Arquivos Ítalo Lo Re - Canal MyNews – Jornalismo Independente https://canalmynews.com.br/post_autor/italo-lo-re/ Nosso papel como veículo de jornalismo é ampliar o debate, dar contexto e informação de qualidade para você tomar sempre a melhor decisão. MyNews, jornalismo independente. Tue, 08 Mar 2022 15:18:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Secretária do Ministério da Saúde deixa cargo 10 dias após ser anunciada https://canalmynews.com.br/mais/secretaria-do-ministerio-da-saude-deixa-cargo-10-dias-apos-ser-anunciada/ Sat, 22 May 2021 23:00:23 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/secretaria-do-ministerio-da-saude-deixa-cargo-10-dias-apos-ser-anunciada/ Infectologista Luana Araújo ocupava a função de secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19

O post Secretária do Ministério da Saúde deixa cargo 10 dias após ser anunciada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Recém-nomeada, a infectologista Luana Araújo não irá mais exercer a função de secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, confirmou neste sábado (22) o Ministério da Saúde.

Araújo foi anunciada há 10 dias (em 12 de maio) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da campanha de conscientização sobre medidas preventivas e vacinação contra a covid-19.

Secretária do Ministério da Saúde deixa cargo 10 dias após ser anunciada. Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde

A criação da secretaria na qual a infectologista estava atuando se deu no dia 11 de maio, com o objetivo de centralizar as ações de combate à pandemia

O ministério não especificou os motivos que levaram à saída da médica. “A pasta busca por outro nome com perfil profissional semelhante: técnico e baseado em evidências científicas. A pasta agradece à profissional pelos serviços prestados e deseja sucesso na sua trajetória”, informou em nota.

Em coletiva de imprensa concedida neste sábado (22) para tratar de medidas para conter a variante indiana da covid-19, Queiroga disse que a saída de Araújo é um assunto que considera encerrado e reforçou que o ministério irá buscar um profissional com o “perfil semelhante” para ocupar o cargo.

Araújo é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-graduação na Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

“Saio desta experiência como entrei: pela porta da frente, com a consciência e o coração tranquilos, ciente de que neste curto período entreguei o melhor da minha capacidade de acordo com os princípios que tenho como profissional especialista na área: ética, cientificidade, agilidade, eficiência, empatia e assistência”, disse a infectologista em nota publicada no Linkedin.

O post Secretária do Ministério da Saúde deixa cargo 10 dias após ser anunciada apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em eventual 2º turno com Lula e Bolsonaro, Amoêdo diz ser difícil saber em quem votaria https://canalmynews.com.br/politica/em-eventual-2o-turno-com-lula-e-bolsonaro-amoedo-diz-ser-dificil-saber-em-quem-votaria/ Tue, 11 May 2021 15:09:14 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/em-eventual-2o-turno-com-lula-e-bolsonaro-amoedo-diz-ser-dificil-saber-em-quem-votaria/ “O problema é que agora o menos pior está muito próximo do pior, quase não tem diferença”, afirmou em participação no Segunda Chamada

O post Em eventual 2º turno com Lula e Bolsonaro, Amoêdo diz ser difícil saber em quem votaria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Um dos candidatos à presidência em 2018, o empresário e cofundador do Partido Novo João Amoêdo diz que ainda é difícil saber em quem votaria em um eventual segundo turno que contraponha o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (sem partido). O cenário é tido como um dos mais prováveis para as eleições de 2022, apontam pesquisas recentes.

“O problema é que agora o menos pior está muito próximo do pior, quase não tem diferença. Então, eu vou trabalhar para que não tenha essa opção. É difícil saber em qual dos dois votar. Eu prefiro usar esse um ano e meio que resta para a gente ver se vem com alguma coisa distinta”, afirmou em resposta à jornalista Cecília Olliveira no Segunda Chamada de ontem (10). 

Apresentado por Antonio Tabet, o programa também contou com as participações da diretora de redação do Metrópoles, Lilian Tahan, e da diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó.

João Amoêdo, candidato à presidência pelo Partido Novo em 2018. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
João Amoêdo, candidato à presidência pelo Partido Novo em 2018. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Para Amoêdo, declarar o voto agora significa aceitar as soluções que estão sendo postas para o Brasil: “Foi esse o discurso lá atrás: para tirar o PT, eu voto no Bolsonaro. E a gente não pode cair nessa mesma armadilha”.

O empresário ressaltou ainda que se abster dessa decisão também não é uma via confortável. “Não votar, também anular o voto, ou viajar… Eu me sinto um pouco sendo ausente do processo. Quer dizer, deixando de assumir a minha responsabilidade como cidadão. Não é uma solução que também vai agradar”, explica.

Frente ampla para 2022

Em 31 de março, seis dos pré-candidatos à presidência divulgaram um manifesto dizendo que a democracia está ameaçada e que é necessário “defender o Brasil”. Além de João Amoêdo (Novo), assinaram o texto Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Luciano Huck (sem partido). A aproximação desses nomes é vista como um passo inicial de uma possível parceria para 2022.

“Essa união de alguns grupos não vai acontecer agora, mas eu acho que ela necessariamente tem que acontecer antes do primeiro turno. Eu também acredito num cenário, vamos dizer, que a disputa da semi-final é com o Bolsonaro. A final será com o Lula”, destaca Amoêdo, que recentemente se reuniu inclusive com o ex-juiz Sergio Moro e com o comediante Danilo Gentili.

“É um processo difícil porque tem as agendas partidárias, tem os interesses de cada um, tem seus próprios desejos, tem os partidos, que também têm influência… Mas acho que a gente tem que tentar”, destacou Amoêdo. Segundo ele, o grupo de WhatsApp dos presidenciáveis permanece, ainda que no momento esteja “muito pouco ativo”.

Segunda Chamada com Amoêdo

O post Em eventual 2º turno com Lula e Bolsonaro, Amoêdo diz ser difícil saber em quem votaria apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O peso eleitoral praticamente imbatível do peronismo na Argentina https://canalmynews.com.br/vip/o-peso-eleitoral-praticamente-imbativel-do-peronismo-na-argentina/ Fri, 07 May 2021 20:42:44 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/o-peso-eleitoral-praticamente-imbativel-do-peronismo-na-argentina/ Do peronismo ao kirchnerismo: terceiro episódio da série do MyNews Traduz sobre América Latina trata da política na Argentina

O post O peso eleitoral praticamente imbatível do peronismo na Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

You are unauthorized to view this page.

O post O peso eleitoral praticamente imbatível do peronismo na Argentina apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Inflado por polêmicas, Salles torna-se ministro de Bolsonaro mais popular nas redes https://canalmynews.com.br/politica/salles-torna-se-ministro-de-bolsonaro-mais-popular-nas-redes/ Mon, 03 May 2021 14:10:11 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/salles-torna-se-ministro-de-bolsonaro-mais-popular-nas-redes/ Chefe da pasta do Meio Ambiente superou Tarcísio de Freitas e Damares Alves em popularidade digital, aponta pesquisa da consultoria Quaest

O post Inflado por polêmicas, Salles torna-se ministro de Bolsonaro mais popular nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em evidência por conta da Cúpula do Clima, de denúncias do ex-superintendente da Polícia Federal (PF) do Amazonas Alexandre Saraiva, de pedidos de #ForaSalles e #FicaSalles e de polêmicas com a cantora Anitta, Ricardo Salles teve um salto de popularidade nas redes sociais no mês de abril. O chefe da pasta do Meio Ambiente tornou-se o primeiro da lista de ministros de Jair Bolsonaro (sem partido) no Índice de Popularidade Digital (IPD), medido pela consultoria Quaest.

Em rápida ascensão, Salles partiu da terceira colocação para o primeiro lugar em menos de 15 dias — a pontuação foi de 25.4, em 10 de abril, para 72.2, no dia 22 do mesmo mês. A contagem de popularidade vai de 0 a 100. Segundo relatório da Quaest, o ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro nunca havia ocupado a primeira colocação anteriormente.

Inflado por polêmicas, Salles torna-se ministro de Bolsonaro mais popular nas redes. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Inflado por polêmicas, Salles torna-se ministro de Bolsonaro mais popular nas redes. Foto: José Cruz/Agência Brasil – 15/12/2019

“Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura], que hoje aparece em segundo lugar, sempre foi o líder no IPD de ministros. A média do IPD de Tarcísio ao longo de 2021 foi de 68.2, a mais alta entre os ministros”, aponta a análise. Felipe Nunes, PhD em ciência política, professor da UFMG e diretor da Quaest, explica que isso se deve à reputação que Tarcísio conseguiu construir como engenheiro do Exército que faz grandes obras acontecerem. “Essa fama dele vem dando cada vez mais espaço político de visibilidade entre os bolsonaristas. Com isso, o engajamento e a mobilização em defesa dele estão sempre em alta”, diz Nunes.

Ministros mais populares nas redes sociais

Abaixo, o ranking com as sete primeiras colocações do IPD de ministros no dia 22 de abril:

  1. Ricardo Salles (Meio Ambiente): 72.2
  2. Tarcísio de Freitas (Infraestrutura): 66.8
  3. Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos): 47.1
  4. Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral): 38.3
  5. Paulo Guedes (Economia): 23.7
  6. Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações): 23.5
  7. Augusto Heleno (Segurança Institucional): 21.5

A popularidade digital de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, também foi mensurada. Com índice de 36.8, ele ocuparia a quinta posição.

Metodologia

Pesquisas desenvolvidas pelo grupo de estudos do professor Felipe Nunes mostraram uma relação direta e positiva entre comportamento político em redes sociais e comportamento eleitoral. A partir disso, a Quaest desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial para monitorar a popularidade digital de atores políticos e marcas a partir de 152 variáveis coletadas via Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

O post Inflado por polêmicas, Salles torna-se ministro de Bolsonaro mais popular nas redes apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Com câncer, prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decide se licenciar do cargo https://canalmynews.com.br/politica/prefeito-de-sao-paulo-bruno-covas-decide-se-licenciar/ Sun, 02 May 2021 21:38:54 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/prefeito-de-sao-paulo-bruno-covas-decide-se-licenciar/ Vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB) assumirá a Prefeitura por 30 dias

O post Com câncer, prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decide se licenciar do cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Após ter sido internado mais uma vez na tarde deste domingo (2), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), decidiu se licenciar do cargo a partir de amanhã (3) por um período de 30 dias. Com isso, o vice-prefeito, Ricardo Nunes (MDB), assumirá a Prefeitura.

Covas está se tratando de um câncer no sistema digestivo com metástase óssea. Ele recebeu alta do hospital Sírio-Libanês na terça-feira passada (27), mas passará por uma nova internação. A decisão pelo licenciamento foi do prefeito com total concordância da equipe médica, apontam informações do jornal Folha de S.Paulo.

Bruno Covas em campanha para prefeito nas eleições de 2020. Foto: Patrícia Cruz
Bruno Covas em campanha para prefeito nas eleições de 2020. Foto: Patrícia Cruz

Para a mudança na chefia da capital paulista, é necessária ainda a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo, presidida atualmente pelo vereador Milton Leite (DEM).

“Em nome dos tucanos de São Paulo, manifesto nosso total e irrestrito apoio ao prefeito Bruno Covas. O PSDB de São Paulo confia que, ao fim deste período de 30 dias, Covas retomará suas atividades com ainda mais dedicação. Estamos com Covas, lado a lado, nesta batalha”, aponta o deputado estadual e presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi.

Adversário de Covas no segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2020, Guilherme Boulos (PSOL) também se manifestou. “Desejo força e recuperação a Bruno Covas. Basta de confundir posições políticas opostas com desumanidade”, escreveu em suas redes sociais.

Comunicado de Bruno Covas

Leia abaixo a nota do prefeito de São Paulo:

O post Com câncer, prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decide se licenciar do cargo apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ernesto Araújo diz que Bolsonaro faz governo sem alma, nem ideal https://canalmynews.com.br/politica/ernesto-araujo-diz-que-bolsonaro-faz-governo-sem-alma-nem-ideal/ Sat, 01 May 2021 22:42:25 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/ernesto-araujo-diz-que-bolsonaro-faz-governo-sem-alma-nem-ideal/ Um mês após demissão, ex-ministro das Relações Exteriores escreveu ainda que projeto de “construir uma grande nação minguou no projeto de construir uma base parlamentar”

O post Ernesto Araújo diz que Bolsonaro faz governo sem alma, nem ideal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em uma série de postagens publicadas no Twitter, o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que há um mês pediu demissão após atacar a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e sofrer com pressão do Congresso, criticou o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (1º).

“Um governo popular, audaz e visionário foi-se transformando numa administração tecnocrática sem alma nem ideal. Penhoraram o coração do povo ao sistema. O projeto de construir uma grande nação minguou no projeto de construir uma base parlamentar”, escreveu o ex-chanceler, que atualmente desempenha uma função mais modesta no Itamaraty.

Ernesto Araújo diz que Bolsonaro faz governo sem alma, nem ideal. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil - 14/11/18
Ernesto Araújo diz que Bolsonaro faz governo sem alma, nem ideal. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil – 14/11/18

Araújo destacou ainda que assistiu ao processo de transformação do governo com “angústia e inconformidade”. “Fiz o que pude, até onde pude, para preservar a visão original. Nisso estive quase sozinho. Vi confiscarem ao Presidente seu sonho, anularem suas convicções, abafarem sua chama. (Não deixei que abafassem a minha.)”, destacou.

Para o ex-chanceler, com a eleição de Bolsonaro em 2018, o povo brasileiro ganhou a chance de transformar o Brasil numa “verdadeira democracia”, mas o projeto perdeu força. “Chegamos a avançar. Mas, a partir de meados de 2020, a reação do sistema, cavalgando a pandemia [de covid-19], começou a desmantelar essa esperança”, apontou.

O post Ernesto Araújo diz que Bolsonaro faz governo sem alma, nem ideal apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
A relação entre a ditadura de Pinochet e os protestos recentes no Chile https://canalmynews.com.br/vip/a-relacao-entre-a-ditadura-de-pinochet-e-os-protestos-recentes-no-chile/ Fri, 30 Apr 2021 15:07:49 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/a-relacao-entre-a-ditadura-de-pinochet-e-os-protestos-recentes-no-chile/ Segundo episódio da série sobre América Latina do MyNews Traduz trata do processo de redemocratização do Chile

O post A relação entre a ditadura de Pinochet e os protestos recentes no Chile apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>

You are unauthorized to view this page.

O post A relação entre a ditadura de Pinochet e os protestos recentes no Chile apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Ciro Gomes anuncia parceria com marqueteiro João Santana https://canalmynews.com.br/politica/ciro-gomes-anuncia-parceria-com-marqueteiro-joao-santana/ Sat, 24 Apr 2021 00:46:02 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/ciro-gomes-anuncia-parceria-com-marqueteiro-joao-santana/ Publicitário foi responsável pelas campanhas de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 e em 2014; em 2016, foi preso por lavagem de dinheiro pela Lava Jato

O post Ciro Gomes anuncia parceria com marqueteiro João Santana apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Terceiro colocado na disputa presidencial de 2018, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) anunciou na tarde desta quinta-feira (22) uma parceria com o marqueteiro João Santana, que passará a contribuir com a comunicação do partido a partir de agora.

Com ampla experiência em marketing político, Santana foi o responsável pelas campanhas de reeleição de Lula (PT), em 2006, e de Dilma Rousseff (PT), em 2010 e 2014.

Ciro Gomes anuncia parceria com marqueteiro João Santana. Foto: Redes sociais
Ciro Gomes anuncia parceria com marqueteiro João Santana. Foto: Redes sociais

Em foto divulgada nas redes sociais, Ciro Gomes, que é pré-candidato à eleição de 2022 pelo PDT, aparece ao lado do marqueteiro (ao centro da imagem) e do presidente do partido, Carlos Lupi.

“Reunião de trabalho com @CarlosLupiPDT, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido”, escreveu Ciro na legenda.

Condenação pela Lava Jato

Santana foi preso em 2016 pela Operação Lava Jato e condenado, em 2017, a 8 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Fez um acordo de delação premiada e cumpriu três anos de prisão domiciliar em Salvador, na Bahia. Desde setembro de 2020, está em regime semiaberto.

O post Ciro Gomes anuncia parceria com marqueteiro João Santana apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Dilma diz que Brasil está “à deriva” com Bolsonaro https://canalmynews.com.br/politica/dilma-diz-que-brasil-esta-a-deriva-com-bolsonaro/ Sun, 11 Apr 2021 17:49:36 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/dilma-diz-que-brasil-esta-a-deriva-com-bolsonaro/ Em entrevista a jornal britânico, ex-presidente avalia resposta de Jair Bolsonaro à crise de covid-19 como perversa e “genocida”

O post Dilma diz que Brasil está “à deriva” com Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Brasil está “à deriva em meio a um oceano de fome e doenças”, afirmou a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) em entrevista ao jornal britânico The Guardian publicada neste sábado (10). Dilma avalia a resposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à crise de covid-19 como perversa e “genocida”, o que teria sido decisivo para levar o país à catástrofe.

“Não estou dizendo que o Brasil não teria sofrido mortes [com uma resposta diferente à crise] — todos os países sofreram”, explicou ao repórter Tom Phillips. “Estou dizendo que parte do nível de mortes aqui se deve fundamentalmente a decisões políticas incorretas, que ainda estão sendo tomadas”.

O Brasil atingiu ontem a marca de 350 mil mortes por covid-19, totalizando, segundo dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), 21.141 óbitos confirmados de domingo (4) a sábado (10). Foi a semana mais fatal da pandemia no Brasil. Em boletim, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para o recrudescimento da pandemia sobretudo nas regiões Sul e Centro-Oeste.

A ex-presidenta Dilma Rousseff em defesa diante dos senadores durante sessão de julgamento do impeachment, em 2016. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ex-presidenta Dilma Rousseff em defesa diante dos senadores durante sessão de julgamento do impeachment, em 2016. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Estamos vivendo uma situação extremamente dramática no Brasil porque não temos governo, nem administração da crise”, afirmou a ex-presidente. “Estamos vendo 4.200 mortes por dia agora e tudo sugere que, se nada mudar, chegaremos a 5 mil… Ainda assim, há uma normalização absolutamente repulsiva dessa realidade em andamento”.

A ex-presidente argumentou ainda que o uso da palavra “genocida” é correto quando a população se refere ao presidente. “Não é a palavra [genocídio] que me interessa — é o conceito. E o conceito é este: responsabilidade por mortes que poderiam ter sido evitadas”.

Impeachment de Dilma

Na entrevista, Dilma atribuiu o impeachment sofrido por ela em 2016 como a origem da tragédia brasileira. “As pessoas terão que ser responsabilizadas pela catástrofe que foi engendrada no Brasil”, apontou. “O Bolsonaro é um produto desse… pecado original: o impeachment”.

O post Dilma diz que Brasil está “à deriva” com Bolsonaro apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Brasil chega a 350 mil mortes por covid-19 https://canalmynews.com.br/mais/brasil-chega-a-350-mil-mortes-por-covid-19/ Sun, 11 Apr 2021 17:49:21 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/brasil-chega-a-350-mil-mortes-por-covid-19/ Marca é atingida apenas 17 dias após país ter chegado a 300 mil vítimas da pandemia

O post Brasil chega a 350 mil mortes por covid-19 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Brasil ultrapassou neste sábado (10) a marca de 350 mil mortes por covid-19 — apenas 17 dias após ter chegado a 300 mil vítimas da pandemia. Ao todo, segundo dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), são 351.334 óbitos em decorrência do coronavírus no país.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 2.616 mortes, o que consolida uma média móvel de 3.020 óbitos nos últimos sete dias. Já o número de novos casos é de 71.832 casos, totalizando 13.445.006. 

Com 21.141 óbitos confirmados desde o último domingo (4), esta foi a semana mais fatal da pandemia no Brasil.

Brasil chega a 350 mil mortes por covid-19
Pandemia de covid-19: sepultamentos no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus. Foto: Alex Pazuello/Secom

Em boletim divulgado hoje, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que as regiões Sul e Centro-Oeste tendem a ter um “cenário crítico” ao longo das próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses locais.

“É preciso que haja convergência e integração dos diferentes poderes do Estado brasileiro (Executivo, Legislativo e Judiciário), assim como os diferentes níveis de governo (municipais, estaduais e federal), com participação das empresas, instituições e organizações da sociedade civil (de nível local ao nacional) para o enfrentamento deste momento bastante crítico e grave da pandemia”, alerta a Fiocruz.

O post Brasil chega a 350 mil mortes por covid-19 apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Fiocruz alerta para “cenário crítico” da pandemia nas regiões Sul e Centro-Oeste https://canalmynews.com.br/mais/fiocruz-alerta-para-cenario-critico-da-pandemia-sul-e-centro-oeste/ Sat, 10 Apr 2021 22:17:39 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/fiocruz-alerta-para-cenario-critico-da-pandemia-sul-e-centro-oeste/ Segundo boletim divulgado neste sábado (10), número de casos de covid-19 no país aumentou 701,58% entre começo de janeiro e final de março

O post Fiocruz alerta para “cenário crítico” da pandemia nas regiões Sul e Centro-Oeste apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
As regiões Sul e Centro-Oeste tendem a ter um “cenário crítico” da pandemia ao longo das próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses locais, aponta Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado neste sábado (10).

Fiocruz alerta para "cenário crítico" da pandemia nas regiões Sul e Centro-Oeste Foto: Alex Pazuello/Secom
Pandemia de covid-19: sepultamentos são realizados no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus. Foto: Alex Pazuello/Secom

Como mostra o Boletim, as maiores taxas de incidência de covid-19 foram observadas nos estados de Rondônia, Amapá, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e no Distrito Federal.

Já as taxas de mortalidade mais elevadas foram verificadas nos estados do Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal.

Além disso, a análise aponta que número de casos de covid-19 no país aumentou 701,58% entre a semana dos dias 3 a 9 de janeiro à semana dos dias 21 a 27 de março.

Já segundo o perfil demográfico, as faixas etárias de 30 a 39, de 40 a 49 e de 50 a 59 anos permanecem sendo as com o aumento mais notável de casos, o que reforça o rejuvenescimento da pandemia no Brasil.

Medidas eficazes

Como exemplo de boas soluções contra o avanço da pandemia no Brasil, a análise traz as medidas de bloqueio adotadas em Fortaleza, na região metropolitana de Salvador e no município de Araraquara. Impactos positivos dessas medidas em países como Itália e Espanha também são citados.

“É preciso que haja convergência e integração dos diferentes poderes do Estado brasileiro (Executivo, Legislativo e Judiciário), assim como os diferentes níveis de governo (municipais, estaduais e federal), com participação das empresas, instituições e organizações da sociedade civil (de nível local ao nacional) para o enfrentamento deste momento bastante crítico e grave da pandemia”, alerta o Boletim.

O post Fiocruz alerta para “cenário crítico” da pandemia nas regiões Sul e Centro-Oeste apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades https://canalmynews.com.br/mais/mynews-lanca-e-book-desigualdades/ Thu, 08 Apr 2021 16:33:45 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/mynews-lanca-e-book-desigualdades/ Com artigos de colaboradores do site e uma entrevista especial com o economista Thomas Piketty, material pode ser baixado gratuitamente

O post MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Na semana em que uma nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga e a fome atinge 19 milhões de pessoas no país, 11 brasileiros estrearam no famoso ranking de bilionários da Forbes. A lista foi divulgada na terça-feira (6).

MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades. MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades
Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília. Pagamento da nova rodada do auxílio emergencial começõu nesta semana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esse é só um dos recortes que ajudam a elucidar as desigualdades presentes no Brasil — assunto sobre o qual, para a sócia-fundadora do MyNews, Mara Luquet, ficou ainda mais urgente de ser debatido por conta da pandemia de covid-19, que passa agora pelo pior momento.

“Para nós brasileiros, este é um tema que incomoda e entristece porque nos tira a perspectiva de vivermos num país mais justo e com oportunidades para todos”, destaca Luquet.

É pensando em avançar esse debate que o MyNews preparou um e-book especial sobre o tema desigualdades. Nele, constam artigos de colaboradores do Canal, como os colunistas Creomar de Souza e Natália Fernandes, e também uma entrevista especial feita com o economista francês Thomas Piketty.

MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades
MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades

A ideia, com a diversidade de perspectivas presente no material, é tentar fomentar a reflexão de como a desigualdade afeta a vida da pessoa nas mais diferentes áreas: do comportamento à economia, da tecnologia à política.

“É o começo de um debate que estará sempre presente no MyNews. Esperamos que goste e se junte a nós neste enfrentamento”, convida Luquet.

Como baixar o e-book?

Para baixar o material, o caminho é clicar aqui e preencher o formulário com o e-mail para o qual o e-book será enviado.

O post MyNews lança e-book especial sobre Desigualdades apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Carrefour anuncia compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões https://canalmynews.com.br/economia/carrefour-anuncia-compra-do-grupo-big-por-r-75-bilhoes/ Wed, 24 Mar 2021 20:13:48 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/carrefour-anuncia-compra-do-grupo-big-por-r-75-bilhoes/ CEO do Carrefour no Brasil fala em “grande passo em nosso desenvolvimento”; Cade precisa aprovar compra

O post Carrefour anuncia compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta quarta-feira (24) um acordo para a compra de todas as ações do Grupo BIG, antigo Walmart Brasil, pelo valor de R$ 7,5 bilhões. Presente no Brasil desde 1995, o Grupo BIG pertence desde 2018 à sociedade formada entre o Walmart e a empresa de investimentos Advent International.

De acordo com comunicado do Carrefour, o Grupo BIG detém hoje um ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total de 387 lojas) e 38 propriedades adicionais, totalizando cerca de R$ 7 bilhões em valor imobiliário. Com 41 mil funcionários atuando em lojas distribuídas em 19 estados brasileiros, o Grupo BIG registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020. 

“A aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos: o Sam’s Club”, afirma Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil. Clube de compras voltado a membros, o Sam’s Club corresponde a 35 das lojas adquiridas.

Próximos passos

Agora, a transação precisará ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelos acionistas do Grupo Carrefour Brasil. A conclusão está prevista para 2022.

O post Carrefour anuncia compra do Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Moro diz ter “absoluta tranquilidade” sobre suas decisões https://canalmynews.com.br/politica/moro-diz-ter-absoluta-tranquilidade-sobre-suas-decisoes/ Wed, 24 Mar 2021 19:40:18 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/moro-diz-ter-absoluta-tranquilidade-sobre-suas-decisoes/ Em nota divulgada nas redes sociais, ex-juiz se manifestou após ter sido julgado parcial pela 2ª Turma do STF

O post Moro diz ter “absoluta tranquilidade” sobre suas decisões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Depois do julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por três votos a dois, considerou que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial no caso do triplex no Guarujá, o agora também ex-ministro da Justiça se manifestou na tarde desta quarta-feira (24).

Em nota divulgada nas redes sociais, Sergio Moro afirmou que tem “absoluta tranquilidade” em relação aos acertos de suas decisões — as quais, segundo ele, são todas fundamentadas nos processos judiciais. Afirmou, ainda, que “a Operação Lava Jato foi um marco no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil”. Confira a nota na íntegra:

Suspeição de Moro

Em audiência realizada na terça-feira (23), os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia se posicionaram a favor da parcialidade de Moro, anulando, desse modo, a ação que condena Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e julgando procedente o habeas corpus requerido pela defesa do petista. Kássio Nunes Marques e Edson Fachin votaram contra as medidas.

Enquanto a sessão ainda estava em andamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou um pedido no Supremo para levar o caso de suspeição do ex-ministro para o plenário da Corte. Cabe agora ao presidente do STF, Luiz Fux, decidir se atende ao pedido da PGR para levar o julgamento ao plenário.

O post Moro diz ter “absoluta tranquilidade” sobre suas decisões apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro fora do 2º turno em 2022 não é impossível, diz cientista político https://canalmynews.com.br/politica/bolsonaro-fora-do-2-turno-nao-e-impossivel/ Mon, 15 Mar 2021 16:48:31 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/bolsonaro-fora-do-2-turno-nao-e-impossivel/ Para Vítor Oliveira, diretor da consultoria Pulso Público, cenário dependeria, no entanto, da coordenação de forças políticas alternativas a Lula e Bolsonaro

O post Bolsonaro fora do 2º turno em 2022 não é impossível, diz cientista político apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O discurso feito na última quarta-feira (10) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, revirou as peças do jogo de xadrez que antecede as eleições presidenciais de 2022. 

Depois da decisão do ministro do STF Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente relacionadas à Operação Lava Jato, Lula voltou a ficar elegível na última segunda (8). Desse modo, mesmo que o nome do petista já fosse cotado para o pleito, esse cenário agora se faz ainda mais palpável — o que reverberou em ações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de outros presidenciáveis.

Bolsonaro fora do 2º turno em 2022 não é impossível, diz cientista político
Jair Bolsonaro em pronunciamento na última quarta-feira (10). Foto: Alan Santos/PR

Para o cientista político e diretor da consultoria Pulso Público, Vítor Oliveira, o retorno de Lula remexe as peças no tabuleiro, mas ainda mantém o futuro indefinido — não é descartado nem mesmo um cenário com Bolsonaro fora do 2º turno. Em entrevista ao MyNews, Oliveira falou sobre o discurso do ex-presidente petista e também sobre o chamado “efeito Lula”, que está movimentando o jogo político.

Pela sua análise, quais foram os pontos mais destacáveis no discurso de Lula em São Bernardo do Campo? O que eles revelam da postura do ex-presidente daqui em diante?

Certamente os pontos que mais chamaram a atenção no discurso dizem respeito às sinalizações para forças políticas fora da esquerda, com as menções à necessidade de dialogar com todas as forças políticas representadas no Congresso. Também foram destacados os posicionamentos de embate com a presidência de Bolsonaro, em especial a gestão da pandemia, o posicionamento sobre vacinas, bem como a crítica à política econômica, em especial à gestão dos preços que afetam mais às classes de baixa renda.

Ambas revelam a retomada da trajetória política de Lula em seus momentos mais relevantes como candidato e presidente, em oposição ao discurso radical da década de 1980 e durante os desdobramentos mais severos da Lava Jato. O Lula que chegou à presidência tinha seus esforços voltados a se comunicar de forma clara com a sociedade, mas também voltado a conciliar interesses e negociar não apenas com grupos políticos próximos ao PT, mas também conservadores.

Ao longo da semana, muito se falou sobre o “efeito Lula”, que seria justamente o impacto gerado pelo retorno do ex-presidente ao jogo político. Levando em conta a postura do presidente Jair Bolsonaro, utilizando máscara e defendendo a vacina em pronunciamento na quarta-feira (10), corroborada também pela tentativa de seus filhos emplacarem o slogan “Nossa arma é a vacina”, de que forma o chamado efeito Lula pode acarretar em reposicionamentos do atual presidente?

O posicionamento de Bolsonaro relativo ao uso de máscaras e das vacinas está longe de ser definitivo. Não obstante, reflete a pressão que o núcleo de seu governo tem sofrido de aliados no Congresso e no setor privado com relação a mudanças na gestão da pandemia, cujos resultados ruins podem gerar custos eleitorais e econômicos grandes a estes atores. Com Lula, cria-se de forma mais clara uma expectativa de poder alternativa a Bolsonaro, o que também aumenta o poder de barganha destes aliados sobre a presidência, ao passo em que aumenta a percepção de risco de derrota em 2022, gerando mudanças na forma com que os Bolsonaro atuam politicamente. Todavia, Bolsonaro costuma adotar estratégias mais arriscadas, quando está no campo das perdas. Não seria impossível vê-lo redobrar a aposta na narrativa negacionista e de que não possui responsabilidade sobre a pandemia.

A possível mudança na postura de Bolsonaro também pode gerar um distanciamento da base eleitoral do próprio Bolsonaro? Quais são os cenários possíveis daqui em diante?

Bolsonaro dificilmente perderá seu núcleo mais fiel, a despeito do que faça publicamente. Isto ficou claro com a saída de Moro, as investigações de corrupção sobre sua família e o estreitamento das ligações com partidos e grupos políticos conhecidos por sua preferência pelo controle de cargos e recursos públicos, os quais têm sido chamados de Centrão. Ações concretas na direção oposta ao discurso de campanha e que não se sustentariam, caso a lógica do apoio a Bolsonaro fosse racional ou de fato orientada para a agenda anticorrupção. Conquanto mantiver as sinalizações aos grupos ultraconservadores evangélicos, o discurso reacionário e anti-sistema, manterá este eleitorado cativo – até pela ausência de outros representantes nessa área. A dificuldade ocorrerá quando precisar de um eleitorado mais amplo, em um eventual segundo turno ou até mesmo no primeiro, a depender da percepção do eleitorado. Nesse caso, estará em disputa a rejeição à política econômica e a fatores mais concretos, como a gestão da pandemia, junto a outros segmentos do eleitorado que o apoiaram na última campanha por terem rejeição maior ao PT.

Por outro lado, mesmo com a atuação de Bolsonaro diante da pandemia, o antipetismo pode insuflar o bolsonarismo para uma retomada mais acalorada nas eleições de 2022? Esse movimento independe da postura de Lula ou, caso o ex-presidente adote um discurso reconciliador, esse efeito pode ser minimizado?

Desde 1989, o apoio ao PT é parte estruturante do debate político nacional, bem como sua rejeição. Obviamente, a perspectiva de que o partido volte ao poder deve mobilizar parcela relevante da sociedade para votar contra seu candidato, não obstante, uma grande parte desses já constitui o núcleo de apoio a Bolsonaro. Sem o desgaste do Governo Dilma estar fresco na memória das pessoas e com outros fatores recentes mostrando que a alternativa escolhida em 2018 não necessariamente foi a melhor, abre-se espaço para que grupos menos intensos em seu antipetismo sejam pivôs de uma mudança política – mesmo que em direção a uma alternativa a Bolsonaro no 1º turno, que seja capaz de derrotar o PT no segundo turno. Isso não seria um 3ª via, mas apenas uma retomada na moderação no polo antipetista da política brasileira, anteriormente representada pelo PSDB.

O cientista político Vítor Oliveira, diretor da consultoria Pulso Público. Foto: Pulso Público/Divulgação

Pensando que a elegibilidade de Lula reavivou discussões sobre a polarização Lula e Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, de que forma outros presidenciáveis (como Doria, Ciro, Huck, Mandetta) podem, por consequência, repensar suas estratégias a partir de agora? Mais do que isso: algum desses nomes teria força para chegar ao segundo turno em uma disputa que tenha Lula e Bolsonaro?

O PT competitivo em 2022 pode despertar o antipetismo moderado como alternativa já no 1º turno, caso fique claro que esta candidatura possuiria mais chances de vencer Lula. Se houver um mínimo de coordenação, não seria impossível ver o voto estratégico tirar Bolsonaro do 2º turno. Uma candidatura minimamente competitiva, diferentemente do que foi Alckmin em 2018, pode ter esse efeito, num cenário em que a rejeição a Bolsonaro esteja alta. A questão é qual o nível de coordenação será possível para estas forças políticas alternativas. Alguns fatores podem pesar a favor da coordenação, como a escassez de recursos num cenário em que os partidos precisam superar a cláusula de desempenho na eleição para a Câmara dos Deputados.

Segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada na sexta (12), mesmo com a popularidade de Bolsonaro em queda, o presidente venceria não só Lula, como outros candidatos, no segundo turno das eleições. O que de mais relevante pode reconfigurar esse cenário? 

A pesquisa em questão tem alguns problemas de metodologia, com um viés claramente desfavorável a Lula em algumas questões. Não obstante, é esperado que Bolsonaro seja competitivo. Incumbentes têm vantagens, em sistemas eleitorais majoritários uninominais, como o que utilizamos nas eleições presidenciais. Há pouco menos de dois anos das eleições, também pesa o forte recall de quem está na TV todos os dias, algo que só será equilibrado durante a campanha. Portanto, projeções como essa tendem a ser pouco ilustrativas do confronto real, inclusive das preferências e rejeições que de fato influenciarão a tomada de decisão do eleitor. É só lembrar a trajetória do próprio Bolsonaro. O caminho até 2022 é longo, há muito o que se considerar além do que já está em jogo, em especial fatores econômicos como desemprego, inflação.

O post Bolsonaro fora do 2º turno em 2022 não é impossível, diz cientista político apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Clubhouse: como funciona e o que esperar do futuro da rede? https://canalmynews.com.br/mais/clubhouse-como-funciona-e-futuro-da-rede/ Sat, 13 Mar 2021 22:11:59 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/clubhouse-como-funciona-e-futuro-da-rede/ Aplicativo de interação por áudio já atraiu nomes como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Oprah Winfrey

O post Clubhouse: como funciona e o que esperar do futuro da rede? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Twitter, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok… Em meio aos já conhecidos nomes das principais redes sociais do mundo, despontou uma novidade ao longo das últimas semanas: Clubhouse. Lançado em abril de 2020 pela Alpha Exploration Co, o aplicativo de interação por áudio passou a ser amplamente comentado no Brasil em 2021.

Ainda em fase beta de testes e disponível apenas para iPhone (iOS), a rede social é tida como a nova moda entre os apps. Prova disso é que o Clubhouse já chamou a atenção de personalidades como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e Oprah Winfrey, uma das mais famosas apresentadoras de TV do mundo.

Mas será que o sucesso da rede social vai se manter com o tempo? Para responder não só a essa pergunta, como para explicar como o Clubhouse funciona na prática, o MyNews conversou com a professora da Faculdade Cásper Líbero e pesquisadora em comunicação digital Carolina Terra.

Clubhouse: como funciona e o que esperar do futuro da rede? Foto: Adem AY/Unsplash
Clubhouse: como funciona e o que esperar do futuro da rede? Foto: Adem AY/Unsplash

O que é o Clubhouse?

O Clubhouse é um app de rede social só de áudios. Na prática, a dinâmica de interação na ferramenta se dá por meio de uma série de salas, normalmente com um recorte temático pré-definido, que permitem que os participantes troquem conhecimento e aprendam uns com os outros — contanto que recebam um convite de alguém que já esteja presente na rede.

Como funciona o aplicativo?

Uma das principais condições da rede é que, para criar uma conta no app, além de ter um iPhone, é preciso receber um convite de um contato que já esteja inserido no Clubhouse — o que, em tese, torna o app mais “exclusivo”. O número de convites que cada usuário pode mandar é limitado e o sucesso das salas é bastante condicionado pelos moderadores, que são os usuários que criam as salas e, por consequência, as regras de interação para aquele espaço.

Em meio a isso, cada sala conta com os “speakers”, que são os debatedores do tema proposto, e a audiência — que pode chegar até 5 mil ouvintes interessados em determinado tema. 

O Clubhouse tem atraído usuários do LinkedIn, que, em geral, veem na rede uma oportunidade de fazer networking com desconhecidos e aprender sobre marketing digital, vendas, entre outros assuntos. Ainda assim, o sucesso do aplicativo não se restringe apenas a pessoas que têm interesse em temas relacionados a trabalho. 

Por que o Clubhouse está fazendo tanto sucesso?

Para Carolina Terra, a rede social fez sucesso não só por abarcar discussões comuns no Linkedin, como por permitir que diferentes tribos se conectem em uma rede prática e direta para conversar sobre religião, lazer, entretenimento, entre outros assuntos. 

Além disso, segundo a pesquisadora, são duas as principais explicações do sucesso do Clubhouse:

  • o formato de uma rede social baseada única e exclusivamente em áudio — que permite uma troca de conhecimento ágil e sem edições;
  • e o fato de Elon Musk, CEO da Tesla, ter aderido à plataforma logo no início, o que virou notícia e atraiu a atenção de outros influenciadores.

Em coluna sobre o tema publicada em fevereiro, Mariliz Pereira Jorge atribuiu o sucesso da rede também ao “boom de podcasts”, que já deixou uma quantidade significativa de pessoas preparadas para consumir mídia em áudio. Além, claro, do isolamento social, que expandiu os horizontes da comunicação por áudio.

O Clubhouse é acessível?

As principais críticas em relação ao Clubhouse, além da disponibilidade do app só para iOS, dizem respeito à acessibilidade da rede. 

Por abarcar discussões apenas em áudio, a queixa principal é que o Clubhouse acaba excluindo todas as pessoas que não podem se comunicar dessa forma — seja como falantes ou ouvintes. “Quando você, enquanto plataforma, está oferecendo só uma modalidade de participação, você está excluindo quem não tem essa condição”, destaca Carolina Terra.

Em nota publicada em janeiro, os fundadores do Clubhouse afirmaram que estão trabalhando para tornar o aplicativo mais acessível. Não especificaram, no entanto, as melhorias previstas.

O que esperar do futuro da rede?

Para Carolina Terra, por conta da volatilidade do mercado de redes sociais, é bastante difícil prever se uma rede vai vingar ou não. Ao mesmo tempo, a pesquisadora complementa que, por conta da simplicidade do Clubhouse, é “muito fácil” que grandes plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter, consigam absorver o conceito da rede social de áudios.

“Eu vejo que as grandes plataformas têm mais chance de conseguir internalizar esse tipo de funcionalidade do que o Clubhouse ser a próxima rede de sucesso”, diz.

O post Clubhouse: como funciona e o que esperar do futuro da rede? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Máscaras contra Covid-19? Possivelmente até 2022 nos EUA, diz Fauci https://canalmynews.com.br/mais/mascaras-contra-covid-19-possivelmente-ate-2022/ Sun, 21 Feb 2021 23:15:20 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/mascaras-contra-covid-19-possivelmente-ate-2022/ Declaração foi dada pelo imunologista Anthony Fauci, responsável pela resposta do governo dos Estados Unidos à pandemia do coronavírus

O post Máscaras contra Covid-19? Possivelmente até 2022 nos EUA, diz Fauci apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O imunologista Anthony Fauci disse que é possível que a população americana ainda necessite utilizar máscaras até 2022 para se proteger contra a Covid-19

Conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Fauci é o responsável pela resposta do governo dos Estados Unidos à pandemia de coronavírus. Não à toa, é considerado um dos maiores especialistas em doenças infecciosas do país.

Máscaras contra Covid-19? Possivelmente até 2022, diz Fauci. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Agência Brasil
Máscaras contra Covid-19? Possivelmente até 2022, diz Fauci. Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Agência Brasil

A declaração foi dada durante uma entrevista do imunologista ao programa “State of the Union”, da CNN. Questionado pela âncora Dana Bash se será necessário que a população use máscaras até 2022, Fauci disse que “é possível que esse seja o caso”.

Para o especialista, mesmo que os Estados Unidos atinjam “um grau significativo de normalidade” até o final deste ano por conta da vacinação, a utilização de máscaras ainda seria importante para mitigar a contaminação.

Em um momento em que os Estados Unidos se aproximam da marca de 500 mil mortos em decorrência de Covid-19, o especialista destacou a importância de medidas para combater o vírus e as variantes que estão surgindo. 

“É por isso que insistimos pela continuidade das medidas de segurança, pois não queremos que essa situação fique pior do que já está”, destacou.

O post Máscaras contra Covid-19? Possivelmente até 2022 nos EUA, diz Fauci apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Se eu fosse o Guedes, sairia junto, diz Salim Mattar sobre demissão na Petrobras https://canalmynews.com.br/politica/se-eu-fosse-o-guedes-sairia-junto-diz-salim-mattar/ Sun, 21 Feb 2021 17:48:02 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/se-eu-fosse-o-guedes-sairia-junto-diz-salim-mattar/ Ex-secretário do governo se manifestou contra a troca no comando da Petrobras; a mudança, segundo ele, “é um retrocesso”

O post Se eu fosse o Guedes, sairia junto, diz Salim Mattar sobre demissão na Petrobras apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O ex-secretário especial de Desestatização e Privatização do governo Bolsonaro e presidente da Localiza Hertz, Salim Mattar, se posicionou sobre a troca de comando na Petrobras anunciada nesta sexta-feira (20). Para o empresário, a mudança é “um retrocesso”.

No lugar de Roberto Castello Branco, Bolsonaro anunciou, por meio das redes sociais, que o novo presidente da estatal será o general Joaquim Silva e Luna, ex-ministro da Defesa do governo Temer. A troca ocorre depois de Bolsonaro criticar a gestão da Petrobras por conta das altas consecutivas no preço dos combustíveis.

“Se eu fosse o ministro Guedes, já que ele que indicou Roberto Castello Branco para a Petrobras, nessa hora, com a demissão do Roberto, eu sairia junto”, disse Mattar em entrevista à edição especial do Dinheiro na Conta de ontem. 

“Eu acho que ele [Paulo Guedes] é uma pessoa brilhante, espetacular, mas não tem espaço nesse governo. Ele não está sendo ouvido à altura. O exemplo da Petrobras significa que efetivamente o ministro Guedes perdeu todo o seu poder junto ao governo Bolsonaro”, destacou.

Se eu fosse o Guedes, sairia junto, diz Salim Mattar sobre demissão na Petrobras. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Se eu fosse o Guedes, sairia junto, diz Salim Mattar sobre demissão na Petrobras. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mattar salienta, ainda, que não tem “nada contra” o general Joaquim Silva e Luna. “Deve ser uma pessoa ótima, que tem um bom currículo, mas é mais um militar”, disse. A demissão de Castello Branco, segundo Mattar, decreta o fim da agenda liberal no governo. “Foi uma decepção absoluta (…) Em se buscando o pleito para o segundo mandato, ele [Bolsonaro] se transformou completamente”, ressaltou.

Salim Mattar no Dinheiro na Conta

Assista à entrevista com Salim Mattar na íntegra:

O post Se eu fosse o Guedes, sairia junto, diz Salim Mattar sobre demissão na Petrobras apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bitcoin atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado https://canalmynews.com.br/economia/bitcoin-atinge-1-trilhao-em-valor-de-mercado/ Sun, 21 Feb 2021 17:14:54 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/bitcoin-atinge-1-trilhao-em-valor-de-mercado/ Valor de mercado da criptomoeda já supera o de empresas como Tesla, Facebook e Alibaba

O post Bitcoin atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
O bitcoin bateu recorde ao atingir um valor de mercado de US$ 1 trilhão na última sexta-feira (19). Superada pela primeira vez, a marca consolidou um crescimento de cerca de 6% nas 24 horas que antecederam a quebra do recorde. Os dados são da Coin Market Cap.

Com a nova alta, apenas nos últimos quatro meses, a criptomoeda acumula valorização de mais de 400%. Os ganhos foram influenciados principalmente por sinais de que a criptomoeda está ganhando aceitação entre importantes investidores e empresas, como Tesla, Mastercard e BNY Mellon.

Em 9 de fevereiro, o bitcoin havia superado US$ 45 mil depois de Elon Musk, CEO da Tesla, anunciar a intenção de passar a aceitar bitcoins como forma de pagamento no futuro. Na época, a Tesla explicou, em comunicado, que a compra bilionária do ativo é uma tentativa de maximizar a rentabilidade do dinheiro da empresa que não é usado nas operações cotidianas. De lá para cá, a criptomoeda bateu novos recordes e já foi negociada a valores acima de US$ 54 mil.

Bitcoin atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado. Foto: André François McKenzie/Unsplash
Bitcoin atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado. Foto: André François McKenzie/Unsplash

Caso fosse uma empresa, o bitcoin seria a sexta maior em valor de mercado do mundo, ficando atrás de Apple, Saudi Aramco, Microsoft, Amazon e Alphabet (Google). O valor de mercado da criptomoeda, segundo o Companies Market Cap, superaria o de empresas como Tencent, Tesla, Facebook e Alibaba.

Equivalente a cerca de 5,4 trilhões de reais, o valor de mercado da criptomoeda também supera todas as empresas listadas na bolsa de valores brasileira somadas. As 363 empresas que têm papéis negociados na Bovespa acumulam, de acordo com a B3, valor de mercado de 5,3 trilhões.

Assista ao Dinheiro na Conta em que a alta do bitcoin é abordada:

O post Bitcoin atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Governo autoriza compra de vacinas de Índia e Rússia https://canalmynews.com.br/mais/governo-autoriza-compra-de-vacinas-indiana-e-russa/ Sat, 20 Feb 2021 22:55:40 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/governo-autoriza-compra-de-vacinas-indiana-e-russa/ Extratos de dispensa de licitação foram publicados na noite de sexta-feira (19) em edição extra do Diário Oficial da União

O post Governo autoriza compra de vacinas de Índia e Rússia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da noite de sexta-feira (19), o Ministério da Saúde publicou dois extratos de dispensa para compra das vacinas Covaxin e Sputnik V — imunizantes desenvolvidos, respectivamente, por laboratórios da Índia e da Rússia. 

As medidas representam um investimento do governo brasileiro de cerca de R$ 2,3 bilhões para a aquisição das vacinas.

Governo autoriza compra de vacinas da Índia e da Rússia
Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em um dos extratos publicados, o Ministério da Saúde libera a compra da vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech e representada no Brasil pela empresa Precisa. O valor global informado é de R$ 1,614 bilhões.

Já o segundo extrato autoriza, junto ao Fundo de Investimento Direto da Rússia, que no Brasil tem parceria com a União Química Farmacêutica Nacional, a ​contratação da vacina Sputnik V. Neste caso, o valor global é de R$ 693,6 milhões.

Agora, com as licitações dispensadas, a compra dos insumos só ocorrerá depois da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial ou concessão de registro. Ainda não foi informada a quantidade exata de doses que serão adquiridas.

O post Governo autoriza compra de vacinas de Índia e Rússia apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Boulos: ‘Bolsonaro não é simplesmente um problema político, ele se tornou um problema humanitário’ https://canalmynews.com.br/politica/boulos-bolsonaro-nao-e-simplesmente-um-problema-politico/ Tue, 16 Feb 2021 21:19:41 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/boulos-bolsonaro-nao-e-simplesmente-um-problema-politico/ Ex-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 pelo PSOL fala sobre fragmentação dos partidos e frente ampla contra Bolsonaro em 2022

O post Boulos: ‘Bolsonaro não é simplesmente um problema político, ele se tornou um problema humanitário’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Bolsonaro não é simplesmente um problema político, ele se tornou um problema humanitário no Brasil, sobretudo com a pandemia do coronavírus”, disse o coordenador do MTST e da Frente Povo Sem Medo e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 pelo PSOL, Guilherme Boulos. A declaração foi dada no Segunda Chamada desta segunda-feira (15).

No programa também estavam Antonio Tabet, Mara Luquet, Thaís Oyama e Cecília Olliveira. Foram discutidos temas como fragmentação dos partidos, desemprego, frente ampla contra Bolsonaro em 2022 e papel do Centrão nas próximas eleições presidenciais.

Guilherme Boulos (PSOL) faz caminhada no segundo turno das eleições 2020 no centro de São Paulo. Foto: Filipe Araújo/Fotos Públicas
Guilherme Boulos (PSOL) faz caminhada no segundo turno das eleições 2020 no centro de São Paulo. Foto: Filipe Araújo/Fotos Públicas

Para Boulos, também ex-candidato à presidência pelo PSOL nas eleições de 2018, o momento pelo qual o país está passando é particularmente grave. “É a combinação da maior crise sanitária da nossa geração com uma crise social profunda”, destaca. Com isso, o cenário exige que haja uma busca por confluências da oposição para derrotar Bolsonaro.

Mas essa não é uma ideia tão simples. Segundo Boulos, o ponto de partida é se perguntar quem, de fato, quer estar contra o atual presidente. “Nas eleições da Câmara, na hora do vamos ver, boa parte da centro-direita bandeou para o candidato de Bolsonaro”, ressalta, destacando que é só a partir de algumas premissas e ações que se pode pensar em uma frente ampla.

Dito isso, a melhor alternativa para o campo progressista no Brasil em 2022, segundo Boulos, é a construção de uma “mesa de unidade” — o que deve ser feito na base do diálogo com outras lideranças e na procura por convergências. “Bolsonaro cresce também no desespero, Bolsonaro cresce na falta de perspectiva das pessoas”, alerta, destacando a importância de apresentar alternativas nas próximas eleições.

Questionado sobre possíveis frentes de diálogo com o atual governador de São Paulo, Boulos responde que, ao menos no que se refere ao tema da vacina, “a posição do João Doria, contra o negacionismo, foi a posição mais correta; e nós reconhecemos isso publicamente”. Ressalta, porém, que, numa eleição presidencial, é fundamental também discutir uma agenda econômica. E, neste caso, não há uma agenda coincidente entre PSOL e João Doria. Para Boulos, no debate de um projeto de país, “há diferenças que são inconciliáveis”.

Guilherme Boulos no Segunda Chamada

Assista a íntegra do Segunda Chamada com Guilherme Boulos:

O post Boulos: ‘Bolsonaro não é simplesmente um problema político, ele se tornou um problema humanitário’ apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
‘Quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa’, diz Luiz Antonio Simas https://canalmynews.com.br/mais/quem-ama-o-carnaval-esta-em-casa-diz-simas/ Mon, 15 Feb 2021 22:12:07 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/quem-ama-o-carnaval-esta-em-casa-diz-simas/ Historiador e escritor ressalta a importância histórica da festa enquanto movimento de afirmação da vida

O post ‘Quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa’, diz Luiz Antonio Simas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Se a pandemia de covid-19 impossibilita a celebração do Carnaval de 2021 nas ruas, o mesmo não se pode dizer sobre as reflexões a respeito do simbolismo da festa. Afinal, “recordar é viver” — sobretudo quando as possibilidades de celebrar são limitadas pelo isolamento social.

‘Quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa’, diz Luiz Antonio Simas. Foto: Alexandre Macieira/RioTur - Carnaval 2020
‘Quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa’, diz Luiz Antonio Simas. Foto: Alexandre Macieira/RioTur – Carnaval 2020

Foi com esse intuito que, nesta segunda-feira (15) de Carnaval, com as ruas e avenidas de todo o Brasil atipicamente vazias, as jornalistas Juliana Braga e Gabriela Lisbôa receberam no Almoço do MyNews o historiador e escritor Luiz Antonio Simas.

Autor de livros como Dicionário da História Social do Samba e O Corpo Encantado das Ruas, Simas destacou, para além da grandeza do Carnaval enquanto festa de rua, o papel do Carnaval como “a mais politizada das nossas festas” — o que, segundo o escritor, é reafirmado em diferentes momentos históricos.

“Quando a gente vai estudar os carnavais da década de 1880, eles, por exemplo, são carnavais que colocam a abolição da escravatura na ordem do dia”, ressalta. A abolição ocorreu em 1888.

Já no século passado, o destaque de Simas é para o período que marcou a fase final da ditadura. “Os carnavais da década de 1980, por exemplo, traziam a bandeira da redemocratização num contexto de desmonte da ditadura militar”, diz. “Diversos enredos de escolas de samba têm uma função pedagógica de discutir algumas questões ligadas ao Brasil”.

Desse modo, para o historiador, o Carnaval não é uma celebração alienada. “O Carnaval é uma festa politizada, de transgressão e de afirmação da vida (…) Por isso é que eu digo que quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa. Porque é a vida que tem que ser afirmada”, destaca.

Luiz Antonio Simas no Almoço do MyNews

Luiz Antonio Simas fala sobre Carnaval no Almoço do MyNews

O post ‘Quem ama, de fato, o Carnaval, este ano está em casa’, diz Luiz Antonio Simas apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Donald Trump é absolvido pelo Senado em segundo processo de impeachment https://canalmynews.com.br/politica/trump-e-absolvido-em-segundo-processo-de-impeachment/ Sat, 13 Feb 2021 23:02:21 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/trump-e-absolvido-em-segundo-processo-de-impeachment/ Ex-presidente foi inocentado da acusação de ter incitado a invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro

O post Donald Trump é absolvido pelo Senado em segundo processo de impeachment apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Por 57 votos a favor e 43 contra a condenação, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi absolvido pelo Senado neste sábado (13) no segundo processo de impeachment movido contra ele. Eram necessários 67 votos para a condenação. O republicado era acusado de ter incitado a invasão ao Capitólio por seus apoiadores, episódio que ocorreu em 6 de janeiro e culminou na morte de cinco pessoas.

Donald Trump é absolvido pelo Senado em segundo processo de impeachment
Donald Trump é absolvido pelo Senado em segundo processo de impeachment. Foto: Tia Dufour/Casa Branca

Diferentemente da votação de constitucionalidade do processo, para a concretização do impeachment seriam necessários dois terços (e não maioria simples) dos 100 votos do Senado americano — número que não foi atingido por 10 votos. 

O resultado era até esperado, visto que, atualmente, a Casa está dividida de forma igual: são 50 senadores democratas e 50 republicanos. Deles, votaram a favor do impeachment todos os democratas e mais sete republicanos. Mesmo com a segunda absolvição, é o maior número de deserções partidárias em processo de impeachment contra um presidente.

No julgamento do primeiro processo de impeachment contra o ex-mandatário americano, que aconteceu em fevereiro de 2020, apenas um senador republicano, Mitt Romney, havia ido contra o então presidente.

Trump segue com direitos políticos

Terceiro presidente americano a ser absolvido pelo Senado em um processo de impeachment aprovado pela Câmara, Trump segue agora com seus direitos políticos e poderá concorrer às próximas eleições nos Estados Unidos.

O post Donald Trump é absolvido pelo Senado em segundo processo de impeachment apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
Como se comunicar melhor em videoconferências? https://canalmynews.com.br/mais/como-se-comunicar-melhor-em-videoconferencias/ Tue, 09 Feb 2021 21:12:09 +0000 http://localhost/wpcanal/sem-categoria/como-se-comunicar-melhor-em-videoconferencias/ Especialista em comunicação e audiovisual, a fonoaudióloga Leny Kyrillos dá dicas de como melhorar a comunicação no dia a dia

O post Como se comunicar melhor em videoconferências? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>
No último réveillon, o WhatsApp bateu recorde de ligações feitas no aplicativo em um único dia: foram cerca de 1,4 bilhão em todo o mundo — 50% a mais do que em 2019. Já o Google Meet, uma das principais ferramentas para videoconferência, fez tamanho sucesso que até inaugurou possibilidades de clicar em um botão para solicitar a palavra e de embaçar o cenário antes de a reunião começar. Frente à alta das videochamadas e a tantas novidades, uma das perguntas que fica é: como se comunicar melhor?

Videoconferências: como se comunicar melhor em reuniões?
Como se comunicar melhor em videoconferências? Fonte: Chris Montgomery / Unsplash

Mesmo que permitam que as interações se deem diretamente do conforto de casa, as videoconferências alteram significativamente a forma de se comunicar e demandam que as pessoas, principalmente aquelas que têm reuniões corporativas frequentes, se reorganizem para isso. Essa demanda ocorre porque as videochamadas limitam as possibilidades de expressão pelos gestos, tornam mais difícil o timing para intervir na fala de alguém e fazem com que outros fatores se tornem alvo de preocupação (como a conexão de internet).

Como se comunicar melhor em videoconferências?

Apesar das dificuldades, é um equívoco pensar que a comunicação nas videochamadas não pode ser melhor trabalhada. Em entrevista ao Almoço do MyNews, a fonoaudióloga Leny Kyrillos, ressaltou que o conjunto de respostas e reações que cada um obtém depende da percepção gerada no receptor.

“Quando nós nos comunicamos, nós emitimos sinais. As pessoas leem esses sinais e reagem a nós”, explicou. Com isso, trabalhar bem a forma de se comunicar pode ser, ao mesmo tempo, refinar a maneira com que a mensagem chega ao ouvinte e obter melhores respostas. Antes de saber como fazer isso, só é importante ter ciência do que condiciona a forma como as pessoas se comunicam. 

O que determina a forma como as pessoas se comunicam?

Para a fonoaudióloga, existem três grandes dimensões que determinam a forma como as pessoas se comunicam:

  • Dimensão física, que tem a ver com estrutura corporal;
  • Dimensão psicoemocional, que diz respeito a características de personalidade;
  • Dimensão sociocultural, que tem a ver comunidade ao entorno.

“Quando a gente lida numa condição profissional, que exige determinada postura, nós podemos claramente melhorar os sinais emitidos. Isso acontece porque nossa comunicação foi aprendida no decorrer da vida. E todo comportamento aprendido é passível de mudança”, ressaltou.

Quais são as dicas para melhorar a comunicação em videochamadas?

Segundo Leny Kyrillos, as principais dicas para se comunicar melhor em interações por videoconferências são:

  • deixar claro aos ouvintes o que se espera deles antes começar a falar — se é uma discussão sobre o tema ou uma reunião meramente informativa, por exemplo;
  • não utilizar palavras complicadas que dificultam a compreensão;
  • privilegiar frases mais curtas;
  • adotar pausas na fala — principalmente para dar espaço para perguntas e outros tipos de interação;
  • usar um tom de voz um pouco mais alto que o habitual;
  • articular as palavras de forma mais clara, para facilitar o entendimento do outro.

As dicas acima são de melhorias na forma de falar. Já do ponto de vista não-verbal, as dicas da fonoaudióloga são:

  • cuidar do cenário ao fundo, principalmente levando em consideração o público com quem a videoconferência será feita;
  • optar por roupas confortáveis;
  • manter a base do corpo firme, com o peso dividido igualmente;
  • transmitir gestos naturais com a mão para auxiliar na mensagem passada;
  • manter o rosto exposto com clareza;
  • tentar manter o olhar direcionado à câmera enquanto está falando.

O post Como se comunicar melhor em videoconferências? apareceu primeiro em Canal MyNews – Jornalismo Independente.

]]>