência ucraniana, não há garantias sobre a seguranças destas reservas: “É impossível dizer que Chernobyl está segura”, disse Podolyak.

 

Em abril de 2019, Nelson Garrone foi até a Ucrânia, visitou Chernobyl e fez um vídeo especial para o canal MyNews:

 

O post Russos tomam Chernobyl e passam a controlar central nuclear apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país https://canalmynews.com.br/internacional/jogadores-brasileiros-que-estao-na-ucrania-pedem-ajuda-para-deixar-o-pais/ Thu, 24 Feb 2022 14:30:21 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24550 País ucraniano foi atacado por tropas russas na noite da quarta-feira (23). Em vídeo publicado em suas redes sociais, jogadores pediram as autoridades brasileiras que ajam na retirada dos atletas de Kiev

O post Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um grupo de jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano publicaram um vídeo, nesta quinta-feira (24), pedindo ajuda para deixar o país após a invasão das tropas russas. Os atletas, reunidos com os familiares em um hotel em Kiev – capital da Ucrânia – relataram a tensão vivida no país e as complicações no acesso aos transportes, combustíveis e notícias.

No vídeo, Fernando, atacante do Shaktar Donetsk, pede as autoridades brasileiras que ajam na retirada dos atletas de Kiev. Uma das familiares dos atletas ainda relata um sentimento de abandono diante da falta de alternativas.

Embaixada do Brasil na Ucrânia se manifesta no Twitter

O Governo do Brasil ainda não se manifestou sobre o pedido dos jogadores ou sobre a situação de outros brasileiros na Ucrânia.
Em postagem feita no Twitter, a Embaixada do Brasil na Ucrânia indicou que os brasileiros que estão no país não saiam de casa. “Com relação aos desdobramentos dos últimos dois dias, a Embaixada reforça sua recomendação de atenção e para que sejam evitadas visitas às províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk. Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, escreveu. 

UEFA pode tirar final da Liga dos Campeões da Rússia
A final Liga dos Campeões está marcada para acontecer no dia 28 de maio, em São Petesburgo, na Grazpom Arena, que fica a cerca de 1.000Km da Ucrânia. Porém, o jogo pode ser transferido para outra capital europeia. Uma das possibilidades é que aconteça em Londres, na Inglaterra. A UEFA ainda não anunciou a decisão, que deve ser tomada pelo concelho nos próximos dias.
A final do campeonato de 2021 já deveria ter acontecido na Rússia, mas foi suspensa por causa das condições impostas pela pandemia de Covid-19.
Na Ucrânia, todas as competições de futebol, de todos os níveis e idade, foram suspensas. Os times se preparavam para voltar aos campos no próximo sábado (26), depois das férias de inverno. A decisão foi anunciada no site oficial da Federação Ucraniana de Futebol.
Confira mais informações sobre conflito na edição do Almoço do MyNews desta quinta-feira (24):

O post Jogadores brasileiros que estão na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
MyNews começa a vender itens exclusivos, mas quem é membro, pode ganhar https://canalmynews.com.br/sem-categoria/mynews-comeca-a-vender-itens-exclusivos-mas-quem-e-membro-pode-ganhar/ Thu, 17 Feb 2022 19:09:02 +0000 https://canalmynews.com.br/?p=24107 A lojinha está aberta: agora você pode vestir a camisa do MyNews. Não só a camisa, mas o boné também e usar a caneca. Quem é membro pode ganhar esses brindes e ter outros benefícios.

O post MyNews começa a vender itens exclusivos, mas quem é membro, pode ganhar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Quem é membro do MyNews já sabe que este é o melhor investimento. Afinal, além de ter acesso a um conteúdo exclusivo e de qualidade, tem benefícios como descontos com parceiros, cursos e o direito a participar do nosso clube do livro. Quer dizer, quem investe no MyNews tem como retorno a informação de qualidade.

Camiseta, boné e caneca: é possível comprar os itens exclusivos MyNews com pix. Foto: divulgação

Desde janeiro está no ar a nossa nova campanha: dependendo do tempo e do tipo de assinatura, o membro pode ganhar uma série de brindes como canecas, camisetas, garrafas térmicas e bolsas. A novidade é que quem não é membro também vai poder ter esses itens, mas vai ter que comprar. Em breve a nossa lojinha vai estar no ar, mas enquanto isso, você pode comprar a camiseta (R$ 90,00), o boné (R$ 60,00) ou a caneca (R$ 50,00) basta fazer o pix no valor exato e mandar um e-mail para contato@admin.canalmynews.com.br com comprovante, tamanho da camiseta e endereço de envio. O pix do MyNews é o CNPJ: 28846928000100 .

Quem é membro, ganha o brinde!

Quem é membro do canal MyNews, além de fazer parte da nossa comunidade, pode ganhar brindes a cada aniversário da assinatura. E isso já começa no primeiro mês.  Quer saber como funciona? Dá uma olhada:

Membros Apoiadores 

Quem é membro apoiador investe R$ 7,90 por mês e garante uma série de vantagens como acesso a conteúdos extras, cursos exclusivos, descontos com parceiros, selos e emojis no chat. Além disso, pode participar do Clube do Livro e escrever colunas para o site. Agora também ganha brindes de acordo com o tempo de assinatura:

Mas a campanha não para por aí. O MyNews tem duas categorias de membros, que são divididos de acordo com o valor da mensalidade. Você pode gerenciar o seu perfil na aba assinatura, lá no canal. Quem é membro parceiro ganha brindes ainda mais legais.

Quem é membro parceiro pode ganhar uma garrafa térmica exclusiva do MyNews. Foto: divulgação

Membros Parceiros 

O membro parceiro investe um valor maior, a partir de R$ 24,90 por mês e por isso, além do todos os benefícios do membro apoiador, tem outros como um encontro ao vivo, bimensal, com a diretoria do canal, webinars exclusivos, a possibilidade de submeter originais para a publicação na editora Almedina, pode participar de grupos de estudo temáticos e ainda pode enviar áudio ou vídeo com perguntas para os convidados do Segunda Chamada e do Cruzando Fronteiras. E agora também ganha brindes:

O post MyNews começa a vender itens exclusivos, mas quem é membro, pode ganhar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Varejo surpreende e cresce acima da expectativa, segundo IBGE https://canalmynews.com.br/economia/varejo-surpreende-cresce-acima-expectativa-ibge/ Fri, 10 Sep 2021 21:59:12 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/varejo-surpreende-cresce-acima-expectativa-ibge/ Pequeno crescimento de alguns setores se deve uma maior circulação de pessoas, alcançando patamar anterior à pandemia do novo coronavírus, aponta IBGE

O post Varejo surpreende e cresce acima da expectativa, segundo IBGE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O IBGE divulgou nesta sexta-feira (10) os números do setor de varejo para o mês de julho. O varejo restrito, que inclui todos os bens de consumo, teve um crescimento de 1,2% na comparação com o mês de junho. Na comparação com julho do ano passado, o crescimento é de 5,7%. A expectativa do mercado era que o setor crescesse cerca de 0,6% no mês e 3,5% ao ano.

Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, por dois fatores. O primeiro é o aumento da circulação de pessoas. Segundo o Índice Geral de Mobilidade, o país tem hoje o mesmo número de pessoas nas ruas do que tinha antes da pandemia. E se as pessoas estão circulando mais, elas estão consumindo mais, seja produtos ou serviços.

O segundo é a prorrogação das parcelas do Auxílio Emergencial até outubro, isso colabora para o aumento do poder de compra das famílias. Há ainda o fator vacinação, que pode permitir uma recuperação da massa salarial a partir da criação de vagas de emprego que foram fechadas no início da pandemia.

Segundo IBGE segmento de tecidos, vestuário e calçados cresceu 2,8%
IBGE apontou crescimento de 2,8% no segmento de “tecidos, vestuário e calçados”, refletindo aumento da mobilidade social/Foto: Pixabay

O varejo ampliado, aquele que, além dos bens de consumo, inclui automóveis e materiais de construção, teve um crescimento de 1,1% na comparação mensal e 7,1% na comparação anual. A expectativa do mercado, neste caso, era de um recuo de 0,6% no mês e crescimento de 4% ao ano. Neste ponto a surpresa é ainda maior, já que a crise no setor de automóveis começou antes da pandemia e a recuperação parece cada vez mais distante.

De acordo com análise publicada pelo BTG Pactual, a expectativa para os próximos meses é positiva para o varejo restrito pelos mesmos motivos que fizeram o índice crescer em agosto: o aumento da circulação, o auxílio emergencial e o avanço da vacinação.

Porém, o banco não tem o mermo otimismo para o varejo ampliado, já que “dados antecedentes apontam que o licenciamento de veículos segue com dificuldades e baixos estoques, levando o varejo ampliado a apresentar dados mais tímidos”.

Números anteriores foram revisados pelo IBGE

Parte do crescimento apresentado pelo varejo no mês de agosto é resultado da revisão dos números dos meses anteriores. No varejo restrito, o mês de junho foi revisado de -1,7%, na comparação mensal, para 0,9%. O mês de maio também sofreu um ajuste de 2,7% no mês para 1,3%. Apesar do crescimento menor em maio, o trimestre de maio a julho fechou com uma alta de 3,4%.

Os números do varejo ampliado também foram revisados, mas com diferenças menores. Em junho a queda passou de 2,3% para 2,1%. Em maio, o crescimento de 3,15% foi reduzido para 3%. No trimestre de maio a julho o varejo ampliado fechou com alta de 1,9%.

Crescimento em cinco, de oito atividades pesquisadas

No varejo restrito, cinco das oito atividades acompanhadas pelo IBGE apresentaram queda. O destaque positivo foi o segmento de “outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que teve alta de 19,1%.

O segmento de “tecidos, vestuário e calçados” cresceu 2,8%, refletindo o aumento da mobilidade social. Quem também registrou crescimento foram os segmentos de “equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (0,6%), “hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (0,2%) e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (0,1%).

Já os segmentos que recuaram no volume de vendas foram “livros, jornais, revistas e papelaria” (-5,2%), “móveis e eletrodomésticos” (-1,4%) e “combustíveis e lubrificantes (-0,3%). No comércio varejista ampliado, as vendas de veículos, motos, partes e peças subiram 18%, enquanto as de material de construção caíram 4,7%.

Varejo cresce em 20 das 27 unidades da federação

Na comparação dos números de julho de 2021 com julho de 2020, a variação das vendas do comércio varejista foi positiva em 20, das 27 unidades da Federação. O destaque vai para Rondônia, que registrou um crescimento de 35,8%. Em seguida estão o Piauí (25,5%) e o Mato Grosso do Sul (18,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, os estados que registraram queda nas vendas foram Amazonas (-9,7%), Maranhão (-8,1%) e Ceará (-6,7%).

Se forem considerados os números do comércio varejista ampliado, 21 estados registraram alta. Nesse caso, o destaque é do Piauí, que cresceu 27,4%. Em seguida estão Mato Grosso do Sul (21,2%) e Rondônia (21,1%). Por outro lado, pressionando negativamente, estão Amazonas (-10,8%), Paraíba (-5,9%) e Maranhão (-5,1%).

Assista ao MyNews Investe, de segunda a sexta, a partir do meio-dia, no Canal MyNews

O post Varejo surpreende e cresce acima da expectativa, segundo IBGE apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Vai ficar mais fácil e barato enviar dinheiro para o exterior https://canalmynews.com.br/mynews-investe/vai-ficar-mais-facil-e-barato-enviar-dinheiro-para-exterior/ Fri, 10 Sep 2021 18:04:45 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/vai-ficar-mais-facil-e-barato-enviar-dinheiro-para-exterior/ Mudanças na regulamentação cambial também valem para quem vive no exterior e quer enviar dinheiro para o Brasil. Alterações foram publicadas pelo Banco Central

O post Vai ficar mais fácil e barato enviar dinheiro para o exterior apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) fizeram uma revisão e aperfeiçoaram a regulamentação cambial e de capitais internacionais. As novas regras vêm com uma série de novidades, desde mudanças na forma de transferir dinheiro para o exterior, até a entrada de novos players no mercado de câmbio.

De acordo com o BC, essas mudanças vão “aumentar a competição, a inclusão financeira e a inovação no setor”. As medidas também atendem à prioridade conferida pelo G20 para a melhora dos pagamentos internacionais no que se refere a custos, tempo, transparência e acesso. Também se inserem na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para que seus países membros proponham iniciativas para diminuir os custos das transferências pessoais.   

Todas as alterações foram publicadas na Resolução CMN nº 4.942 e pela Resolução BCB nº 137.

A primeira mudança diz respeito às remessas de dinheiro para outros países. A partir do dia 1 de outubro, será permitida, por meio da sistemática de eFX fornecida por instituição autorizada pelo Banco Central, a realização de transferências pessoais e de transferências de recursos entre contas de um mesmo titular de até US$ 10 mil. Além disso, transferências de valores menores vão poder ser feitas pelo cartão de crédito.

A lógica é a mesma de qualquer compra internacional feita pelo cartão. Se o banco oferecer o serviço, o cliente pode transferir o dinheiro pelo cartão de crédito, pagando o câmbio do dia. O valor creditado na conta de destino vai ser cobrado na fatura mensal do cartão. Com isso, o banco não precisa fazer uma operação de câmbio para cada remessa concluída.

O caminho contrário também é possível. Um brasileiro que esteja no exterior pode enviar dinheiro ao Brasil, desde que tenha uma conta vinculada ao cartão para que o dinheiro seja creditado.

Maior concorrência no mercado de câmbio

Essa não é a única novidade no mercado de câmbio. Outra nova regra diz que instituições de pagamento podem entrar nesse mercado a partir de setembro de 2022. Para isso, precisam pedir uma autorização no BC. No entanto, as IPs só poderão atuar em meios eletrônicos, para transações digitais; não podem operar com dinheiro em papel.

As instituições de pagamento também se juntam a outras modalidades que já tinham autorização para operar com câmbio e que agora vão poder realizar pagamentos e transferências internacionais usando contas no exterior de titularidade própria. Essa possibilidade era restrita a bancos, agora vale para corretoras de títulos e valores mobiliários, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, corretoras de câmbio e IPs.

Para o sócio da Monte Bravo, Rodrigo Franchini, essas mudanças democratizam o acesso ao mercado financeiro e podem reduzir os custos das transferências internacionais, já que aumentam a competitividade. “Quanto mais opções, melhor. Esse movimento financeiro de globalização de mercados vai ser cada vez mais constante, uma evolução inevitável, e ao mesmo tempo isso traz maior facilidades, mais entrantes no mercado e, consequentemente, menor custo para quem opera e para quem utiliza esse serviço”.

Facilidade para exportadores brasileiros

As novas regras também criam uma facilidade para o produtor brasileiro que exporta sua produção. Vai ser possível receber receitas de exportação, pagamentos, em conta mantida em seu nome em instituição financeira no exterior.  

Outra novidade beneficia estrangeiros e empresas não residentes. Foi criada a possibilidade de ter contas de pagamento pré-pagas em reais para efetuar pagamentos e recebimentos no Brasil, desde que a conta seja mantida em instituições autorizadas a operar em câmbio. O limite é de R$ 10 mil por transação.

Remessas de brasileiros no exterior batem recorde

O Banco Central divulgou números que mostram que no primeiro semestre de 2021, os brasileiros que vivem no exterior bateram o recorde de envio de dinheiro para o Brasil. O total de remessas chegou a US$ 1,89 bilhão.

Esse dinheiro veio principalmente dos Estados Unidos, do Reino Unido e de Portugal. São pessoas que se beneficiaram do real mais fraco para comprar imóveis ou fazer outro tipo de investimento aqui.

Veja a íntegra do MyNews Investe desta sexta-feira (10), com apresentação de Gabriela Lisbôa, no Canal MyNews

O post Vai ficar mais fácil e barato enviar dinheiro para o exterior apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Conta de luz fica mais cara em setembro https://canalmynews.com.br/economia/conta-de-luz-fica-mais-cara-em-setembro/ Sat, 28 Aug 2021 16:57:49 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/conta-de-luz-fica-mais-cara-em-setembro/ Valor do reajuste será definido na próxima semana. Com crise hídrica, aumento deve passar de 50%

O post Conta de luz fica mais cara em setembro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A conta de luz já está no nível mais alto: a bandeira vermelha com patamar 2. Esta é a tarifa mais cara cobrada dentro do sistema de bandeiras e permanecerá em vigor durante o mês de setembro. A decisão foi comunicada na sexta-feira (27) pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Além disso, a conta vai ficar ainda mais cara porque a bandeira tarifária será reajustada, mas o valor do aumento será decidido na próxima terça-feira (31).

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Sempre que a tarifa de energia é reajustada, antes de definir o valor, a Aneel faz uma consulta pública. Desta vez, a consulta foi aprovada pela diretoria da agência no mês de junho para propor dois cenários: manter a tarifa vermelha patamar 2 com o valor de R$ 9,492 por 100 kWh ou elevar o valor para R$ 11,5 por cada 100 kWh. O que representa um aumento de mais de 20%. No entanto, existe a possibilidade de um aumento ainda maior, que pode passar de 50%.

O aumento acontece por causa da crise hídrica, a maior no Brasil em mais de 90 anos. Devido à falta de chuva, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão abaixo do nível ideal, o que faz com que as usinas termelétricas tenham que funcionar – além de mais poluentes, elas são mais caras. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o aumento da tarifa serve para cobrir os custos.

No Jornal do MyNews desta sexta-feira, o engenheiro eletricista e diretor do Instituto Ilumina, Roberto D’Araújo, atribui a necessidade de reajuste à má administração e disse que o Brasil já deveria ter um plano de racionamento para evitar o risco de apagão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que a capacidade do país gerar energia vai ser insuficiente para atender toda a demanda a partir do mês de outubro. Ele também falou sobre a política ambiental do Governo Federal e sobre como isso impacta a conta de luz.

“É verdade que há uma crise hídrica, mas é verdade também que nós estamos esvaziando os reservatórios desde 2014, então nós estamos nessa situação porque estamos com a caixa d’água vazia. O desmatamento que ocorreu na Amazônia é uma certeza já dos especialistas em meio ambiente, que isso afeta os rios”.

Segundo D’Araújo, o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo, fica atrás apenas da Alemanha, mas pode tomar a primeira posição depois desse próximo aumento. Essa classificação é feita pela Agência Internacional de Energia.

Ao comprar a crise hídrica de 2021 com a de 2001, o engenheiro diz que o problema de 20 anos atrás é uma “brincadeira” perto do momento atual.

Este não é o primeiro reajuste do ano, essa mesma tarifa da bandeira vermelha patamar 2 vai ser reajustada pela quarta vez. No início de 2021 ela custava R$ 1,34. No mês de maio passou para 4,16 e no mês de junho para R$ 6,24 e em julho para R$ 9,49.

Entenda o sistema de bandeiras

O sistema de bandeiras nas tarifas de energia foi criado em 2015 para marcar o custo da produção energética no Brasil. São três tipos de bandeira que indicam o preço necessário para manter a oferta de energia:

Bandeira verde: Indica que a conta de luz não vai sofrer nenhum acréscimo, já que as condições estão favoráveis para a geração de energia. Esta bandeira entra em vigor quando as condições de chuva e os níveis dos reservatórios estão acima do nível e a demanda é suprida apenas pelas usinas hidrelétricas, que são mais baratas e menos poluentes.

Bandeira amarela: É o primeiro nível de taxa extra, a que tem valor menor. Ela indica que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e alerta os consumidores de que é preciso economizar.

Bandeira vermelha patamar 1: A taxa extra sobe um nível com a piora das condições de geração de energia.

Bandeira vermelha patamar 2: É o nível que o Brasil está neste momento. É a tarifa mais cara do sistema e indica que a geração de energia está mais cara. Isso acontece por causa das usinas termelétricas, que precisam ser acionadas para suprir a demanda.

O post Conta de luz fica mais cara em setembro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Brasil já vacinou metade da população com 1ª dose, mas imunizados são menos de 25% https://canalmynews.com.br/mais/brasil-ja-vacinou-metade-da-populacao-com-1a-dose-mas-imunizados-sao-menos-de-25/ Sat, 07 Aug 2021 14:28:29 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/brasil-ja-vacinou-metade-da-populacao-com-1a-dose-mas-imunizados-sao-menos-de-25/ Em sete meses de vacinação contra a covid, apenas 21% dos brasileiros já estão totalmente imunizados

O post Brasil já vacinou metade da população com 1ª dose, mas imunizados são menos de 25% apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo consórcio dos veículos de imprensa e mostram uma boa e uma má notícia. De um lado, 50,16% dos brasileiros já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid, o que equivale a mais de 106 milhões de pessoas. De outro lado, porém, apenas 21,22% da população já está completamente imunizada, seja com as duas doses ou com a dose única. Esse número representa quase 45 milhões de pessoas.

Foto de referência de vacinação. Foto:Unsplash
Foto de referência de vacinação. Foto:Unsplash

O número é considerado baixo, principalmente diante do avanço de novas variantes. Nesta sexta, a Fiocruz divulgou um alerta sobre o surgimento de novas variantes do coronavírus no Brasil. O texto também reforça a necessidade de se manter as medidas de distanciamento social e o uso de máscara em locais públicos, abertos ou fechados. O comunicado destaca a variante Delta, que tem alta transmissibilidade, e chama atenção para a urgência de se avançar com a vacinação.

O estado com o maior percentual de pessoas totalmente imunizadas é o Mato Grosso do Sul, que já vacinou 34,34% da população. Em seguida estão os estados do Rio Grande do Sul (27,97%), São Paulo (24,48%), Espírito Santo (22,73%) e Santa Catarina (21,97%), todos acima da média nacional.

O estado de São Paulo é o que aplicou a maior porcentagem de primeira dose, em relação ao total da população: 61,02%, são mais de 28 milhões de vacinas aplicadas. Quando esses números são somados às vacinas usadas na segunda dose, o estado chega a quase 40 milhões de doses aplicadas. É o estado que vacinou o maior número de pessoas.

Na outra ponta desta lista está o Amapá, que conta com apenas 11,76% da população vacinada com as duas doses, embora 48,57% já tenham tomado a primeira. Ao todo, 519.890 pessoas estão totalmente imunizadas no estado.

O consórcio de veículos da imprensa é formado pelos jornais O Globo, Extra, Folha de São Paulo e Estadão, além dos portais G1 e Uol. Os dados usados são os das secretarias estaduais de Saúde.

O post Brasil já vacinou metade da população com 1ª dose, mas imunizados são menos de 25% apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Vídeo mostra Pazuello negociando coronavac pelo triplo do preço https://canalmynews.com.br/politica/video-mostra-pazuello-negociando-coronavac-pelo-triplo-do-preco/ Sat, 17 Jul 2021 15:30:31 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/video-mostra-pazuello-negociando-coronavac-pelo-triplo-do-preco/ Negociação era 3 vezes mais cara que as doses produzidas no Instituto Butantan

O post Vídeo mostra Pazuello negociando coronavac pelo triplo do preço apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em uma reunião fora da agenda, no dia 11 de março, enquanto ainda era ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello teria negociado a compra de 30 milhões de doses da vacina Coronavac. Essa negociação teria sido feita com representantes da empresa catarinense World Brands, que faz comércio exterior. As doses, portanto, viriam da China e seriam compradas pelo triplo do preço cobrado pelo Instituto Butantan, que produz a coronavac no Brasil.

Em pronunciamento, à mesa, ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello na CPI da Pandemia. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, que teve acesso a um vídeo gravado no fim do encontro.

A reunião teria sido marcada pelo gabinete do então secretário executivo do ministério da Saúde, o coronel da reserva Elcio Franco e, apesar de contar com a presença do ex-ministro Pazuello, não foi registrada na agenda oficial.

A proposta apresentada pela World Brands oferecia cada dose de coronavac por 28 dólares. Dois meses antes da reunião, o Governo Federal já tinha anunciado a compra de 100 milhões de doses da mesma vacina por um custo de 10 dólares a dose, essa compra foi feita do Instituto Butantan. As vacinas produzidas na China custariam 18 dólares a mais por doses do que as produzidas no Brasil.

A demissão do general Pazuello foi anunciada quatro dias depois da reunião, em 15 de março.

Vídeo gravado depois da reunião

O vídeo obtido pela Folha de São Paulo mostra o clima de descontração entre o ex-ministro e os representantes da empresa depois da reunião. Pazuello afirma que já estaria com o memorando de entendimento assinado e se comprometeu a assinar o contrato de compra no menor tempo possível. Como resposta, um dos empresários que participaram da reunião, identificado apenas como John, agradece Pazuello pela oportunidade da parceria “com tanta porta aberta que o ministro nos propôs”. 

O vídeo contradiz o que Pazuello afirmou em depoimento à CPI da Covid. Quando questionado pelos senadores, ele afirmou que não tinha liderado negociações para a compra de vacinas e alegou que ministros não podem negociar diretamente com empresas, quem deve fazer essa negociação é o “nível administrativo”.

Segundo a Folha de São Paulo, três pessoas que acompanharam a reunião disseram que o vídeo foi gravado mesmo antes de Pazuello conhecer o preço da vacina. A ideia, naquele momento, seria fazer uma propaganda do ministro negociando vacinas, já que o governo estava sendo pressionado para comprar imunizantes. Depois da gravação, Pazuello teria sido alertado de que a proposta era incomum, acima do preço e que a empresa poderia não ser a representante oficial do fabricante da vacina. 

Pazuello nega acusações

Em nota publicada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, o ex-ministro Pazuello negou que tenha participado de qualquer tipo de negociação para a copra da vacina. Ele disse que “Enquanto estive como ministro da Saúde, em momento algum negociei aquisição de vacinas com empresários, fato que já foi reiteradamente informado na CPI da Pandemia e em outras instâncias judicantes”.

O post Vídeo mostra Pazuello negociando coronavac pelo triplo do preço apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Anvisa libera importação de Sputinik V e Covaxin, mas sob condições controladas https://canalmynews.com.br/politica/anvisa-libera-importacao-de-sputinik-v-e-covaxin-mas-sob-condicoes-controladas/ Sat, 05 Jun 2021 18:13:21 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/anvisa-libera-importacao-de-sputinik-v-e-covaxin-mas-sob-condicoes-controladas/ Apesar da liberação, agência não atesta segurança e eficácia e importação ainda pode ser suspensa

O post Anvisa libera importação de Sputinik V e Covaxin, mas sob condições controladas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Anvisa aprovou nesta sexta-feira (4) a importação em caráter excepcional de mais duas vacinas, a russa Sputunik V e a indiana Covaxin. A agência, porém, não garantiu eficácia e qualidade e, por isso, o uso ainda pode ser suspenso. A autorização vale apenas para lotes específicos, caso exista interesse importar novos lotes, novos pedidos deverão ser feitos.

No caso da Sputinik V, o pedido foi feito pelos estados que formam o Consórcio Nordeste: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Piauí e Pernambuco. A autorização foi dada para que sejam importadas um total de 928 mil doses, o que equivale a 1% da população de cada estado, o suficiente para que seja desenvolvido um estudo controlado para atestar a efetividade da vacina.

A aplicação só pode acontecer se forem cumpridas as condições estabelecidas pela Anvisa, como a importação, especificamente, de vacinas produzidas nas fábricas inspecionadas pela agência na Rússia e de uma análise que deve ser feita lote a lote para comprovar a ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade. Além disso, deverá ser feita a notificação de efeitos adversos graves em até 24 horas. Esses efeitos vão ser analisados pelas áreas de Fiscalização e Monitoramento da Anvisa.

A Covaxin é uma vacina que usa a mesma tecnologia da Coronavac. Neste caso, o pedido de importação foi feito pelo Ministério da Saúde e a Anvisa autorizou a importação de 4 milhões de doses, que só podem ser utilizadas em condições específicas. A primeira é de que todos os lotes importados tenham sido produzidos depois das adequações de boas práticas implantadas pela fabricante, a Bharat Biotech, a pedido da agência brasileira. Além disso, é preciso que seja apresentado um certificado de potência para todos os lotes e que sejam entregues dados referentes a dois meses de acompanhamento de segurança do estudo clínico de fase 3. A Fiocruz também deve inspecionar os lotes para avaliar aspectos de qualidade. As notificações de eventos adversos serão analisadas pelas áreas de Fiscalização e Monitoramento da agência. 

Depois que essas doses forem distribuídas, a Anvisa vai analisar os dados de monitoramento para decidir sobre possíveis novas importações. Caso o pedido de uso emergencial da Covaxin seja negado pela própria Anvisa ou pela OMS, a importação pode ser suspensa.

O post Anvisa libera importação de Sputinik V e Covaxin, mas sob condições controladas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dólar fecha a semana no menor valor desde junho de 2020 https://canalmynews.com.br/economia/dolar-fecha-a-semana-no-menor-valor-desde-junho-de-2020/ Sat, 05 Jun 2021 17:06:25 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/dolar-fecha-a-semana-no-menor-valor-desde-junho-de-2020/ Moeda norte-americana fechou a semana em queda, mas tendência para os próximos meses ainda não está clara

O post Dólar fecha a semana no menor valor desde junho de 2020 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nos últimos dias, o dólar engatou uma tendência de queda e a morda, que chegou a R$ 5,79 no dia 29 de março, fechou a sexta-feira cotada a R$ 5,03. A queda na semana foi de 3,38%. É o menor valor desde junho de 2020, quando um dólar chegou a valer R$ 4,88.

Essa queda é o resultado de uma sequência de dados positivos que impactaram a dinâmica da bolsa local. As contas públicas tiveram um superávit recorde no mês de maio e a dívida pública chegou a 86,7% do PIB, além disso, a previsão do PIB subiu de 3,2% para 3,5%, acima das expectativas. Isso fez com que o índice Ibovespa batesse a marca dos 130 mil pontos

De acordo com Fábio Passos, CIO da Indosuez, existem dois movimentos que devem ser observados em relação ao câmbio. O primeiro é uma valorização do Real impulsionada por fatores como a alta das commodities e a entrada de fluxo de empresas locais que tinham caixa fora do Brasil.

O segundo é um movimento de desvalorização do dólar frente às moedas emergentes, esse movimento é impulsionado por dados não tão positivos divulgados nos últimos dias nos Estados Unidos. Um deles é a baixa criação de empregos, o que frustrou as expectativas. Esse cenário reduz a possibilidade de aumento dos juros norte-americanos no curto prazo e, segundo Passos, “se os estímulos se mantêm, se a política monetária mais frouxa se mantém, ou seja, se o dólar mais fraco se mantém no resto do mundo, outras moedas emergentes acabam se apreciando e o Real está incluso nesta cesta”.

Sobre a possibilidade dessa tendência de queda se manter nos próximos dias, Passos analisa o cenário com os pés no chão.  Apesar das previsões que colocam a moeda abaixo dos R$ 5,00 nos próximos meses, ele diz que vê esse movimento com certo cuidado, primeiro por conta da velocidade: “não é razoável a gente ver um movimento tão forte e tão rápido. A gente não pode esquecer que até pouco tempo atrás o dólar estava a R$ 5,80 e a gente estava discutindo se ele ia para R$ 7,00 ou R$ 8,00, então não é razoável pensar que existe uma bipolaridade tão grande”. Passos também lembra que, mesmo que os riscos fiscais tenham diminuído, ainda existem muitos riscos no Brasil e o crescimento para o ano que vem não parece tão robusto, “e a gente não pode esquecer que 2022 é um ano de eleição, então eu iria devagar com o andor”, afirma.

O post Dólar fecha a semana no menor valor desde junho de 2020 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Para cientista político, arquivamento de caso Pazuello não fortalece Bolsonaro https://canalmynews.com.br/politica/para-cientista-politico-arquivamento-de-caso-pazuello-nao-fortalece-bolsonaro/ Sat, 05 Jun 2021 00:39:24 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/para-cientista-politico-arquivamento-de-caso-pazuello-nao-fortalece-bolsonaro/ O Exército publicou uma nota em que diz que a conclusão é de que o General Pazuello não participou de ato político e que, por isso, o procedimento seria arquivado

O post Para cientista político, arquivamento de caso Pazuello não fortalece Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Exército levou onze dias para analisar a situação do General Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde. No dia 23 de maio, o atual secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República participou de um ato político: junto com o presidente Jair Bolsonaro, subiu no palanque sem máscara e discursou. Segundo o regimento interno, oficiais da ativa não podem participar de atos políticos e um procedimento interno foi aberto para investigar a conduta do militar.

Na quinta-feira (3) o Exército publicou uma nota em que diz que a conclusão é de que o General Pazuello não participou de ato político e que, por isso, o procedimento seria arquivado. Isso significa que Bolsonaro tem o Exército no bolso? Para o cientista político da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rodrigo Prando, a resposta é não. Ele avalia que a decisão dos militares não dá mais força para o presidente, afinal, “aquilo que pode, em um primeiro momento, te fortalecer, no conjunto da obra enfraquece. Porque quando o presidente causa um mal-estar em uma instituição como as Forças Armadas, e em especial o Exército, isso não fortalece ninguém”.

Prando lembra que Bolsonaro já tem um histórico complexo com o Exército, foi desligado depois de um episódio de indisciplina, e que o caso Pazuello pode ser mais uma rachadura nessa relação.

O cientista político também avalia que, apesar de tentar demonstrar força, Bolsonaro está em um momento de fragilidade e isso ficou mais claro a partir do pronunciamento feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que vai vacinar toda a população adulta do estado até o fim de outubro. Segundo Prando, “o presidente se encontra fragilizado por causa da situação econômica, do atraso da vacina, da CPI e, por fim, da presença do ex-presidente Lula como potencial candidato para 2022. A situação de Bolsonaro não é nada confortável e ele sabe disso”.

O post Para cientista político, arquivamento de caso Pazuello não fortalece Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Manifestação termina em violência no Recife https://canalmynews.com.br/politica/manifestacao-termina-em-violencia-no-recife/ Sat, 29 May 2021 18:09:04 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/manifestacao-termina-em-violencia-no-recife/ Batalhão de Choque da Polícia Militar usou balas de borracha para dispersar protesto contra Jair Bolsonaro

O post Manifestação termina em violência no Recife apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Manifestantes realizaram um ato contra o presidente Jair Bolsonaro no Recife, em Pernambuco. A manifestação começou por volta das 9 horas da manhã deste sábado (29). Com máscaras e distribuição de álcool gel, eleitores se uniram às centrais sindicais, movimentos estudantis e sociais para fazer uma caminhada pelas ruas do centro da cidade e pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A manifestação aconteceu de forma pacífica até o fim da manhã, quando os manifestantes foram surpreendidos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os policiais usaram spray de pimenta e balas de borracha para dispersar as pessoas que, apresar de reunidas, tentavam manter o distanciamento. Além de policiais e viaturas, o helicóptero da Secretaria de Defesa Social também foi usado na operação.

Por causa do risco de contaminação, um decreto estadual proíbe aglomerações e o Ministério Público Estadual recomendou na sexta-feira (28), que o protesto fosse cancelado.

Há relatos de manifestantes feridos. No Twitter, pessoas que participaram da manifestação postaram vídeos que mostram a ação policial.

O vereador Ivan Moraes (PSOL/PE), publicou um vídeo onde diz que a ação policial começou no momento em que a manifestação chegava ao fim. Ele diz que o movimento estava acontecendo de forma pacífica, com máscara e distanciamento:

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB/PE) publicou um vídeo onde nega que a ordem para a ação policial tenha partido do governador Paulo Câmara (PSB/PE).

O post Manifestação termina em violência no Recife apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Eleição no Peru segue indefinida e “Bolsonaro peruano” tem chances de segundo turno https://canalmynews.com.br/mais/eleicao-no-peru-segue-indefinida-e-bolsonaro-peruano-tem-chances-de-segundo-turno/ Tue, 13 Apr 2021 17:29:01 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/eleicao-no-peru-segue-indefinida-e-bolsonaro-peruano-tem-chances-de-segundo-turno/ Apenas o sindicalista Pedro Castillo está garantido no segundo turno e última vaga é disputada por três nomes

O post Eleição no Peru segue indefinida e “Bolsonaro peruano” tem chances de segundo turno apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Os últimos dias foram de eleições no Equador e no Peru – dois países que enfrentam situações críticas em relação à pandemia.

No Peru, o caos no sistema de saúde e o medo de se contaminar fez com que muitos decidissem ficar em casa e não sair para votar. O alto índice de indecisos, que chegou a 40% uma semana antes das eleições, e o alto número de candidato, 18, favoreceu uma divisão apertada de votos, e algumas surpresas.

Nesta terça-feira (13), o resultado de 95% das urnas já foi apurado e o candidato mais votado é o sindicalista Pedro Castillo, que não aparecia entre os favoritos, e Keiko Fujimori, filha do ex-presidente e ditador Alberto Fujimori, aparece em segundo lugar. Todavia, apenas Castillo está garantido no segundo turno e Keiko disputa a última vaga com Rafael López Aliaga e Hernando de Soto.

Aliaga é conhecido como o “Bolsonaro peruano”. Ele é membro da Opus Dei, pratica o celibato e diz usar o cilício para conter seus desejos físicos. Enquanto isso, o candidato considerado favorito durante as pesquisas, o populista Yonhy Lescano, aparece em quinto lugar.

No Equador, país que já teve cinco ministros da saúde nessa pandemia, a votação já foi em segundo turno. O resultado deu a vitória para o candidato da direita Guillermo Lasso, com cinco pontos de vantagem. No Twitter, ele agradeceu aos equatorianos pela vitória. Já o candidato da esquerda, Andrés Arauz, reconheceu a derrota e telefonou para Lasso para dar os parabéns.

Lasso tem 65 anos, é ex-banqueiro, conservador, representante da direita considerada tradicional. Essa foi a terceira vez que ele concorreu para a presidência do Equador.

O post Eleição no Peru segue indefinida e “Bolsonaro peruano” tem chances de segundo turno apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro conversa com Putin e pode autorizar compra da Sputinik V https://canalmynews.com.br/politica/bolsonaro-conversa-com-putin-e-pode-autorizar-compra-de-sputinik-v/ Wed, 07 Apr 2021 15:15:20 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/bolsonaro-conversa-com-putin-e-pode-autorizar-compra-de-sputinik-v/ Imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa; Consórcio do Nordeste já tem acordo para compra de 37 milhões de doses

O post Bolsonaro conversa com Putin e pode autorizar compra da Sputinik V apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente Jair Bolsonaro conversou nesta terça-feira (6) com o líder russo, Vladimir Putin, sobre a possível compra de dez milhões de doses da vacina Sputinik V. De acordo com a secretaria de Comunicação Social do governo, a conversa aconteceu por telefone e foi acompanhada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barras Torres e pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

A Sputinik V começou a ser produzida no Brasil em janeiro no Distrito Federal e em São Paulo, duas unidades da União Química, uma empresa brasileira que é parceira do Fundo Russo de Investimento Direto. O primeiro lote ficou pronto no dia 30 de março. Apesar disso, o governo federal ainda não tinha se manifestado sobre a compra.

Essa vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa para uso emergencial, o pedido já foi feito, mas segue em análise. Uma comitiva da agência vai fazer uma viagem para a Rússia para avaliar as condições de fabricação, mas a data da excursão ainda não foi divulgada.

A vacina russa já está sendo usada por outros países, como a Argentina, que em dezembro anunciou a compra de mais de 20 milhões de doses.

O Consórcio do Nordeste, grupo criado por governadores nordestinos, já fechou contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra de 37 milhões de doses da Sputinik V. Estados e municípios têm autorização para importar vacinas que já tenham sido aprovadas por agências reguladoras de outros países.

Aumento na taxa de mortalidade

O Observatório Covid-19 da Fiocruz divulgou um dado alarmante. Além de o contágio estar acelerado no Brasil, o país teve aumento da taxa de letalidade da doença. No fim de 2020, essa taxa era de 2%. No início de 2021, passou para 3,3%. Agora está batendo 4,2%. De acordo com a Fiocruz, o que provocou esse aumento é a lotação dos hospitais, que faz com com que muitas pessoas acabem morrendo sem conseguir atendimento médico ou vaga na UTI.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Araraquara, o lockdown severo de dez dias já apresenta resultados. A cidade não registrou mortes causadas pela covid-19 pelo segundo dia consecutivo. Além disso, teve uma redução de 33% no número de casos registrados em março, em relação a fevereiro. A ocupação de leitos de UTI e leitos de enfermaria na cidade também caiu — dos 178 internados, 98 são de outras cidades que não fizeram lockdown.

O post Bolsonaro conversa com Putin e pode autorizar compra da Sputinik V apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Vacina cubana passa para última fase de testes em humanos https://canalmynews.com.br/mais/vacina-de-cuba-passa-para-ultima-fase-de-testes/ Wed, 24 Feb 2021 13:54:44 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/vacina-de-cuba-passa-para-ultima-fase-de-testes/ Governo pretende produzir 100 milhões de doses em 2021 para imunizar todos os moradores e turistas que forem para a ilha

O post Vacina cubana passa para última fase de testes em humanos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Instituto Finlay de Vacinas, que tem sede em Havana, anunciou que uma das quatro vacinas contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas em Cuba vai passar para a terceira fase de testes clínicos no mês de março. Nesta última etapa de testes em humanos, 150 mil voluntários vão ser vacinados em Cuba e no Irã, mas o México já mostrou interesse e também pretende participar desta nova etapa.

Cientistas do Instituto Finlay de Vacinas com doses do imunizante cubano contra a covid-19, Soberana 2
Cientistas do Instituto Finlay de Vacinas com doses do imunizante cubano contra a covid-19, Soberana 2. Foto: Reprodução IFV (Redes Sociais).

A vacina em questão é a Soberana 2, que deve ser administrada em três doses com intervalo de duas semanas entre cada uma. Nas fases anteriores, ela já comprovou a capacidade de criar uma resposta imunológica contra o vírus, impedindo a ligação do causador da doença com as células.

Segundo Vicente Vérez, diretor do instituto e chefe da equipe que desenvolve a vacina, a intenção do governo cubano é produzir 100 milhões de doses até o fim do ano e vacinar todos os 11 milhões de cubanos que vivem na ilha, além dos turistas que chegarem ao país. Esta é uma estratégia que pretende alavancar o turismo e ajudar na recuperação da economia. Cuba passa pela maior crise econômica desde o fim da União Soviética, impulsionada pelas sanções importas pelos Estados Unidos e agravada pela pandemia.

Cuba conseguiu controlar a primeira onda de casos com lockdown e multa para quem circulasse sem autorização, mas enfrenta uma situação mais grave na segunda onda. O número de casos começou a subir em novembro, quando os voos internacionais foram retomados, depois de sete meses de suspensão. Hoje, a ilha enfrenta uma média diária de 894 novos casos. Até esta terça-feira (23), 304 mortes tinham sido confirmadas no país por covid-19.

Para quem já pensa em viajar para a ilha de Fidel Castro e Che Guevara para se imunizar, a dica é pensar bem no planejamento. O governo cubano pretende exigir que turistas passem por uma quarenta, isso somado ao tempo de intervalo entre as doses, sendo preciso ficar na ilha por, pelo menos, dois meses.

O post Vacina cubana passa para última fase de testes em humanos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Suprema Corte dos EUA libera acesso às declarações fiscais de Trump https://canalmynews.com.br/mais/suprema-corte-dos-eua-libera-acesso-as-declaracoes-fiscais-de-trump/ Tue, 23 Feb 2021 16:19:41 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/suprema-corte-dos-eua-libera-acesso-as-declaracoes-fiscais-de-trump/ Procuradoria de Nova York também vai ter acesso a registros feitos pelos contadores do ex-presidente

O post Suprema Corte dos EUA libera acesso às declarações fiscais de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o procurador federal de Nova York, Cyrus Vance Jr, a obrigar Donald Trump a entregar todas as declarações fiscais necessárias para uma investigação de sonegação de impostos que também envolve pagamentos para comprar o silêncio de duas mulheres sobre supostos casos sexuais.

As mulheres em questão são a atriz pornô Stormy Daniels e a modelo Karen McDougal. O ex-presidente nega a sonegação e os casos sexuais.

Donald Trump, alvo de processo de impeachment nos EUA
Donald Trump, alvo de processo de impeachment nos EUA.
(Shealah Craighead/The White House)

Vance Jr pede acesso às declarações fiscais de Trump desde 2019, mas só agora o tribunal emitiu uma decisão. Antes, Trump dizia que essa investigação era uma caça às bruxas porque ele estava na Casa Branca. Desta vez, sem Twitter, ele ainda não se manifestou.

A decisão dos magistrados diz que os documentos não devem se tornar públicos, mesmo assim, são um passo importante na investigação. Além de ter acesso às declarações de impostos de Trump, os promotores terão acesso aos registros dos contadores do ex-presidente, documentos que podem ajudar a dar uma imagem mais completa de suas finanças.

Segundo o jornal The New York Times, quando os promotores de Nova York conseguirem examinar as declarações de impostos federais de Trump, vão descobrir um verdadeiro guia prático para ficar rico enquanto perde milhões de dólares e paga pouco ou nenhum imposto de renda.

No ano passado, o jornal divulgou que Trump pagou apenas 750 dólares de imposto nos anos 2016 e 2017. Além dessa investigação, Trump também enfrenta uma auditoria da receita federal e pode ter que pagar uma restituição de US$ 72 milhões.

O post Suprema Corte dos EUA libera acesso às declarações fiscais de Trump apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Secretário-geral da ONU condena violência em Mianmar https://canalmynews.com.br/mais/secretario-geral-da-onu-condena-violencia-contra-protestos-em-mianmar/ Mon, 22 Feb 2021 14:46:29 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/secretario-geral-da-onu-condena-violencia-contra-protestos-em-mianmar/ População foi para as ruas protestar contra golpe militar e pela soltura de presos políticos

O post Secretário-geral da ONU condena violência em Mianmar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o uso da violência por parte das forças armadas de Mianmar contra manifestantes que tomam as ruas desde a semana passada no país.

Secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou violência em Mianmar. Foto: UNclimatechange

Pelas redes sociais, Guterres disse que condena o uso de violência em Mianmar e que “o uso de força letal, intimidação e assédio contra manifestantes pacíficos é inaceitável. Toda pessoa tem direito à reunião pacífica. Apelo a todas as partes para que respeitem os resultados das eleições e voltem ao governo civil”.

A violência militar teve uma escalada durante o fim de semana, principalmente no sábado (20) quando duas pessoas morreram.

O golpe militar em Mianmar aconteceu no dia 1º de fevereiro, quando o exército tomou o Parlamento sob o argumento de que houve fraude nas eleições do ano passado. Além de tomar o poder, os militares prenderam opositores políticos, entre eles, a Nobel da Paz San Suu Kyi.

Neste fim de semana, os protestos se intensificaram. O estopim foi a morte de uma manifestante de 20 anos, que foi atingida por um tiro de metralhadora na cabeça. Ela chegou a ser levada para o hospital, mas morreu na sexta-feira. A estudante foi a primeira manifestante morta e acabou se tornando uma espécie de mártir do movimento. A irmã dela pediu que as pessoas não deixassem de protestar e a população atendeu.

Os protestos continuaram na sexta-feira e provocaram reação ainda mais violenta no sábado. As pessoas foram para as ruas com cartazes que pediam a desobediência civil, uma forma de desmoralizar o governo militar que tomou o poder, e a liberação de presos políticos. O exército revidou, segundo a imprensa local, com tiros com munição de verdade, muitos manifestantes foram presos. 

Como aconteceu nos dias que seguiram o golpe, o país ficou sem internet, sem acesso às redes sociais, mas isso não atrapalhou a articulação dos protestos, as pessoas foram para as ruas mesmo assim.

Até o momento, 520 pessoas foram presas em Mianmar entre manifestantes e líderes políticos, segundo a associação que ajuda a presos políticos do país.

Os protestos devem continuar nesta segunda-feira. O relator especial da ONU para Mianmar, Tom Andrews, também se manifestou pelas redes sociais. Ele disse que ficou  horrorizado com a morte dos dois manifestantes.

“De canhões de água a balas de borracha e gás lacrimogêneo e agora tropas reforçadas a disparar à queima-roupa contra manifestantes pacíficos. Essa loucura tem que acabar

O post Secretário-geral da ONU condena violência em Mianmar apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Embaixador italiano no Congo morre em ataque a comboio da ONU https://canalmynews.com.br/mais/embaixador-italiano-no-congo-morre-em-ataque-a-comboio-da-onu/ Mon, 22 Feb 2021 13:11:14 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/embaixador-italiano-no-congo-morre-em-ataque-a-comboio-da-onu/ Luca Attanasio estava no cargo desde 2018. Ele acompanhava uma missão do Programa Mundial de Alimentos

O post Embaixador italiano no Congo morre em ataque a comboio da ONU apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O embaixador italiano na República Democrática do Congo, Luca Attanasio, de 44 anos, morreu nesta segunda-feira (22) em um ataque promovido a um comboio da ONU no Leste do Congo.  O ataque aconteceu por volta das 9 horas da manhã no horário local, madrugada no Brasil. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Parque Nacional de Virunga, local do ataque. Além do embaixador, morreram outras duas pessoas, um policial que fazia a escolta do diplomata e uma terceira pessoa, ainda não identificada.

Embaixador italiano no Congo, Luca Attanasio, morreu em um ataque nesta segunda-feira (22). Foto: redes sociais.

O porta-voz do Parque Nacional disse que o ataque foi parte de uma tentativa de sequestro de funcionários da ONU. O embaixador viajava em um comboio do PMA, o Programa Mundial de Alimentos, junto com o Chefe da Delegação da União Europeia.

De acordo com a imprensa italiana, quando o comboio foi atacado, o diplomata foi ferido e sequestrado. Os guardas de Virunga imediatamente iniciaram uma operação para libertá-lo, mas quando ele foi resgatado, Luca Attanasio estava morto.

Ainda não há informações sobre a autoria ou a motivação do ataque. Além de sofrer com constantes surtos de Ebola, a República Democrática do Congo também enfrenta, desde os anos 1990, a violência de grupos armados nacionais e estrangeiros. Muitos grupos armados operam na região das montanhas de Virunga, entre o Congo, Ruanda e Uganda, e costumam ter como alvo os guardas florestais do parque.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Itália, Luigi Di Maio, disse que todos os esforços estão concentrados para esclarecer o que aconteceu: “hoje o Estado chora a perda de dois de seus filhos exemplares e se reúne em torno das famílias, seus amigos e colegas”.

Luca Attanasio era um dos mais jovens embaixadores da Itália no mundo. Com uma carreira dedicada às negociações de paz, estava no Congo desde 2017, onde chefiava uma missão em Kinshasa, mas já tinha passado por outros países como Suíça, Nigéria e Marrocos.Em outubro, o embaixador ganhou ou prêmio Nassiriya pela Pace, pelo compromisso com a garantia da paz entre os povos e por ter contribuído para a realização de importantes projetos humanitários.

O embaixador era casado e tinha três filhos.

O post Embaixador italiano no Congo morre em ataque a comboio da ONU apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Lira convoca deputados para discutir prisão de Daniel Silveira https://canalmynews.com.br/politica/lira-convoca-deputados-para-discutir-prisao-de-daniel-silveira/ Wed, 17 Feb 2021 15:37:31 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/lira-convoca-deputados-para-discutir-prisao-de-daniel-silveira/ Deputado bolsonarista foi preso em flagrante nesta terça-feira depois de publicar um vídeo com ofensas aos ministros do STF

O post Lira convoca deputados para discutir prisão de Daniel Silveira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou uma reunião extraordinária da mesa diretora da Câmara para esta quarta-feira (17), às 13 horas. Em seguida, Lira deve se reunir com o Colégio de Líderes para discutir e analisar a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL – RJ).

Silveira foi preso em flagrante depois de publicar um vídeo com ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em um trecho, ele diz que já tinha imaginado várias vezes o ministro Edson Fachin levando uma surra e que qualquer cidadão que imaginasse Fachin levando uma surra com um gato morto não estaria cometendo crime. No vídeo, o deputado fez ataques nominais, também, aos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Marco Aurélio Melo, Gilmar Mendes e o próprio Alexandre de Moraes.

Como ocupa o cargo de deputado federal, Daniel Silveira possui imunidade parlamentar. Um deputado só pode ser preso em flagrante e, mesmo assim, a prisão precisa ser aprovada pelo plenário por maioria simples, os deputados também podem decidir pela soltura do colega. É essa discussão que Lira pretende começar no início da tarde.

O ministro Alexandre de Moraes justificou que a prisão seria em flagrante porque o vídeo ainda estava no ar, sendo exibido, ou seja, o crime ainda estava acontecendo. Esta é a primeira crise que o novo presidente da Casa vai ter de enfrentar. Ele pode se alinhar ao presidente Jair Bolsonaro e dar sustentação a um deputado que verbalizou algo que na verdade faz parte da estratégia palaciana de manter sua base ideológica unida. Nesse caso, compra briga com o Supremo Tribunal Federal que, inclusive, tem processos contra ele na gaveta. Outra opção de Lira é manter a prisão e ficar bem com os ministros togados, mas se indispor com Jair Bolsonaro.

Logo depois da prisão, Lira se manifestou nas redes sociais. No Twitter, ele publicou que a posição da Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo. Ou seja, ele tenta despersonalizar a decisão que precisa realmente ser avaliada pelo plenário, pelos 513 deputados. Na sequência, ele fala em conduzir o processo com serenidade e consciente das suas responsabilidades com a instituição e com a democracia, fazendo um aceno ao STF de que se comportará como um chefe de poder, não como um chefe de poder que chegou lá pelas mão do presidente Bolsonaro.

Tweet de Lira sobre Daniel Silveira

O post Lira convoca deputados para discutir prisão de Daniel Silveira apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mulher se recupera de Covid-19 no aniversário de 117 anos https://canalmynews.com.br/mais/mulher-117-anos-curada-covid-19/ Wed, 10 Feb 2021 14:51:01 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/mulher-117-anos-curada-covid-19/ Segunda pessoa mais velha do mundo, Irmã André se preocupou em não contaminar outras pessoas e em manter sua rotina

O post Mulher se recupera de Covid-19 no aniversário de 117 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
No mundo inteiro, já são quase 60 milhões de pessoas que venceram a Covid-19. Mas entre tantas pessoas, uma merece um destaque – e uma comemoração – especial. É uma freira francesa chamada Licile Randon, mais conhecida como Irmã André. Ela é considerada a pessoa mais velha da Europa e confirmou a cura dois dias antes de completar 117 anos! O detalhe é que ela não teve sintomas ou qualquer tipo de complicação.

Freira francesa Licile Randon, conhecida como Irmã André, curada da Covid-19 aos 116 anos.
Freira francesa Licile Randon, conhecida como Irmã André, curada da Covid-19 aos 116 anos. Foto: Reprodução Redes Sociais (St. Mary’s RC Church).

Irmã André nasceu na cidade de Alés, no sul da França, no dia 11 de fevereiro de 1904. Ela passou por duas guerras mundiais, viu o pontificado de 10 papas e viveu uma série de outros acontecimentos que a maioria de nós só conheceu nos livros de história. Aos 19 anos se converteu ao catolicismo e aos 40 decidiu entrar para uma organização religiosa chamada Filhas da Caridade. Por 28 anos cuidou de órfãos e idosos no Hospital de Vichy.

Hoje Lucile mora na casa de repouso Sainte Catherine Labouré, na cidade de Toulon, onde 80 idosos foram contaminados pelo coronavírus (dez morreram). 

Os trabalhadores da casa contaram à imprensa local que enquanto estava doente, a freira ficou confinada no quarto e que ela não estava com medo, mas tinha duas preocupações:

Primeiro com a saúde das outras pessoas da casa, ela não queria contaminar ninguém. A segunda era se ela teria que mudar os horários de comer e dormir por causa da doença. Afinal, aos 117 anos, ela já está acostumada com a rotina…

Além de mais velha da Europa, Lucile é a segunda pessoa mais velha do mundo. A primeira é a japonesa Kane Tanaka, que tem 118 anos e nasceu no dia 2 de janeiro de 1903.

O post Mulher se recupera de Covid-19 no aniversário de 117 anos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O que significa um Banco Central autônomo? https://canalmynews.com.br/economia/banco-central-autonomo/ Tue, 09 Feb 2021 14:55:55 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/banco-central-autonomo/ Pauta sugere independência entre o BC e o Governo Federal

O post O que significa um Banco Central autônomo? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A autonomia do Banco central é um assunto que está em discussão desde os anos 90, época do governo Fernando Henrique Cardoso. Agora, quase 30 anos depois, a pauta deve entrar em votação na Câmara dos Deputados – o texto já foi aprovado pelo Senado e precisa de uma maioria simples para virar lei.

Vamos tentar deixar o economês de lado para ficar mais fácil entender o que é um Banco Central autônomo.

Primeiro: o que é o Banco Central? Não é um banco como outro qualquer onde você pode abrir uma conta ou fazer investimentos. É uma autarquia do Governo Federal que cuida, gerencia toda a política monetária do Brasil.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante coletiva.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante coletiva. Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil).

Além de controlar a quantidade de moeda em circulação e decidir quando vão ser impressas mais notas, o BC tem outras funções, como garantir que a meta da inflação seja atingida. O Conselho Monetário Nacional, Copom, define a meta da inflação e o Banco Central trabalha para cumprir essa meta. Para isso, o presidente do BC vai usar as ferramentas que dispõe, como a taxa de juros, a Selic, que pode aumentar ou diminuir para que a inflação fique dentro do planejado.

Então, o que significa um BC autônomo?

Significa que o presidente do banco vai poder cuidar da política monetária brasileira sem ter que subordinar as decisões ao governo. O presidente do Banco Central deixa de ser um subordinado do Presidente da República e passa a atuar com independência. Ele também passa a ter um mandato fixo de quatro anos, não pode ser demitido. Esse mandato é alternado com o do Presidente da República – o que pode garantir a continuidade da política monetária e elimina qualquer possibilidade de interferência política para fins eleitoreiros.

Muitos consideram que o Banco Central já é autônomo, afinal, o presidente do BC já pode tomar decisões sem consultar o Presidente da república. Mas o que está em discussão no congresso é uma autonomia formal, garantida por lei, como já acontece em outros países, como Estados Unidos e Alemanha.

O post O que significa um Banco Central autônomo? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com atraso de 7 horas, Bayern chega ao Qatar para jogar Mundial https://canalmynews.com.br/mais/mundial-de-clubes-bayern-de-munique/ Mon, 08 Feb 2021 13:05:35 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/mundial-de-clubes-bayern-de-munique/ O time de Munique é favorito ao título, mas para chegar à final deve primeiro enfrentar o Al Ahli, do Egito, e o cansaço

O post Com atraso de 7 horas, Bayern chega ao Qatar para jogar Mundial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que, para os alemães, as regras são levadas à sério e, como diz um ditado popular por lá, não existe salsicha extra. Quer dizer, as regras existem e devem ser cumpridas por todos, sem exceções. Valem, até mesmo, para o time de futebol campeão da Europa que precisa viajar ao Qatar para disputar o Mundial de Clubes da Fifa. Cartão vermelho para o Bayern de Munique.

O time estava em Berlin, onde jogou contra o Herta uma partida válida pela Liga Alemã, a Bundesliga. O jogo foi antecipado em algumas horas para que o time tivesse tempo de chegar ao aeroporto para pegar o voo fretado para Doha, a capital do Qatar. Mas é aí que entra a necessidade de cumprir a regra… A lei diz que nenhum avião pode decolar entre meia-noite e 7 horas da manhã.

Bandeira do time alemão Bayern de Munique.
Bandeira do time alemão Bayern de Munique. Foto: Hippopx (Domínio Público).

O voo estava marcado para 23h15, mas o avião precisou passar por um procedimento extra por causa da neve e isso fez com que a decolagem atrasasse. A aeronave ficou pronta às 23:59, mas o procedimento de decolagem levaria mais de um minuto, ou seja, o avião deixaria o solo poucos minutos depois da meia-noite, fora do horário estabelecido pela regra. Resultado: decolagem proibida.

Os jogadores tiveram que ficar no avião enquanto a diretoria tentava negociar com as autoridades. O problema é que o “jeitinho” não funciona em terras alemãs. A decolagem só foi autorizada quando deu o horário permitido, 7 horas da manhã. Mas aí surgiu outro problema, mais uma regra. Assim como os jogadores, a tripulação também passou a noite no avião, o que fez com o tempo de trabalho dentro da aeronave excedesse o limite. Sem uma equipe para substituir, o voo precisou fazer escala em Munique para que uma nova tripulação assumisse.

Sete horas depois, o Bayern desembarcou no Qatar e deve jogar com o Al Ahli, do Egito, nesta segunda-feira (8), às 15 horas, no horário de Brasília. A expectativa é de goleada, se o time vencer o cansaço e respeitar as regras.

O post Com atraso de 7 horas, Bayern chega ao Qatar para jogar Mundial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Malta: uma ilha de cinema! https://canalmynews.com.br/gabriela-lisboa/malta-uma-ilha-de-cinema/ Sat, 06 Feb 2021 20:01:50 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/malta-uma-ilha-de-cinema/ Arquipélago no Mediterrâneo já foi cenário para mais de uma centena de filmes e séries

O post Malta: uma ilha de cinema! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Eu adoro cinema! E quem não gosta? Imagine, então, a minha surpresa quando cheguei em Malta e descobri que a dona da casa onde eu iria me hospedar tinha sido figurinista de Gladiador, Tróia e outros 22 filmes e séries entre 1972 e 2014.

Dona Yvonne Cousin é uma viúva de 81 anos e tem um álbum de fotografias de dar inveja. No primeiro dia ela me mostrou fotos com Joaquin Phoenix, Angelina Jolie e dezenas de astros. Foi só aí que eu descobri que a ilha já foi cenário para mais de 100 filmes e séries!

Muita gente com quem eu converso nunca ouviu falar sobre Malta, então me deixa falar um pouco sobre esse pequeno paraíso antes de falar de cinema… Malta é uma ilha, na verdade um arquipélago, bem pequena, pouco mais de 300km² e com 400 mil habitantes. Hoje é um país independente, parte da União Europeia, mas foi colônia britânica até 1964. Por isso, o inglês é a língua oficial, junto com o maltês.

Vista da capital Valeta, a partir da vila Sliema, na costa leste da ilha mediterrânica.
Vista da capital Valeta, a partir da vila Sliema, na costa leste da ilha mediterrânica. Foto: J. Victor (Flickr – Domínio Público).

Em mais de 7 mil anos de história, a ilha foi dominada por diferentes povos: fenícios, árabes, romanos, franceses, espanhóis e, claro, britânicos, entre outros.  Por todos os lados existem construções e ruínas de todas essas culturas, prato cheio para quem procura cenários de época, isso sem contar nas praias… Acho que dizer que são cinematográficas é uma pieguice permitida!

As principais praias já foram bem exploradas pelo cinema. Quem não se lembra do filme A Lagoa Azul, clássico dos anos 80? Pois bem, algumas cenas foram gravadas na Blue Lagoon, em Comino, uma ilha que faz parte do arquipélago. Acredite: a água é exatamente como aparece no filme, transparente, com areia branca, um sonho! Para chegar lá você só precisa pegar o ferry no porto de Cirkewwa. Dá uns 30 minutos de viagem e o meu conselho é chegar cedo. A praia fica lotada perto do meio-dia. Eu peguei o primeiro ferry, às 9 horas no verão, e fiquei praticamente sozinha lá a manhã toda. Comino também foi cenário de outro filme: O Conde de Monte Cristo, de 2002. A bastilha onde o conde ficou preso continua lá.

Voltando a falar em dona Yvonne, uma das figuras recorrentes no álbum de fotografias é Brad Pitt, que esteve por lá em 2004 para gravar Tróia. O cenário foi o Fort Ricasoli, um complexo militar do século 17. Muitas construções na região são até mais antigas que Tróia, mas a produção achou melhor construir uma cidade cenográfica em uma área de 40.500m² dentro do forte.  Esse forte é quase um vilarejo e quem também apareceu por lá foi Rusell Crowe, no ano 2000, para gravar cenas do Gladiador.

Brad Pitt ainda voltou à Malta – e encontrou D. Yvonne – para gravar Guerra Mundial Z e À Beira Mar, filme dirigido pela então esposa Angelina Jolie, em que os dois fazem o papel de um casal em crise. Durante as filmagens, a família toda ficou na ilha de Gozo, em uma casa de pedra alugada perto das 3 locações: um restaurante, um hotel e uma praia chamada Mgarr ix-Xinin Bay. Inclusive, essa praia foi fechada para as gravações. Gozo é uma ilha menor do que Malta, mas maior do que a vizinha Comino – as duas são bem próximas e você chega em Gozo do mesmo jeito que chega em Comino.

Se você perguntar para D. Yvonne qual é o filme em que ela mais gostou de trabalhar, ela nem pisca antes de responder, é O Expresso da Meia-noite, de 1978. E ainda conta, toda orgulhosa, que ficou amiga do diretor, Alan Parker. E isso é verdade, ele esteve na ilha durante minha viagem para um festival de cinema e ficou feliz em reencontrá-la.

Yvonne Cousin ao lado do cineasta Alan Parker.
Yvonne Cousin ao lado do cineasta Alan Parker. Foto: Reprodução (Redes Sociais).

Provavelmente você não lembre, mas em 1979 uma jovem promessa chamada Robin Williams gravou seu primeiro longa metragem, Popeye. E adivinha onde foi construída a pequena cidade em que os personagens viviam? Exatamente, em Malta. A Popeye Village ainda existe. Os próprios moradores assumiram a conservação das casinhas coloridas feitas em madeira, uma vila de pescadores que virou um parque aquático com entrada gratuita. E você ainda pode encontrar os personagens da turma do Popeye e assistir filmes e desenhos animados. Tem até um documentário que conta como o lugar foi construído.  O interessante é que a ilha não tem madeira, o material foi importado e tudo foi feito em 6 meses. A vila só não abre no inverno, no mês de dezembro. O filme não foi um sucesso, mas a vila merece uma visita.

Malta foi cenário para muitas outras produções, como o Código Da Vinci, Fúria de Titãs e The Crown. Mas os lugares que eu mais gostei de ver foram os que serviram de cenário para Game of Thrones. Dá pra se sentir uma Stark andando pelas ruas estreitas da cidade medieval Mdina, a antiga capital da ilha. A emoção já começa no portão da cidade, cenário de Porto Real. Do lado de dentro você ainda vai encontrar uma casa bem familiar… É o bordel do Lord Baelish, que fica na Piazza Mesquita. Mdina parou no tempo. A cidade, que tem o melhor bolo de chocolate da ilha, é chamada de cidade silenciosa, e é silenciosa mesmo! Tive a impressão que todo mundo sussurra por lá. Eu fui à tarde e fiquei até a noite, quando a iluminação dá um charme especial às casas de pedra. Se você pretende jantar por lá, prepare-se! Os restaurantes são ótimos, mas caros.

A produção de GOT também usou o Fort Ricasolli e o Convento Dominicano. Mas a locação mais bonita, sem dúvidas, é a Azure Window, que fica em Gozo. Lá foi gravado o casamento de Daenerys Targaryen e Khal Drogo. A má notícia é que a rocha de 50 metros em forma de arco, uma janela para o mar, entrou em colapso e desabou em 2017. Mesmo assim, ainda vale a visita, apesar da água ser absurdamente gelada.

E se você ainda tiver tempo, pode tentar descobrir onde foram gravados tantos outros filmes nessa pequena ilha. Ou simplesmente escolha uma praia para relaxar antes do jantar típico maltês: coelho com vinho branco produzido na região.

O post Malta: uma ilha de cinema! apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mianmar sofre golpe e Nobel da Paz é presa https://canalmynews.com.br/mais/mianmar-sofre-golpe-e-nobel-da-paz-e-presa/ Tue, 02 Feb 2021 14:24:54 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/mianmar-sofre-golpe-e-nobel-da-paz-e-presa/ Por discordarem do resultado das eleições, militares tomaram o poder e prenderam lideranças partidárias e civis

O post Mianmar sofre golpe e Nobel da Paz é presa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Mianmar é o maior país do sudeste asiático e vivia uma democracia desde 2011, depois de governado por militares por 50 anos. Vivia até esta segunda-feira (1º), quando sofreu um golpe militar e viu pela televisão o anúncio de que as forças armadas voltaram para o poder.

O principal partido do país é a Liga Nacional pela Democracia, que conquistou mais de 80% dos cargos em disputa nas eleições parlamentares de novembro de 2020. Esses parlamentares eleitos iriam aprovar um novo governo, mas o resultado desagradou os militares que alegaram fraude e irregularidades no processo eleitoral. Como resultado, cercaram os prédios do Parlamento, fecharam as entradas da capital do país, Naipidau, e prenderam líderes do partido e lideranças civis.

Uma das pessoas presas foi Daw Aung San Suu Kyi, uma figura controversa. Ela ganhou um Nobel da Paz em 1991 por causa da luta pela democratização de Mianmar, mas também é acusada de apoiar a perseguição à minoria muçulmana que vive no país, os Rohingyas – Mianmar é um país de maioria budista. Ela é acusada, inclusive, de se aliar aos militares para perseguir essa minoria e promover uma limpeza étnica.

Nobel da Paz Daw Aung San Suu Kyi. Foto: redes sociais
Nobel da Paz Daw Aung San Suu Kyi em encontro do partido NDL. Foto: redes sociais.

San Suu Kyi foi presa porque além de presidente da NDL, o partido vencedor das eleições, era conselheira de estado. O cargo foi criado especialmente para ela, já que, por ter sido casada com um estrangeiro e ter filhos estrangeiros, não poderia assumir o cargo de primeira- ministra. San Suu Kyi foi deposta pelos militares e chegou a pedir que a população não aceite o golpe, mas as principais cidades estão sem internet e telefone.

Viralizou

O vídeo de uma professora de ginástica viralizou nas redes sociais. Ela transmitia uma aula online no momento em que os militares chegavam ao parlamento para aplicar o golpe no país.

Ela continua a aula normalmente, sem perceber a movimentação dos carros militares.

O post Mianmar sofre golpe e Nobel da Paz é presa apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Vacina contra a Covid-19 altera o DNA? Separe o fato do fake https://canalmynews.com.br/mais/vacina-contra-a-covid-19-altera-o-dna-separe-o-fato-do-fake/ Mon, 18 Jan 2021 14:56:27 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/vacina-contra-a-covid-19-altera-o-dna-separe-o-fato-do-fake/ Notícia falsa sobre vacinas é repetida, inclusive, por profissionais da saúde e pessoas em cargos públicos

O post Vacina contra a Covid-19 altera o DNA? Separe o fato do fake apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Uma das coisas mais legais de trabalhar em um canal de jornalismo no YouTube como o MyNews é o contato quase imediato com o público. Enquanto o jornal está no ar, vamos recebendo pelo chat elogios, críticas e perguntas que tentamos responder sempre que possível. Nesta terça-feira (8), a Margot Sell, que nos acompanha quase diariamente no Dinheiro na Conta, disse que estava apreensiva com a possibilidade da vacina contra a Covid-19 alterar o nosso DNA.

De fato, essa é uma informação que está circulando nos grupos de WhatsApp, nas redes sociais e conta, inclusive, com divulgação feita por profissionais da saúde e pessoas que ocupam cargos públicos. Entre elas está deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que fez uma publicação em tom de alerta no Twitter.

Antes que qualquer coisa, é preciso deixar claro que é mentira. Não existe a possibilidade de uma vacina – seja ela qual for – alterar o DNA de uma pessoa.

Dito isso, vamos à explicação científica.

Vacina contra a Covid-19 altera o DNA? Separe o fato do fake
Movimentação de idosos no posto da 612 Sul, em Brasília, para vacinação contra Influenza.
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O que é a tecnologia RNA?

No centro da Fake News está a vacina desenvolvida em uma parceria entre a farmacêutica Pfizer e o BioNTech, uma empresa alemã de biotecnologia. Essa vacina usa uma tecnologia chamada RNA Mensageiro, que ainda é pouco conhecida e, por isso, desperta tanta desconfiança.

Dizer que uma vacina é do tipo RNA Mensageiro significa dizer que ela vai colocar dentro do nosso organismo, nas nossas células, uma cópia de uma parte do código genético do vírus. Isso vai fazer com que as células produzam uma proteína do coronavírus. É essa proteína que vai provocar o nosso sistema imune a criar anticorpos — ou seja, defesas contra o vírus.

Para um leigo, isso parecer muito complicado, por isso tanta confusão. Para o biólogo imunologista Gustavo Cabral, que desenvolveu três pesquisas de pós-doutorado em vacinas, o maior problema é que profissionais da saúde estejam compartilhando esse tipo de Fake News. Ele explica que basta lembrar das aulas de biologia do ensino fundamental para entender como o RNA Mensageiro funciona.

As células são formadas por um núcleo e por uma substância que fica em volta e é chamada de citoplasma. A vacina só vai até o citoplasma, não chega no núcleo, onde está o nosso DNA.

“Eu acho que as pessoas da área da saúde deveriam se envergonhar de passar uma informação dessas para o público porque demonstra desconhecimento. É uma informação básica. O DNA está no núcleo da célula e a vacina não chega no núcleo, então não tem como alterar o DNA”, diz Cabral.

O biólogo também explica que essa tecnologia, embora seja uma novidade para o grande público, está sendo desenvolvida desde a década de 1990. “Existe uma quantidade enorme de estudos mostrando que uma vacina RNA não pode alterar o DNA”.

E as outras vacinas?

Algumas variações da mesma Fake News dizem que a “vacina chinesa”, como ficou conhecida a Coronavac —desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o apoio do Instituto Butantan—, também altera o DNA.

Segundo Cabral, isso também não é possível. Esta vacina usa a mesma tecnologia, a mesma estratégia, de outras vacinas como a da gripe ou da raiva, que são consideradas seguras e usadas em humanos há muitos anos.

“Essa estratégia usa o que nós chamamos de vírus morto. Na verdade, não é morto porque o vírus não tem vida, é inativado. Mas vou usar essa expressão para todo mundo entender que ele não tem condições de fazer nada, de se replicar. Ele apenas estimula o sistema imunológico que percebe que ali tem um corpo estranho que precisa ser atacado”, finaliza o biólogo imunologista.

O post Vacina contra a Covid-19 altera o DNA? Separe o fato do fake apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Governo federal ainda não tem Orçamento para 2021; entenda as implicações https://canalmynews.com.br/economia/governo-federal-ainda-nao-tem-orcamento-para-2021-entenda-as-implicacoes/ Tue, 12 Jan 2021 15:13:33 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/governo-federal-ainda-nao-tem-orcamento-para-2021-entenda-as-implicacoes/ Com o Congresso em recesso e voltado para eleições internas, tema deve ser discutido só em fevereiro

O post Governo federal ainda não tem Orçamento para 2021; entenda as implicações apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Congresso Nacional, em Brasília
Congresso Nacional, em Brasília. Governo entra em 2021 sem Orçamento aprovado, que só deve ser debatido em fevereiro.
(Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

O Governo Federal começou o ano de 2021 sem um orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e sem previsão para que o assunto entre na pauta. As duas casas estão voltadas para a articulação em torno das eleições para a presidência da Câmara e do Senado. 

O ano virou, os parlamentares entraram no recesso e o orçamento anual ficou para ser discutido somente em fevereiro. O projeto define quais as despesas do governo para o ano – incluindo as verbas para os ministérios – e projeta as receitas que entram no caixa. 

O economista Matheus Rosa, do FGV-Ibre, explica que isso não deve impedir o governo de realizar pagamentos, como o salário dos funcionários públicos.

“Eu imagino que as pessoas se preocupem, será que o salário de quem é funcionário público vai cair? Essas despesas, as despesas obrigatórias do governo, elas vão continuar sendo executadas de forma normal, assim como as despesas consideradas inadiáveis”, disse ele, em participação no Dinheiro na Conta de segunda-feira (11).

De acordo com o economista, as despesas que sofrem maiores consequências são as despesas de capital, como investimentos adiáveis que vão ter que aguardar a aprovação do orçamento.

Mais atrasos

Esta não é a primeira vez que o Brasil começa o ano sem um orçamento aprovado, mas, em 2021 a situação se agrava pela crise econômica e pelos gastos excessivos provocados pela pandemia. Segundo Rosa, outras discussões que podem ajudar na recuperação só vão entrar em pauta depois que o orçamento for aprovado.

“Existem várias definições que precisam ser feitas e que o atraso no orçamento atrasa também, consigo, diversas outras discussões que são importantes para a nossa economia já no médio prazo. No final do ano passado a gente tinha a discussão sobre a PEC Emergencial, que acabou não andando e que agora só vai voltar para a pauta depois do orçamento. A gente parou a discussão sobre a reforma tributária, que tem impacto sobre a produtividade. Reforma Administrativa, a questão dos subsídios… Diversas medidas que precisam ser votadas e que vão ser atrasadas”, explica o economista.

O ano já começa com uma série de desafios no que diz respeito ao orçamento. O principal deles, para Rosa, é a incapacidade do governo conciliar a demanda por mais gastos sociais e com saúde, realidade imposta pela pandemia, com o teto de gastos, que continua válido em 2021.

“Por conta da continuidade do teto e do aumento das despesas obrigatórias, fica muito difícil pro governo manejar esses gastos e, ao mesmo tempo, atender as demandas por mais gastos, tem pouco espaço no orçamento para isso”.

Para Rosa, não cumprir o teto pode gerar incertezas e o Brasil precisa mostrar compromisso com a questão fiscal.

O post Governo federal ainda não tem Orçamento para 2021; entenda as implicações apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Segunda onda de Covid-19 leva premiê a anunciar novo lockdown na Inglaterra https://canalmynews.com.br/mais/segunda-onda-de-covid-19-leva-premie-a-anunciar-novo-lockdown-na-inglaterra/ Mon, 04 Jan 2021 23:06:41 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/segunda-onda-de-covid-19-leva-premie-a-anunciar-novo-lockdown-na-inglaterra/ Decisão foi tomada por causa do aumento de casos no país; foram mais de 58 mil nas últimas 24 horas

O post Segunda onda de Covid-19 leva premiê a anunciar novo lockdown na Inglaterra apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A Inglaterra foi o primeiro país ocidental a começar a vacinar contra a Covid-19. No entanto, até o momento, a cada 100 habitantes, apenas 1,40 foi vacinado. E com a taxa de vacinação ainda baixa, o país viu o número de casos confirmados da doença bater um novo recorde: foram mais de 50 mil novos casos por dia por sete dias seguidos. Só nas últimas 24 horas, foram confirmados 58.784 novos infectados.

A preocupação com essa disparada fez com que o primeiro-ministro Boris Johnson anunciasse nesta segunda-feira (4), o terceiro lockdown na Inglaterra. As medidas restritivas começam a valer já nesta terça (5) e devem ir até meados fevereiro, não foi anunciada uma data específica.

De qualquer forma, a liberação, segundo o premiê, depende do sucesso da vacinação e da diminuição do número de mortes.

Com o início do lockdown, todo o comércio não essencial, bares, restaurantes e academias devem ficar fechados. A circulação de pessoas também está restrita a situações emergenciais. As escolas devem adotar ensino remoto a partir desta terça.

Lockdown em Londres em razão da Covid-19
Lockdown em Londres em razão da Covid-19.
(Foto: Pixabay)

Outro país que integra o Reino Unido também decidiu decretar lockdown. Em uma audiência especial no Parlamento Escocês, a primeira-ministra Nicola Sturgeon disse que as medidas restritivas começam a valer a partir desta terça (5), e vão até o fim de janeiro. Nesse período, as pessoas só podem sair de casa por motivos especiais. Durante o pronunciamento, Sturgeon afirmou que este é o momento de maior preocupação desde o início da pandemia, em março.

Vale lembrar que foi no Reino Unido que foi identificada uma nova cepa do coronavírus, considerada mais contagiosa que a anterior. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), ela já é responsável por 50% dos novos casos de Covid-19.

Essa variação, já presente em outros países europeus, também foi confirmada nesta segunda-feira no Brasil. Dois pacientes residentes em São Paulo que voltaram do Reino Unido em dezembro foram diagnosticados com a nova cepa, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Outro país europeu a recorrer ao lockdown para frear o avanço da Covid-19 é a Áustria, confinada desde 26 de dezembro. O plano era reabrir o comércio não essencial, bares e restaurantes em 18 de janeiro, mas as autoridades nacionais decidiram adiar a data para o próximo dia 24. 

O post Segunda onda de Covid-19 leva premiê a anunciar novo lockdown na Inglaterra apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Portugal tem oito candidatos à Presidência; veja quem são eles https://canalmynews.com.br/mais/portugal-tem-oito-candidatos-a-presidencia-veja-quem-sao-eles/ Fri, 25 Dec 2020 15:37:04 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/portugal-tem-oito-candidatos-a-presidencia-veja-quem-sao-eles/ Eleições estão marcadas para 24 de janeiro, mas é possível antecipar o voto a partir do dia 12

O post Portugal tem oito candidatos à Presidência; veja quem são eles apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Portugal se prepara para escolher o próximo presidente, que deve assumir o cargo em março do ano que vem e comandar o país pelos próximos cinco anos.

Nesta quinta-feira (24) terminou o prazo para que os candidatos formalizassem a candidatura no Tribunal Constitucional. A campanha começa em 10 de janeiro e a votação está marcada para o dia 24 — é possível, no entanto, antecipar o voto de 12 a 20 do mesmo mês.

Portugal bandeira
Portugal escolhe seu novo presidente no próximo dia 24 de janeiro.
(Foto: Pixabay)

Vale lembrar que o sistema de governo em Portugal é diferente do brasileiro. Lá o chefe de governo é o primeiro-ministro, não o presidente. O presidente é o chefe de Estado é o comandante das Forças Armadas e pode, inclusive, dissolver o governo e convocar novas eleições para o Parlamento. Que dizer, ele pode demitir o premiê, convocar eleições e indicar outra pessoa para o cargo.

Então, é o primeiro-ministro que coordenada o trabalho dos ministros, que representa o estado e presta contas para Assembleia da República, que tem 230 deputados. O primeiro-ministro, normalmente, é o líder do partido que elegeu mais deputados.

Os candidatos

Nestas eleições, 8 candidatos concorrem ao cargo de presidente. Veja abaixo quem são eles:

Ana Gomes: 66 anos, é jurista, foi deputada no Parlamento Europeu e diplomata — inclusive participou do processo de independência do Timor Leste. Ela é do partido socialista e tem o apoio de dois partidos: o Livre, que também é socialista, e o PAN, que significa pessoas, animais e natureza e está muito ligado, claro, às causas ambientais.

André Ventura: 37 anos, é deputado, professor universitário e foi comentarista de política e esportes na televisão portuguesa. Ele foi o fundador do Chega, um partido político considerado populista e nacionalista, criado em 2019 e que possui um assento na Assembleia —ocupado por ele próprio.

João Ferreira: 42 anos, biólogo, deputado do Partido Comunista Português, o PCP, no Parlamento Europeu, vice-presidente do grupo Esquerda Unitária Europeia, que reúne os partidos de esquerda da Europa no Parlamento Europeu. 

Marcelo Rebelo Sousa: 72 anos, é o atual presidente e tenta a reeleição (em Portugal é possível se reeleger uma vez). Filiado ao Partido Social-Democrata, ele é professor universitário, jurista, jornalista e comentarista político.

Marisa Matias: 44 anos, é eurodeputada, socióloga e pesquisadora licenciada da Universidade de Coimbra. É do partido Bloco de Esquerda.

Paulo Alves: 52 anos, empresário do ramo farmacêutico, é um candidato independente, sem partido.

Tiago Mayan: 43 anos, advogado, ele é membro fundador da Iniciativa Liberal, partido que foi fundado em 2017 e elegeu um deputado nas últimas eleições legislativas, no ano passado.

Vitorino Silva: conhecido como Tino de Rans – 49 anos, empreiteiro — ou como dizem em Portugal, calceteiro — e fundador do RIR. A sigla do partido, criado em 2019, significa “reagir, incluir e reciclar”. É um partido que se apresenta como sincrético, humanista, pacifista, ambientalista e europeísta.

Favoritismo de Rebelo

Chama a atenção a presença de vários partidos novos, criados a partir de 2017, que lançaram candidatos à Presidência — em um movimento semelhante ao que ocorreu recentemente no Brasil.

O movimento ocorre mesmo em um país com uma tradição de partidos de esquerda no poder — a coalizão que atualmente dá sustentação ao primeiro-ministro, António Costa, formada por socialistas e outros partidos de esquerda radical, é apelidada de “geringonça”.

“Está havendo um crescimento desse movimento mais populista na Europa. Mas pelo que tenho acompanhado a tendência é para a reeleição do Marcelo Rebelo”, apontou Demétrius Ribeiro, professor de Relações Internacionais da ESPM, em participação no Dinheiro na Conta da última quinta-feira (24).

Pesquisas mais recentes apontam para uma reeleição ainda em primeiro turno de Rebelo, com 60% das intenções de voto.

O post Portugal tem oito candidatos à Presidência; veja quem são eles apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Baleia Rossi é o candidato de Rodrigo Maia para disputar a presidência da Câmara https://canalmynews.com.br/politica/baleia-rossi-e-o-candidato-de-rodrigo-maia-para-disputar-a-presidencia-da-camara/ Thu, 24 Dec 2020 13:08:27 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/baleia-rossi-e-o-candidato-de-rodrigo-maia-para-disputar-a-presidencia-da-camara/ Deputado do MDB deve receber os votos de 11 partidos que formam o grupo articulado pelo atual presidente da Casa

O post Baleia Rossi é o candidato de Rodrigo Maia para disputar a presidência da Câmara apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O mistério sobre quem vai ter o apoio do bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados foi resolvido. O nome escolhido é do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

O anúncio foi feito pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria na Câmara. Ele decidiu retirar a candidatura em benefício de Baleia Rossi.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que vai disputar a presidência da Câmara.
(Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O emedebista deve ter os votos dos parlamentares de 11 partidos que fazem parte do acordo articulado por Maia: PT, PSL, MDB, PSDB, PSB, PDT, DEM, Cidadania, PV, PCdoB e Rede. As legendas se uniram para impedir que Arthur Lira (PP-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ocupe o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.

Juntos, os 11 partidos somam 281 deputados, mas a votação é secreta — o que não garante a plena adesão desse grupo à candidatura de Baleia Rossi

Segundo Rodrigo Maia, cabe ao escolhido, agora, conversar com os partidos do grupo e articular o apoio.

Baleia Rossi é considerado um deputado com bom trânsito no Congresso. Ele apoiou a agenda de reformas e a pauta econômica defendida pelo governo e é autor da PEC da Reforma Tributária. No Twitter, Rossi disse que pretende resolver as divergências.

O post Baleia Rossi é o candidato de Rodrigo Maia para disputar a presidência da Câmara apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Novo lockdown em Londres aumenta medo sobre variação da Covid-19 https://canalmynews.com.br/mais/lockdown-em-londres-aumenta-medo-sobre-variacao-da-covid-19/ Tue, 22 Dec 2020 12:20:42 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/lockdown-em-londres-aumenta-medo-sobre-variacao-da-covid-19/ Nova cepa da Covid-19 é mais transmissível, mas não deve interferir em eficácia da vacina

O post Novo lockdown em Londres aumenta medo sobre variação da Covid-19 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Reino Unido impôs um novo lockdown em toda a região de Londres em razão de uma mutação da Covid-19. Desde a meia-noite de sábado, lojas não essenciais devem ficar fechadas e as pessoas devem ficar em casa. A exceção é para alguns tipos de trabalho e compras essenciais. Os locais de culto vão permanecer abertos, mas as famílias estão proibidas de se reunir no Natal. O deslocamento para outras regiões também está proibido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse há poucos dias que seria muita crueldade proibir as famílias de se reunir no Natal, mas teve que mudar de ideia por conta de uma mutação do vírus que causa a Covid-19.  Cientistas dizem que essa nova variante pode ser até 70% mais transmissível, mas ainda não existem evidências de que seja mais mortal ou resistente às vacinas.

Lockdown em Londres em razão da Covid-19
Lockdown em Londres em razão da Covid-19.
(Foto: Pixabay)

De acordo com a jornalista Mariana Varella, que é especialista em cobertura de saúde e ciência e coordena o portal Dráuzio Varella, é importante esclarecer que os vírus sofrem mutações o tempo todo e boa tarde não são vantajosas para os vírus, ou seja, as mutações não os fortalecem, necessariamente.

“O que é diferente nessa mutação? Ela aumentou a chance de transmissão, com essa mutação o vírus fica mais transmissível, se replica com mais facilidade. Mas até onde se sabe, isso não altera a eficácia da vacina porque a nossa resposta imunológica causada pela vacina é bastante robusta, então ela dá conta dessa mutação”, explica Varella em conversa no programa Almoço do MyNews, na segunda-feira (21).

A jornalista, porém, faz uma ressalva: estamos em um período de pandemia, o vírus é novo e essa mutação é recente. É preciso que os cientistas desenvolvam mais pesquisas sobre ela, então novas informações podem surgir nos próximos meses.

Essa variante já não está restrita a Londres. Foi detectada também em um paciente na Itália, uma pessoa que esteve na Inglaterra e vai ficar em isolamento nos próximos dias.

Por causa disso, vários países já proibiram voos para o Reino Unido: Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Israel, Canadá, El Salvador e África do Sul. A Rússia anunciou que suspenderá voos a partir desta terça-feira (22).

O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que a nova variante não está fora de controle. Também disse que ao impor medidas restritivas, os países estão sendo prudentes e agindo com base no princípio da precaução.

O post Novo lockdown em Londres aumenta medo sobre variação da Covid-19 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
38 dias depois, Bolsonaro cumprimenta Biden por vitória nos Estados Unidos https://canalmynews.com.br/politica/38-dias-depois-bolsonaro-cumprimenta-biden-por-vitoria-nos-estados-unidos/ Wed, 16 Dec 2020 12:02:35 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/38-dias-depois-bolsonaro-cumprimenta-biden-por-vitoria-nos-estados-unidos/ Mandatário brasileiro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentar o democrata

O post 38 dias depois, Bolsonaro cumprimenta Biden por vitória nos Estados Unidos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Nos Estados Unidos não existe nada parecido com o TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, que centraliza a contagem de votos e divulga os resultados. Isso é feito pela imprensa, que reúne as apurações estaduais e divulga a projeção que deve ser confirmada mais tarde pelo colégio eleitoral. Nas eleições deste ano, a imprensa local projetou a vitória do democrata Joe Biden no dia 7 de novembro. Nesta terça-feira (15), 38 dias depois, Jair Bolsonaro finalmente cumprimentou o presidente eleito pela vitória.

Bolsonaro foi um dos últimos chefes de Estado a cumprimentar Biden.

De acordo com uma nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores, Bolsonaro enviou uma mensagem a Biden para parabenizar pela vitória. O presidente brasileiro também se manifestou pelo Twitter, onde se colocou à disposição para trabalhar junto com o próximo ocupante da Casa Branca por uma aliança Brasil-EUA, pela defesa da soberania, da democracia e da liberdade.

Colégio eleitoral

O cumprimento de Bolsonaro aconteceu somente depois que o Colégio Eleitoral ratificou a vitória do candidato democrata. Os delegados confirmaram as projeções que haviam apontado a vitória de Biden com 306 votos, contra 232 do republicano Donald Trump, que tentava a reeleição.

Esse resultado vai ser promulgado pelo Congresso norte-americano no dia 6 de janeiro. Biden deve assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos no dia 20 do mesmo mês.

Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos e terá a senadora da Califórnia Kamala Harris como vice.

Trump, por outro lado, ainda não reconheceu a derrota e alega que houve fraude, embora não apresente nenhuma prova para embasar as acusações. O republicano era considerado um modelo por Bolsonaro, que a partir de janeiro perde essa referência externa.

O presidente Jair Bolsonaro, que parabenizou Joe Biden pela vitória na eleição nos EUA mais de um mês após o pleito
O presidente Jair Bolsonaro, que parabenizou Joe Biden pela vitória na eleição nos EUA mais de um mês após o pleito.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Falta um

Bolsonaro não foi o único. Outros chefes de Estado também esperaram o resultado do Colégio Eleitoral para cumprimentar Joe Biden.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama para Biden para desejar sucesso. Putin disse que está convencido de que Moscou e Washington podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo.

O presidente do México, López Obrador, enviou uma carta onde diz que que reconhece os esforços do democrata em favor dos imigrantes e prometeu trabalhar ao lado de Biden para que juntos consigam promover o desenvolvimento regional.

Até o momento, o único líder que ainda não se manifestou é o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un. 

O post 38 dias depois, Bolsonaro cumprimenta Biden por vitória nos Estados Unidos apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Senador apresenta proposta para prorrogar auxílio emergencial https://canalmynews.com.br/economia/senador-apresenta-proposta-para-prorrogar-auxilio-emergencial/ Mon, 14 Dec 2020 23:18:08 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/senador-apresenta-proposta-para-prorrogar-auxilio-emergencial/ Benefício seria estendido por mais três parcelas de R$ 300, a serem pagas até março de 2021

O post Senador apresenta proposta para prorrogar auxílio emergencial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), protocolou nesta segunda-feira (14) um projeto para prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses, até o fim de março de 2021. Essa proposta também estende o estado de calamidade pública pelo mesmo período. A previsão é que o benefício termine neste mês de dezembro.

A justificativa para a criação do que o senador chamou de “auxílio emergencial residual” é a falta de vacinas contra a COVID-19 e de um plano concreto de vacinação no momento em que aumenta o número de casos da doença em todo o Brasil. Além da desistência do governo de criar um novo programa social, mais amplo que o Bolsa Família, que chegou a ser chamado de Renda Cidadã.

Alessandro Vieira foi o relator do projeto que instituiu o benefício durante a pandemia. Mais cedo ele falou no Twitter sobre a proposta de estender o auxílio:  

O professor Lauro Gonzalez, coordenador do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV, não tem dúvida de que o auxílio deve ser estendido, apesar do peso que pode significar nas contas públicas.

O economista considera que os efeitos da pandemia não passaram, é possível que o país tenha que retornar às medidas de isolamento, o desemprego está crescendo e, com o fim do auxílio, um contingente muito grande de pessoas vai ficar sem renda.

Imagem do Aplicativo Auxílio Emergencial, do governo federal.
Imagem do Aplicativo Auxílio Emergencial, do governo federal.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além disso, Gonzalez considera que a retomada econômica vai ser lenta e que o auxílio pode contribuir para a aceleração.

“É preciso recorrer a um cardápio variado de fontes de financiamento, cardápio esse que o governo dispõe. E eu acredito que o esforço adotado pode contribuir para uma queda menor do PIB. Isso é uma coisa importante. Se por um lado há um gasto e um débito decorrente do pagamento do auxílio, de outro ele é capaz de preservar a economia e a capacidade de retomada em um contexto pós-pandemia”, explica o economista.

Gonzalez também acredita que o governo vai ter oportunidades de fazer o ajuste fiscal ao longo de 2021 e 2022, “mas precisa esclarecer qual vai ser a política fiscal, qual estratégia vai ser adotada para ajustar as contas”.

O post Senador apresenta proposta para prorrogar auxílio emergencial apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Inflação aumentou de novo em novembro: precisamos nos preocupar? https://canalmynews.com.br/economia/inflacao-aumentou-de-novo-em-novembro-precisamos-nos-preocupar/ Wed, 09 Dec 2020 02:14:11 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/inflacao-aumentou-de-novo-em-novembro-precisamos-nos-preocupar/ A inflação voltou a subir pelo terceiro mês seguido. E embora ainda esteja dentro da meta, já pesa no bolso dos brasileiros

O post Inflação aumentou de novo em novembro: precisamos nos preocupar? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (8) os números da inflação para o mês de novembro. É o IPCA, o Índice de Preços no Consumidor, que diz o quanto as coisas estão mais caras ou mais baratas para os consumidores. E desta vez estão mais caras.

A taxa da inflação segue a tendência de alta que começou em setembro e chegou a 0,89% em novembro. Era 0,86% em outubro. Segundo o IBGE, é o maior resultado para um mês de novembro desde 2015.

Essa alta foi impulsionada, principalmente, por dois grupos. A primeiro é o de alimentos e bebidas, que subiu 2,54% em novembro puxado por itens como a batata inglesa que registrou uma alta de 29,65% no mês. O segundo, o de transportes, que subiu 1,33% por causa da alta dos combustíveis.

No acumulado do ano são 3,13%, abaixo do centro da meta, que é 4%. Mas é fato que a inflação está subindo. No boletim Focus desta segunda-feira (7), por exemplo, o índice foi revisto, a nova previsão é que chegue a 4,21% no fim de 2020 – acima do centro da meta, mas dentro do limite. Neste caso, o que forçou o reajuste foi a aumento da tarifa de energia elétrica, que passou para a bandeira vermelha.

A batata foi o item que mais subiu em novembro, quase 30%
A batata foi o item que mais subiu no IPCA em novembro, quase 30%.
(Foto: Pixabay)

Motivo para preocupação?

Mas o que isso tudo significa para quem precisa ajustas as contas para terminar o mês no azul? É motivo de preocupação? Para o economista Daniel Herrera, analista da Toro Investimentos, os brasileiros podem ficar tranquilos, este é um problema pontual que deve se resolver em 2021. O economista explica que o centro da meta é um ponto de onde a inflação pode partir, para cima ou para baixo e estar mais perto do teto, mas dentro do limite, ainda é aceitável.

“Se você pegar pelos diferentes grupos, como alimentos, você vê que esse é um grupo que está destoando muito, mas porque são influenciados pelo dólar e por commodities, que estão em alta. Então dá para ver que é uma questão muito pontual, são produtos básicos que estão puxando a inflação como um todo. Não parece um problema generalizado que a gente possa ter – como alguns estão falando – hiperinflação, isso não faz o menor sentido”.

A professora Juliana Inhasz, do Insper, discorda. Ela acredita que esse é, sim, um motivo para preocupação principalmente porque a taxa está subindo muito rápido. Era 0,24% em agosto.

Para a economista, 2021 não vai ser um ano fácil e muitos fatores podem pressionar os preços e, como consequência, a inflação. Inhasz considera que o ano ainda vai começar com uma taxa câmbio elevada, o que deve continuar favorecendo a saída dos produtos brasileiros e promovendo o aumento de preços no mercado interno. Além disso, vai ser um ano com muito desemprego, a retomada vai ser lenta, muitas empresas fecharam ou ainda vão fechar as portas, o investimento ainda está abaixo do que deveria. Tudo isso também colabora para deixar os preços mais altos.

“É um motivo de preocupação porque essa inflação começa a ser cada vez mais alta e está muito focada no grupo de alimentos e em seguida o grupo de transportes, coisas que os brasileiros não podem abrir mão. As pessoas precisam se alimentar e precisam se locomover. Isso pressiona o poder de compra dos brasileiros em um ano em que o desemprego está alto. No ano que vem o problema continua porque o país não deve ter um crescimento grande a ponto de garantir ganhos salariais para que o trabalhador não sinta esse aumento”.

Essa alta nos preços atingiu as 16 regiões do Brasil que são pesquisadas pelo IBGE. No topo da lista está a cidade de Goiânia, que registrou uma inflação de 1,41% em novembro. Quem teve o menor índice foi Brasília, 0,35%.

O post Inflação aumentou de novo em novembro: precisamos nos preocupar? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>